Convenção ABTyres’19 reforça coesão, dinâmica e novos negócios

by on 11 Julho, 2019 in Pós-Venda

Convenção ABTyres’19 reforça coesão, dinâmica e novos negócios

Filipe Bandeira (foto) é um dos grandes impulsionadores desta nova fase da AB Tyres em Portugal, conforme a Revista Automotive constatou na convenção recentemente realizada.

O evento teve lugar no Grande Hotel do Luso, onde os representantes das empresas aderentes ao conceito AB Partners, puderam participar em diversas atividades formativas e informativas. A convenção iniciou-se com apresentações dos responsáveis do Grupo Alves Bandeira, ao qual pertence a empresa AB Tyres, e contou com intervenções de Rui Bandeira  (CEO do Grupo, Pedro Bandeira e Filipe Bandeira.

Foram apresentadas informações relativas as atividades do Grupo em Portugal e no estrangeiro, bem como divulgados  dados relativos ao comportamento do setor automóvel em geral e, dos pneus em particular, com a presença da ACAP no painel de oradores.

Após as apresentações, foram dinamizados diversos workshops coordenados pelos responsáveis das marcas depneus Falken e Davanti; dos lubrificantes Alves Bandeira e comercialização de peças auto, pelo grupo NORS.

A convite da organização, e visando proporcionar uma abordagem diferenciada para as dezenas de profissionais presentes na convenção da AB Tyres, Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, participou de um debate alargado, participativo e de interesse geral.

Nova dinâmica

Filipe Bandeira, Country Manager da AB Tyres, ao ser entrevistado pela Revista Automotive, falou sobre os grandes objetivos desta convenção. “O evento foi pensado e desenvolvido para reunir os parceiros do conceito AB Partner, e mostrar os nossos objetivos estratégicos para os próximos tempos.

Iniciámos com a Falken, que é uma marca de pneus exclusiva da AB Tyres em Portugal e, recentemente adicionámos no nosso portfólio de pneus a marca Davanti, com um programa específico para parceiros. Também incorporámos ao programa os nossos lubrificantes da marca própria – Alves Bandeira -, bem como peças auto que iremos acrescentar às nossas ofertas, proporcionando um pacote de produtos ainda mais completo e bastante atrativo, para os membros da AB Partner.

Com a realização desta nossa convenção, também pudemos percecionar quais as atuais necessidades dos nossos parceiros de negócio; de que forma poderemos evoluir nas nossas relações técnica-comerciais, analisarmos os desafios e as oportunidades do nosso negócio e, por fim, lançar alguns pontos de discussão para pensarmos em conjunto no futuro das nossas atividades comerciais. Precisávamos saber se as nossas ideias estavam alinhadas com aquilo que os nossos parceiros estão a vivenciar no seu dia-a-dia e, desta forma, ajustá-las as novas realidades do mercado onde estamos todos inseridos.

As grandes linhas estratégicas foram apresentadas, mas o plano operacional, ou seja, a implementação no dia-a-dia, foi debatido com os nossos parceiros para que seja o mais ajustado às suas realidades. Não pretendemos impor um modelo, e sim criá-lo conjuntamente com os nossos parceiros.

Forte adesão

Este foi o primeiro evento do género da ABTyre, tanto em termos de marcas presentes, como em termos de quantidade de parceiros. Reunimos muitos profissionais da nossa área de negócio, com um resultado muito positivo em termos de adesão e de interação. Acolhemos parceiros de negócio desde Bragança até Portimão. Conseguimos encurtar as distâncias e motivar os membros integrantes do nosso programa

AB Partner. Hoje, temos muito orgulho em dizer que contamos com mais de 140 empresas aderentes ao conceito, sendo que mais de metade participou nesta nossa convenção.

Um AB Partner não necessita de ter exclusividade connosco, pode pertencer a uma rede oficinal (p.ex. Euromaster, ou outra). No entanto, procuramos selecionar os nossos parceiros até porque, não queremos criar as indesejáveis sobreposições geográficas ou outro tipo de situações menos vantajosas para o desenvolvimento dos membros aderentes ao nosso conceito.

Esta rede tem grande foco nos veículos ligeiros, apesar de termos marcas de pneus exclusivas também para veículos pesados. Estamos a concentrar as nossas estratégias no mercado dos veículos ligeiros, e de todo o potencial do parque circulante nacional, mas sem deixar de lado uma eventual abordagem aos veículos pesados, num futuro próximo.

Em termos de pneus, a Falken é a nossa marca quality e, a Davanti é uma marca com posicionando budget de elevada confiança, caso contrário não estaríamos a dinamizá-la junto aos nossos parceiros. Temos bem definidos os preços e estratégias para cada marca. Na marca Falken, por exemplo, comercializamos os pneus ligeiros de forma exclusiva e nos pesados, de forma não exclusiva sendo que, na marca Davanti comercializamos toda a gama ligeira.

Potenciar a rede

O grupo Alves Bandeira reuni atualmente cerca de 15 mil clientes ativos, e queremos potencializar a relação técnica-comercial com esses clientes, através dos AB Partner. Fiz questão de apresentar neste evento, a cada parceiro, a equipa da AB Tyres que trabalha na área dos pneus, e que agora irá trabalhar também os lubrificantes e as peças, em conjunto com o departamento de marketing.

O feedback da convenção é positivo, os nossos parceiros gostaram das dinâmicas de grupo, da tipologia do programa dos temas apresentados e da interação constante com a nossa equipa. Perceberam que estamos presentes para ouvi-los e disponíveis para trabalhar conjuntamente. Vamos realizar ao longo do ano outros eventos, mas mais focados em determinados produtos.

O crescimento da rede AB Partner tem estado em linha com as nossas expectativas, até porque, também temos como objetivo uma maior integração dos parceiros já existentes. O balanço entre o nível de integração e expansão é francamente positivo.

Apoio das marcas

As marcas também estão connosco neste processo. A Falken tem-nos acompanhado ao longo do tempo e, apesar do infeliz sucedido com o nosso amigo o Carlos Viñas, estamos a desenvolver uma nova relação com Yuri Alonso, que veio substitui-lo e que tem coordenado de forma exemplar todos os processos entre a marca Falken e a ABTyre . Quanto à marca Davanti, temos valores comuns pois eles também são uma empresa familiar com vontade de singrar no mercado.

Fomentamos uma comunicação direta com os seus proprietários, o que nos permite um grau de proximidade e de confiança, muito proveitoso para ambas as empresas. Com o Grupo NORS, iniciámos com uma parceria no mercado angolano e, agora surgiu a oportunidade de adicionarmos peças ao portfólio dos nossos parceiros em Portugal. Vamos trabalhar apenas as peças com maior rotatividade, pois o nosso objetivo não é ser um distribuidor de peças tradicional.

Poderá fazer parte do nosso plano, futuramente, abordar clientes frotistas numa perspetiva de rede AB Partner. Noentanto, ainda temos outros objetivos mais imediatos que, assim que forem alcançados, poderão nos proporcionar a estrutura necessária para operacionalizarmos novos projetos, com a qualidade de serviço e as relações de proximidade que caracteriza a história do Grupo Alves Bandeira; a nossa presença no mercado e a dos nossos parceiros de negócio” finalizou, Filipe Bandeira.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com