ALD Automotive – Gestão de Frotas à medida do cliente

by on 4 Maio, 2018 in Frotas

ALD Automotive – Gestão de Frotas à medida do cliente

A ALD Automotive é a linha de negócio do Grupo Société Générale, dedicada ao Renting e à Gestão de Frotas.

Em Portugal, conta com uma estrutura própria liderada por Manuel de Sousa, um profissional com larga experiência neste setor e que foi entrevistado pela Revista Automotive, a propósito dos 25 anos de existência da ALD Automotive no nosso país.

“Mundialmente, o nosso Grupo gere uma frota com mais de 1,5 milhões de veículos. Em Portugal, temos a nossa sede em Sintra e uma delegação no Porto. Juntos, formamos uma equipa de mais de 100 profissionais, que atendem a uma carteira acima dos 2.500 clientes, totalizando mais de 18 mil veículos sob a nossa gestão, de diversas marcas, modelos e com diferentes tipos de motorização e de utilização por parte das frotas.

Na sociedade de hoje, vive-se um momento muito complexo em termos de mobilidade nos centros das grandes cidades. A indústria automóvel carrega o estigma de ser responsável pela poluição do meio ambiente. Mas a verdade é que esta mensagem não está correta. Estima-se que a poluição causada pelo consumo de diesel de 1.500 barcos é o equivalente à emissão de gases de toda a frota automóvel circulante no planeta.

Assim, a procura por carros menos poluentes tem vindo a aumentar, graças à transformação das frotas equipadas com motorizações a diesel, para veículos elétricos ou eletrificados. Mas isto não é tão evidente em termos dos clientes particulares. Não se consegue em pouco tempo fazer com que um condutor particular de um Série 5, troque o seu carro por uma viatura elétrica. São hábitos enraizados e que somente com o passar dos anos, poderão ser alterados.

São as empresas e as frotas em geral que estão a promover a verdadeira transformação da mobilidade nos grandes meios urbanos. Em Portugal, ainda temos uma pressão muito pequena na transformação da mobilidade. Daí que a passagem para viaturas ambientalmente menos poluentes, bem como a mudança do modelo de utilização e de propriedade dos carros em Portugal, seja mais lento do que está a ocorrer nos países do centro e norte da Europa. Na Alemanha e França, por exemplo, as sociedades já não veem o automóvel como um património pessoal, mas sim, como uma solução de mobilidade.

Orientação positiva

Tendo em conta a questão cultural, os benefícios de fiscalidade e os hábitos enraizados da utilização de carros a diesel em Portugal, o papel dos consultores da ALD Automotive incide em sensibilizar o cliente face às vantagens da utilização de veículos movidos a gasolina, a gás, com motorizações híbridas, plug-in ou elétrica, procurando aconselhar com base nas nossas soluções e ajustadas à medida da tipologia de cada negócio.

O nosso trabalho visa orientar o cliente nas melhores soluções de mobilidade, e não somente vender produtos financeiros. Para isso, contamos com ferramentas informáticas que facilitam em muito o trabalho dos nossos consultores. A ALD Automotive em Portugal, há um ano, renovou todo seu sistema informático. Somos hoje uma plataforma de apoio das nossas filiais localizadas, em países como Dinamarca, Suécia, Noruega, Marrocos, Argélia e, também, em toda a América Latina.

Uma das vantagens e inovação deste novo sistema é a possibilidade de desenvolvermos, em conjunto com os nossos clientes, algoritmos onde é possível realizar não apenas o acompanhamento da gestão de uma determinada frota, mas efetivamente intervir nos parâmetros da própria gestão, como por exemplo, limitar ou ampliar a quilometragem contratada ou estabelecer limites de custos para as revisões, entre outros.

Este sistema dá ao cliente a possibilidade de controlar o custo de gestão e de consumos da sua frota. A digitalização das nossas operações com os nossos parceiros de negócio, vulgo oficinas, está otimizada para que não haja intervenções manuais. O automatismo dos nossos processos, entre a ALD Automotive, os clientes, as seguradoras, os concessionários e demais reparadores autorizados, está disponível de forma online e tem apresentado resultados muito satisfatórios para todos.

Carros elétricos

A questão central da gestão de frotas dos carros elétricos está associada à tecnologia utilizada nas baterias. Hoje um Renault ZOE já tem uma autonomia de 400 km, ou seja, o dobro da que alcançava há poucos anos. Não sabemos exatamente como será a evolução dos carros elétricos para o próximo ano. Isto faz com que os contratos de renting de carros elétricos, por períodos mais longos, tornem-se cada vez mais complexos para a gestor e também para o cliente.

Outra particularidade está associada em estabelecer o valor correto da viatura elétrica no final do contrato. A capacidade de utilização da bateria, também influenciará nos cálculos do contrato. Nos modelos a combustão, por exemplo, gerimos custos de quilometragem. Nos carros elétricos, temos de gerir o tempo de vida útil das baterias. Assim, a valorização ou desvalorização dos carros elétricos exige uma análise completamente diferente dos modelos até agora aplicados aos carros a combustão.

Também há que juntar à equação o fator dos serviços de pós-venda. Se por um lado temos de ter redes de assistência mais próximas dos clientes e com serviços mais completos, no caso dos carros elétricos, necessitamos de parceiros que estejam capacitados a trabalhar na reparação de modelos elétricos e plug-in. Surge com isto, todo um novo mercado que está a se desenvolver no pós-venda, criando empresas, mais empregos, e novos negócios para todos.

Relação com os reparadores

Com 25 anos de presença no mercado nacional, a ALD Automotive conseguiu criar uma boa e bem diversificada rede de reparadores autorizados, permitindo que os nossos clientes e as suas frotas, tenham todo o suporte técnico necessário para uma rápida e eficaz intervenção. Veja-se o caso do (…)

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive

 

Print article

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com