AFIA – exportações de componentes automóveis em bom ritmo

by on 29 Agosto, 2019 in Pós-Venda

AFIA – exportações de componentes automóveis em bom ritmo

No primeiro semestre deste ano, as exportações de componentes automóveis registaram resultados positivos ultrapassando os 4.400 milhões de euros

De acordo com dados do INE e análise divulgada pela AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, as exportações de componentes automóveis registaram um crescimento de 2,6% no primeiro semestre de 2019, atingindo o resultado de 4.400 milhões de euros e um aumento acentuado, quando comparado com os resultados do mesmo período do ano passado.

Em relação aos destinos das exportações a AFIA refere que estes mantêm também a tendência de anteriores períodos, surgindo a Espanha e a Alemanha como os principais destinos das exportações portuguesas de componentes automóveis, seguidos de perto pela França e Inglaterra. No entanto, as exportações para o Reino Unido, recuaram praticamente 14%, provavelmente refletindo as incertezas comerciais à volta do Brexit.

Assim, o conjunto destes quatro países representam 71% do total das exportações nacionais destes componentes, estando os restantes 29% distribuídos por outros países europeus e outros de fora da Europa, como os Estados Unidos da América, Marrocos, China, México e Turquia. Ou seja, as nossas exportações de componentes automóveis estão fortemente dependentes de apenas 4 países europeus.

De salientar que entre 2010 este primeiro semestre de 2019, as vendas de componentes automóveis portugueses ao exterior aumentaram 72%, o que demonstra mais uma vez o contributo positivo desta indústria para a sustentabilidade de economia nacional. Ainda com base no 1º semestre de 2019, os componentes automóveis representam 14,5% das exportações portuguesas de bens transacionáveis.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com