A imprensa e a comunicação automóvel

by on 16 Março, 2020 in Frotas

A imprensa e a comunicação automóvel

Opinião por: Fernando Monteiro*

Assistimos hoje aos fortes impactos que a internet veio trazer à imprensa, no acesso, recolha e divulgação da informação, à semelhança do que acontece com praticamente todas as atividades e sectores.

A imprensa escrita foi o suporte de comunicação por excelência no nosso dia-a-dia até ao século passado, e o consumo de notícias escritas foi exponencial e contribuiu decisivamente para a divulgação e compreensão da realidade e do meio envolvente para além de ter sido o veículo de transmissão de ideias e opiniões diversificadas e do próprio conhecimento. E também foi dos primeiros sectores a sofrer as consequências da disseminação da internet e do digital na sociedade e nas pessoas!

A transformação digital tem provocado uma disrupção nos modelos de negócio, e a imprensa e comunicação digital, sob as mais variadas formas, tem substituído de forma crescente e irreversível o papel do “papel”! Se isto acontece na imprensa generalista, na especializada estes efeitos atingem um universo mais restrito, num mercado nacional de reduzida dimensão e, no caso do automóvel, num sector com enormes interrogações e desafios sobre como agarrar e ganhar o futuro.

Regista-se o desaparecimento de jornais e revistas automóveis que tinham alcançado um relevo importante no panorama nacional e que algumas tentaram mesmo, mas sem sucesso, novas abordagens no mundo digital e dos eventos automóveis.

Há que repensar a sustentabilidade da imprensa escrita e dos vários meios em geral e a sua imprescindibilidade na comunicação automóvel. A redefinição do propósito e de uma estratégia consistente junto dos leitores e dos anunciantes, com novas formas criativas de geração de valor para os vários intervenientes é indispensável. Que públicos quero atingir, de que forma, com quem e quando, são questões que devem de novo ser colocadas de modo aberto e crítico!

A estratégia simplista da redução de custos pelos custos é apenas as mais das vezes um paliativo que redunda numa espiral que leva ao empobrecimento dos conteúdos e coloca em causa a finalidade e os fundamentos do meio. Há que lançar novas e inovadoras propostas de valor inovadoras e diferenciadas.

O automóvel é e continuará a ser a mágica do sector, mas as suas fronteiras estão a diluir-se no ecossistema da mobilidade, abrindo novas oportunidades através de uma abordagem multicanal, com qualidade de conteúdos, e que passe pela escrita, pelo on-line, pela promoção de eventos e que seja apropriada ao propósito pretendido. E a imprensa escrita continuará como âncora de reputação e qualidade do meio, que será amplificada com o on-line e outros, e que colherá, por sua vez, os respetivos benefícios numa dinâmica em rede.

Neste contexto, há que destacar os meios que continuam ativos e na procura permanente das melhores soluções para se posicionarem no mercado, sendo relevantes para os seus leitores, anunciantes, parceiros e para a sociedade.

E um dos intervenientes é a Revista Automotive que nos seus a 8 anos de existência se tem evidenciado pela sua proximidade e autenticidade juntos dos vários operadores do setor automóvel como as marcas de ligeiros e pesados, os fabricantes, os concessionários, as oficinas do após venda, os distribuidores de peças e acessórios, os frotistas  e as gestoras de frotas e os prestadores de outros serviços.

É este o fundamento multidimensional que tem caraterizado a Automotive nas suas versões revista e on-line, com uma relação direta e personalizada com os vários profissionais do setor nas áreas referidas, assegurando um produto diferenciado que é consumido com o foco nos vários parceiros da indústria e comércio automóvel em Portugal.

É diferente e desejo que continue a trilhar com sucesso e coragem os novos caminhos na divulgação dos vários aspetos e perspetivas que nos ligam ao automóvel.

Parabéns pelo seu 8º Aniversário!

 

 

* Economista | Ex-Administrador Geral do Grupo SIVA

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com