Citroen Business Center – Soluções de mobilidade que estão a mudar a venda do automóvel

by on 11 Julho, 2017 in Frotas

Citroen Business Center – Soluções de mobilidade que estão a mudar a venda do automóvel

Entrevista a António Santos, diretor geral das sucursais de Sacavém e de Setúbal da marca Citroën.

Atualmente, estas sucursais estão a entrar em um processo de fusão para constituição de uma numa única entidade jurídica, e que futuramente será conhecida como PSA Retail, onde estarão sob um mesmo teto todas as marcas do Grupo PSA.

Esta alteração será apenas processual, pois as actividades das diferentes marcas irão manter as imagens distintas. Contarão com uma estrutura perfeitamente autónoma do ponto de vista da sua gestão, e continuarão a desenvolver as suas atividades comerciais, de vendas e de pós-venda, como se tratassem de um concessionário privado.

António Santos sublinha que existe “uma grande responsabilidade face às demais concessões das marcas, pois como diriam os franceses: “nous sommes la vitrine”.

O que significa dizer que somos a verdadeira montra dos padrões de qualidade da Marca no retalho em Portugal, e um exemplo para todos os demais concessionários da nossa rede. Isso implica termos elevados padrões, como por exemplo: standards de performance; qualidade dos serviços; resultados económicos financeiros; de higiene e segurança no trabalho; e do grau de satisfação dos nossos clientes,

Serviços diferenciados

O Business Center da Citroën, onde funciona a Sucursal de Sacavém, é a única unidade de retalho da marca Citroën com este modelo de negócio, a funcionar na região da grande Lisboa. E o que nos distingue dos demais concessionários da rede Citroën em Portugal? Diversos aspetos como: o modelo de gestão funcional; os recursos humanos; a dimensão da nossa estrutura física, e também os recursos técnicos e equipamentos que dispomos para o funcionamento e desenvolvimento das nossas atividades.

Tudo o que fazemos no Business Center da Citroen está baseado em critérios de qualidade e num modelo de negócio orientado para os serviços, a plena satisfação dos clientes, e resultados operacionais positivos. A simples posição de uma viatura no nosso stand de vendas ou no parque de viaturas usadas, a forma do atendimento, até às condições de venda e de financiamento de uma viatura da Citroen, têm em consideração estes elevados padrões de qualidade, previamente definidos pela marca.

Para os clientes empresariais, sejam eles de pequena, média ou grande dimensão, o nosso Business Center disponibiliza um atendimento diferenciado e orientado para este público profissional, fazendo uso de toda a experiência da marca em mercados mais maduros, onde procuramos satisfazer as necessidades do cliente frota com soluções à medida dos seus ramos de negócio, desde uma pastelaria, até uma empresa de vigilância, por exemplo, procurando sempre encontrar uma solução que satisfaça em pleno aquilo que o cliente empresarial necessita, para a mobilidade da sua frota, independentemente da sua dimensão.

Para o atendimento do cliente profissional, dispomos de 2 vendedores que trabalham em permanência aqui no Bussiness Center, que se dedicam unicamente aos negócios B2B, disponibilizando a esta tipologia de cliente, viaturas comerciais de demonstração, soluções de carrocerias ajustadas aos seus ramos de atividade e também abrindo portas para o acolhimento das viaturas em termos de assistência técnica e do serviço de pós-venda adequado a estes clientes.

Uma parte importante dos nossos clientes profissionais também é formada por taxistas, que dispõem de um serviço de pós-venda na nossa unidade de Sacavém, diferenciado, baseado no projeto Citroen Racing, que tem dois funcionários a trabalharem em simultâneo e em exclusivo para esta tipologia de frota urbana.

Atendimento profissional

Para o cliente empresarial e profissional, a qualidade a rapidez da resposta no serviço de pós-venda é a chave do sucesso do negócio deles e também do nosso. Seja um taxista, seja uma viatura de frota de uma empresa de vigilância, por exemplo, ambos têm um tempo disponível muito reduzido para realizarmos as intervenções de manutenção nas suas viaturas que, por serem produtivas, não podem ficar imobilizadas por muito tempo.

Temos uma estrutura bem organizada e ajustada para dar resposta de qualidade e com rapidez. Uma vez feita a marcação da manutenção ou da reparação de uma viatura de frota, entra em funcionamento todo um mecanismo interno com vista a abreviar ao máximo o tempo de imobilização daquela viatura nas nossas instalações, mantendo no entanto, todo um elevado grau de qualidade nos serviços que prestamos a estes clientes.

Para que isto seja feito com qualidade e rapidez, dispomos de profissionais dedicados, espaços ajustados, peças e equipamentos adaptados à vasta tipologia da nossa gama de produtos. Somos uma concessão considerada pela marca Citroën como a referência no atendimento ao cliente profissional. Dispomos de uma solução de rent-acar adequada às necessidades de mobilidade do cliente, com viaturas sempre prontas a utilizar, com um preçário bastante competitivo face aos preços de mercado. Para a região de Lisboa, dispomos de uma navette diária que transporta os clientes desde a nossa concessão, até à porta das suas empresas, ida e volta.

Estas soluções de mobilidade são importantes, até porque a tipologia do cliente na sucursal de Sacavém é cerca de 60%, empresarial, e os restantes 40%, cliente particular. Isto impacta diretamente no nosso mix de vendas, que se traduz em vendas da ordem de 45% de viaturas comerciais ligeiras (VCL) e de 55% de viaturas ligeiras de passageiros.

Gama versátil e atual

Para o canal empresarial, temos um produto campeão de vendas e de referência na indústria automóvel nacional que é o Citroen Berlingo, modelo produzido em Portugal na fábrica de Mangualde. Já conta com 20 anos de história no nosso país, sendo um modelo muito procurado desde o empresário em nome individual, passando pelas PME’s, até aos grandes frotistas. O Berlingo representa 75% das nossas vendas em termos de VCL. É um produto com excelente capacidade de carga e com 3 verdadeiros lugares.

A gama de viaturas comerciais da marca Citroen é das mais completas e versáteis no mercado. Do pequeno Nemo, passando pelo Berlingo, modelo que dispõe de uma versão elétrica, pelo Jumpy e o Jumper, temos sempre um produto à medida dos clientes empresariais. Procuramos ter sempre um modelo VCL à demonstração dos clientes, inclusive alguns modelos transformados.

A Citroën, que este ano celebra 90 anos de presença em Portugal, um marco comemorado com ações ligadas à gama de veículos comerciais, responde assim com qualidade e profissionalismo, às necessidades de cada trabalho específico. Através da nossa parceria com uma seleção de fabricantes aprovados, dispomos de conhecimento, com toda a segurança e eficiência que se espera das transformações. Dispomos de veículos transformados fiáveis, resistentes, que se adaptam às diferentes necessidades do mercado. Todos os veículos da gama Citroen estão equipados com motores HDi que cumprem as normas Euro 6.

Aconselhamento empresarial

A nossa intervenção e orientação ao cliente profissional vai para além da ampla e moderna estrutura física e diversidade de produtos. Através dos nossos vendedores, disponibilizamos aconselhamento face às questões da fiscalidade, construindo propostas personalizadas e completas, englobando financiamento, o seguro, extensão de garantia, entre outros, sempre com o objetivo de adaptar-se às mais variadas escolhas de produtos, para veículos até às 3,5 toneladas.

Soluções de financiamento e de mobilidade são adaptadas a cada caso e temos parceiros que cobrem todas as soluções possíveis. Os contratos de serviço, extensão de garantia, manutenção e de assistência técnica, também fazem parte das nossas soluções para as empresas.

Pós-Venda especializado

O nosso serviço de pós-venda é de excelência, sendo um modelo nacional e uma referência da marca Citroën mesmo em outros países, que se destaca face à concorrência, registando índices de satisfação muito perto dos 100%. Este registo não é reflexo de um pico ou de um bom momento, mas antes, ele reflete algo que é perfeitamente normal no nosso dia-a-dia. As nossas oficinas recebem, em média, cerca de 60 viaturas para realização de serviços mecânicos e de carroçaria, o que dá bem uma noção da dimensão das nossas capacidades de atendimento neste canal de negócio.

Somos uma grande equipa de profissionais especializados, nos quais investimos em formação constante. No total, temos 98 pessoas a trabalhar na Sucursal, dos quais 50 profissionais estão na área do pós-venda. Também contamos com o apoio da nossa unidade na rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa, sendo uma das poucas unidades de pós-venda oficial de uma marca na capital do país, com um serviço de proximidade e de elevada qualidade. Sobre esta unidade, temos comentários que mais assemelha a uma clínica do que a uma oficina, tal o grau de limpeza e organização, o que muito nos orgulha.

Proximidade com o cliente

A dinâmica do Business Center extrapola o próprio espaço físico da nossa unidade, ou seja, trabalhamos com proximidade dos clientes profissionais. De forma regular, realizamos ações de venda e de esclarecimento junto aos mercados abastecedores, grandes grossistas alimentares, centros comerciais e, mais recentemente, deveremos desenvolver ações de proximidade com associações comerciais, cujas empresas associadas já são nossos clientes, procurando sempre levar uma mensagem de qualidade às empresas em geral, repito, independentemente das suas dimensões.

Novidades no horizonte

A novidade que temos a anunciar é a abertura, dentro em breve, de um ponto de vendas da Citroën em Carnaxide. Um local privilegiado, onde projetamos realizar um trabalho de proximidade ao grande tecido empresarial daquela localidade.

O ano de 2016 foi muito positivo para todos nós e marcou o início da autonomização do nosso modelo de negócio, junto ao Grupo PSA. Relativamente ao ano de 2017, projetamos que haja um ligeiro crescimento das vendas, tanto de modelos novos, como de modelos usados, através do nosso Select Center, o que significa que estamos a trabalhar com otimismo.

Este ano teremos assim várias novidades, como o referido novo ponto de vendas, mas também nova área de negócio nas peças, e de várias ações de proximidade junto às empresas. O Business Center da Citroen em Sacavém é uma empresa com uma longa história de sucesso.

Para finalizar, gostaria de dizer que durante os próximos meses deste ano, iremos dinamizar a realização de alguns Business Days. São eventos adaptados aos clientes empresariais e frotistas, disponibilizando um conjunto de serviços extra, como por exemplo, ajudar na elaboração de campanhas ou oferecer a decoração das viaturas adquiridas, trabalhando com determinados setores de atividades, apoiados no nosso conhecimento e força de comunicação da marca”, ressaltou António Santos.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com