Convenção Ibérica da Bosch – antecipar o futuro

by on 19 Dezembro, 2018 in Pós-Venda

Convenção Ibérica da Bosch – antecipar o futuro

Num movimento bem coordenado e estratégico, a Bosch realizou no passado mês de novembro a sua Convenção Ibérica Car Service reunindo cerca de mil profissionais do setor de pós-venda automóvel de Portugal e de Espanha, sobretudo proprietários da sua rede Bosch Car Service (BCS), para além dos seus distribuidores autorizados e parceiros de negócio.

A Revista Automotive esteve em Madrid, a acompanhar os principais momentos desta convenção, que se desenrolou em ações de workshops e apresentações de algumas das novidades da rede BCS, tanto no domínio dos serviços, digitalização, automação de processos, gestão da informação, bem como de novas ferramentas de diagnóstico oficinal, com o objetivo de melhorar ainda mais o contacto e a satisfação dos clientes da marca.

Em contexto de animação musical, até porque a mensagem da convenção era “The Show Must Go On”, numa alusão quanto à necessidade de seguir sempre em frente e de que é o negócio automóvel, sobretudo na área dos serviços oficinais, que tem de ser reinventado a cada momento, adaptando-se às novas tendências de mobilidade e de necessidade dos clientes, sobretudo às frotas que conquistaram o parque circulante.

Importância dos automóveis

O canal automotive representou em 2017, 61% do volume global de vendas do Grupo Bosch, em todo o mundo. Face à importância do setor automóvel na estrutura empresarial e financeira da Bosch, os organizadores da convenção chamaram à atenção dos participantes e dos seus parceiros de negócio para realinharem e atualizarem as suas estratégias de negócio, pois já não basta ser bom, é preciso ser diferente, próximo, ativo e estar disponível para mudar.

Miguel Ángel Gavilanes, diretor ibérico de desenvolvimento da rede BSC , juntamente com Sinforiano Gallo, diretor de marketing automotive para Portugal e Espanha (foto principal), numa animada apresentação conjunta, discorreram quanto ao posicionamento das redes oficinais do Grupo, e enfatizaram que a Bosch tem vindo a investir e a desenvolver novas tecnologias; novas ferramentas de gestão oficinal e novos equipamentos, com objetivo de continuar a ser uma referência em todos os canais do negócio automóvel.

Digitalização e inovação

Contando com “a maior rede de oficinas abandeiradas em todo o mundo”, a Bosch quer manter a sua posição cimeira no mercado ibérico, onde dispõe de 743 parceiros de rede em Portugal e Espanha.

Marian Luño (foto), diretora regional ibérica automotive aftermarket da Bosch, lembrou aos profissionais da convenção que as mudanças do setor da reparação oficinal está a acontecer de uma forma nunca antes vista, o que coloca novos desafios aos parceiros de negócio, que precisam estar unidos e abertos a estas transformações.

Se em termos de volume de negócio, já ficou comprovada a importância do setor automóvel para o grupo Bosch, agora a estratégia da marca passa por agarrar todas as oportunidades existentes no mercado, tendo em conta que outras redes oficinais estão em rápida expansão no mercado ibérico, dispondo igualmente de boa cobertura geográfica, equipamentos com tecnologia 3D, serviços certificados e bom portfólio de peças de qualidade.

Plataforma digital

A apresentação dos novos serviços e a explicação da aplicação prática dos mesmos estiveram a cargo de Eva Moreno, responsável de Marketing Bosch Car Service Espanha, Raquel Marinho, responsável de Marketing Bosch Car Service Portugal, e de Eduardo Rodríguez, chefe de produto de serviços para a oficina, que deram destaque à plataforma digital de comunicação e venda de serviços denominada My Bosch Car Service, e também ao Bosch Car Service Connect, dispositivo telemático que possibilita interligar o veículo ao telemóvel do utilizador.

No que respeita aos serviços de suporte à reparação, foram apresentadas pelos demais oradores, a plataforma EBR com milhares de dados de soluções técnicas de reparação organizados e estruturados; a aplicação da Realidade Aumentada, integrada nos cursos de formação técnica ministrados à Rede Bosch Car Service; a evolução da informação técnica até ao ESI [tronic] On-line, na “nuvem” para uma maior rapidez de atualização e acesso; bem como o software “Reparação Conectada” (CORE) que permite a troca de informação entre os equipamentos da oficina e os sistemas de gestão de forma sincronizada.

Marta Seguro (foto), diretora de vendas ibérica de equipamentos e sistemas de diagnósticos da Bosch, comentou sobre o potencial de crescimento das ferramentas de diagnóstico e de gestão de frotas, serviços estratégicos para a marca no ano de 2019. Já o centro de operações, como integrador dos processos de gestão da oficina e das suas ferramentas, bem como o programa de gestão selecionado para a rede Bosch Car Service, foram as outras das novidades na convenção da marca.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com