Cores do Atlântico – Suzuki Jimny

by on 28 Maio, 2019 in Ensaios / Assessment, Frotas

Cores do Atlântico – Suzuki Jimny

Vencedor do prémio ‘World Urban Car’ dos World Car Awards, no Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, o Suzuki Jimny é mais do que um carro urbano – é um convite permanente ao off-road.

O prémio alcançado reflete a agradável experiência de conduzir o Jimny na cidade, até pela quantidade de equipamento que este modelo traz – cruise control adaptativo, lane assist, volante multifunção, ecrã central tátil de grandes dimensões, entre outros. O Jimny por ser um carro pequeno, tem as dimensões ideais para percorrer à vontade as ruas estreitas de qualquer centro de cidade, bem como para estacionar sem preocupações nas manobras. A altura ao solo permite também estacionar em locais que outros carros não conseguem.

Para uma utilização quotidiana, é garantido que a monotonia do percurso casa-trabalho é quebrada pela condução enérgica que o Jimny proporciona. O motor de 1.5 litros faz o seu papel de animador em todos os percursos e o visual mais robusto faz-se notar no ambiente citadino. A palete de 8 cores disponibilizada pela Suzuki para este modelo (em conjunto com o tejadilho em preto) ajuda a evidenciar o visual deste carro.

O espaço interior é o expectável para um modelo destas dimensões, sendo que a bagageira beneficia muito do rebatimento dos bancos traseiros. A condução do Jimny em autoestrada revela o caráter mais duro da sua construção e a vocação do conjunto propulsor para o off-road.

Ao conduzirmos algum tempo em cidade e autoestrada, notamos que falta qualquer coisa no carro. Essa perceção do condutor poderia ser complementada com mais uma tecnologia no painel de instrumentos: não um medidor de combustível, mas um topógrafo. Por que o verdadeiro “combustível” do Jimny é o nível de terra, cascalho, pedra e afins. Só a gasolina não o satisfaz e isso é evidente na sua condução.

Mesmo para não apreciadores de todo-o-terreno, quem conduz o Jimny sente este apelo do off-road. O carro pede e custa pouco satisfazer esse pedido, porque qualquer percurso off-road serve. O fora de estrada é o ambiente do Jimny. Ele respira liberdade nisso, da mesma forma que o funcionário de uma empresa faz um coffee-break para repor as energias e aliviar a mente durante alguns minutos.

Desde a estrutura rígida do chassis, passando pelo exterior reforçado, os ângulos de ataque, a tração às quatro rodas, té à caixa de velocidades com redutoras, tudo no Jimny está vocacionado para uma condução em off-road sem preocupações e em segurança. Quer seja a trabalho ou a lazer, o Jimny é uma viatura válida em percurso citadino e um veículo excecional em off-road.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com