Baterias Tudor – a energia positiva do mercado automóvel

by on 10 Fevereiro, 2017 in Pós-Venda

Baterias Tudor – a energia positiva do mercado automóvel

De um passado ligado à produção de pilhas, para um radiante presente na fabricação de baterias, a marca Tudor vem percorrendo com sucesso, décadas de história do mercado automóvel em Portugal.

Apesar de ser uma empresa quase centenária, não parou no tempo e desde a sua integração no grupo Exide Technologies, em 1994, tem vindo a registar uma transformação positiva em todos os segmentos de mercado onde atua, dos veículos ligeiros aos pesados, fabricando e comercializando produtos de elevada qualidade, e que incorporam uma tecnologia de vanguarda no setor das baterias.

Amílcar Nascimento, diretor de marketing da empresa em Portugal, fala com entusiasmo deste momento positivo que a marca de baterias Tudor está a atravessar no nosso país, apesar da forte concorrência exercida por outras marcas, e de alguma resistência à mudança de antigos profissionais que ainda acham que bateria “é tudo a mesma coisa”.

“Vivemos um momento de profunda transformação dos automóveis e as baterias tiveram que se adaptar a esta evolução tecnológica. Antes, as baterias desempenhavam um papel importante, mas limitado na mobilidade de um automóvel.

Hoje, uma bateria transformou-se numa peça chave, quase no coração do motor pois, para além da função básica do arranque, ela desempenha um papel fundamental na alimentação de sistemas de segurança, de infoentretenimento, de poupança energética e de auxílio na redução das emissões de gases poluentes, através do sistema start-and-stop.

A gama de baterias Tudor, com a avançada tecnologia desenvolvida pelo grupo Exide Technologies, cumpre e supera as exigências dos maiores fabricantes automóveis e de camiões em todo o mundo, quer seja em primeiro equipamento, quer seja no mercado da reposição.

Não vivemos apenas da glória e da nostalgia do nosso nome, mas verdadeiramente disponibilizamos produtos altamente evoluídos e cumpridores das mais apertadas normas e legislações internacionais para o mercado automóvel. O parque automóvel está a mudar a uma velocidade nunca antes vista. Até 2021, os fabricantes automóveis terão que reduzir a emissão de Co2 para 95g/km, o que representa uma redução de 40% comparativamente com a média da emissão da frota circulante em 2007.

Ora, isto obriga aos fabricantes a comercializarem automóveis mais eficientes, com motores mais modernos, onde a função start-stop já está presente em mais de 70% dos veículos produzidos atualmente. Mais de 15% do parque circulante já conta com motorização start-stop e a tendência é para aumentar rapidamente.

Estes novos motores necessitam de baterias com tecnologia adequada à esta nova realidade ambiental. Fomos os pioneiros na introdução da tecnologia start-and-stop em 2004 e desde então, nunca mais parámos de evoluir na nossa gama de produtos, quer para os veículos ligeiros de passageiros, comerciais, pesados, motos e equipamentos agrícolas.

A bateria AGM (Absorbent Glass Mat) start-stop da Tudor, por exemplo utiliza componentes e materiais de elevado desempenho. É especialmente adequada para automóveis equipados com sistema start-stop e/ou com travões regenerativos. Esta bateria AGM, de nova geração, também suporta as descargas lentas dos equipamentos de navegação, assim como outros sistemas inteligentes de economia de energia.

Tecnologia EFB

Desenvolvemos a primeira bateria EFB (Enhanced Flooded Battery) em 2008, auxiliando os fabricantes de automóveis europeus a reduzirem o consumo de combustível e as emissões para automóveis pequenos e médios. A nossa tecnologia é agora considerada uma das mais avançadas na indústria. A bateria EFB da última geração, oferece uma significativa melhoria na aceitação de carga e ciclos de vida. Assim, as baterias EFB star-stop da TUDOR, permitem uma travagem regenerativa e outras formas inteligentes de economia de energia.

A Tudor também incorporou nas suas baterias a tecnologia Carbon Boost, ou seja, com reforço de carbono, proporcionando uma carga mais rápida em até 1,5 vezes, comparativamente com uma bateria standard. Os aditivos de carbono utilizados nas baterias Tudor High Tech com reforço de carbono, dissolvem as partículas de sulfato e proporcionam uma superior condutividade da carga elétrica.

As falhas de baterias continuam a ser uma das principais causas de imobilização das viaturas. O consumidor final precisa ser constantemente alertado para a necessidade de verificar o estado da bateria do seu automóvel e aqui, os profissionais do setor da reparação, têm um papel importante a desempenhar em termos pedagógicos visando a uma correta manutenção e substituição das baterias.

df

Sensibilização

A Tudor em Portugal procura desenvolver ações de formação aos profissionais da reparação automóvel, em conjunto com os seus principais distribuidores, no sentido de passar uma mensagem atualizada face às importantes funções que as nossas baterias desempenham nos automóveis mais modernos e também nos camiões.

Com a mudança do local de posicionamento das baterias nos semirreboques, por troca de posição com o compartimento destinado ao depósito do Adblue, as baterias dos camiões mais modernos estão agora sujeitas a uma vibração mais intensa e consequentemente a um maior risco de danos. Pensando nisto, a Tudor desenvolveu a sua gama de baterias com uma grelha 3Dx em diamante, com maior resistência às vibrações e às corrosões, e melhor condutividade elétrica.

Acreditamos que os profissionais do setor da reparação automóvel continuarão a ter um papel importante em termos de orientação do consumidor final. Para além deste fator, os nossos canais de distribuição estão mais dinâmicos e atualmente as baterias são produtos que requerem uma venda mais qualificada e cada vez menos focada no fator preço.

Referência mundial

É por isso que as baterias Tudor continuam a ter uma importante quota de mercado no nosso país. A nossa divisão “Transportation” fabrica baterias para veículos ligeiros, comerciais e pesados, bem como para aplicações agrícolas e marítimas. Somos fornecedores de referência mundial para as principais marcas automóveis, enquanto equipamento original, e temos uma presença de destaque no mercado das peças de reposição.

Continuamos a crescer nos diversos segmentos de mercado, embora os números finais somente sejam conhecidos em finais de março deste ano. Mas, mais importante do que os números, a nossa imagem de marca; a nossa história; a nossa equipa de profissionais; os nossos distribuidores e parceiros de negócios, continuam a ser a base e contribuem para o sucesso da marca Tudor em Portugal”, salientou Amílcar Nascimento.

Print article

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com