CaetanoBus – autocarros a hidrogénio ainda este ano

by on 12 Abril, 2019 in Pesados

CaetanoBus – autocarros a hidrogénio ainda este ano

Jorge Pinto, CEO da CaetanoBus, empresa do Grupo Salvador Caetano, recebeu a Revista Automotive, nas instalações da empresa em Gaia, onde deu a conhecer o andamento do projeto dos autocarros urbanos, equipados com tecnologia Fuel Cell para utilização de hidrogénio como combustível limpo, bem como o desenvolvimento do autocarro elétrico nacional, cujo ensaio realizámos na cidade do Porto.

Na qualidade de maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal, a CaetanoBus orgulha-se de também ser uma grande exportadora, sendo que os seus produtos estão, atualmente, ao serviço de operadores de transporte um pouco por todo o mundo. É uma empresa que usa a tecnologia, a inovação e parcerias de confiança, para estar sempre em sintonia com as evoluções dos transportes urbanos e das restrições das emissões.

“A estratégia da Caetano Bus assenta em desenvolver novos autocarros para a mobilidade urbana com zero emissões. Com base nesta premissa, tivemos de analisar as oportunidades do mercado e a viabilidade de algumas tecnologias de propulsão, já existentes. Assim, e com base na nossa relação técnica e comercial de muitos anos com a Toyota, promovemos contactos com esta marca, no Japão, visando conhecer o estadio de desenvolvimento da tecnológica FuelCell, que já está em utilização nos transportes urbanos daquele país.

Fruto desta primeira abordagem, e diante do nosso interesse, a Toyota abriu as portas para ser a CaetanoBus a dinamizar, na Europa, a comercialização do autocarro urbano equipado com Fuel Cell, com base no modelo já em utilização há mais de 1 ano no território japonês. No seguimento de reuniões subsequentes, chegámos à conclusão de que o projeto mais viável seria utilizarmos as células desenvolvidas pela Toyota, e adaptá-las num autocarro fabricado pela CaetanoBus já com homologação para uso na Europa.

Apoio Toyota

Com base neste entendimento, nasceu o projeto CaetanoBus Fuel Cell em estreita parceria técnica com a Toyota Japão, grupo que tem-nos apoiado nas diferentes etapas de desenvolvimento deste autocarro para uso em solo europeu, tanto nas questões de engenharia, como também na divulgação desta unidade, movida a combustível de hidrogénio, com base num plano de testes a serem realizados em diversos países.

Posso adiantar que os primeiros autocarros de pilha de combustível com zero emissões deverão começar a sair das linhas de produção da CaetanoBus, já no final deste ano. Esta é a primeira vez na Europa que a Toyota irá fornecer os seus sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio, entre outros componentes para produção de autocarros, numa parceria internacional com a nossa empresa em Portugal.

Estamos a iniciar um novo caminho no mundo dos autocarros urbanos, com base na tecnologia Fuel Cell. A CaetanoBus tem uma boa experiência na fabricação de autocarros de uso urbano e de longo curso, com motorização a diesel, para além de produzir unidades elétricas como é o caso do e.CityGold. Por tudo isto, a Toyota chegou à conclusão que deveria ser a nossa empresa, a realizar a montagem e a comercialização dos primeiros autocarros elétricos, com pilhas de combustível a hidrogénio.

Vantagens e desvantagens

Comparativamente com os autocarros movidos a diesel, a utilização de em transportes urbanos de passageiros, tem a grande vantagem de ser um combustível limpo e, por isso é sempre bem-vindo. Naturalmente que um autocarro elétrico, dispõe de um custo por quilómetro mais baixo face ao hidrogénio, mas isto deve-se ao facto da eletricidade ser mais barata e de contar com apoios fiscais por parte do Estado.

Entretanto, também existem impactos negativos indiretos associados a uma utilização massificada de motorizações elétricas. No caso das grandes frotas de autocarros urbanos (…)”

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com