Dacia – 10 anos a fazer bons negócios em Portugal

by on 5 Junho, 2018 in Frotas

Dacia – 10 anos a fazer bons negócios em Portugal

A marca Dacia nasceu na Roménia há mais de meio século e desde 1999 faz parte do grupo Renault.

Em Portugal, a Dacia está a completar 10 anos e, para conhecermos melhor o seu posicionamento e as estratégias para o mercado empresarial, a Revista Automotive entrevistou Fabrice Crevola, administrador delegado da Renault no nosso no país, que nos faz um resumo das atividades da marca e os passos que se seguem.

“A Dacia é uma marca estratégica para o grupo Renault e em Portugal, ao completar os primeiros 10 anos de existência, os resultados alcançados são francamente animadores. Apesar de ser jovem no nosso mercado, a Dacia conseguiu em uma década alcançar volumes de negócio, de credibilidade e de quota, muito acima do expetável e que, com uma rede de concessionários sólida e um parque circulante expressivo, tornou-se um caso de sucesso.

É evidente que, por fazer parte do grupo Renault, a Dacia acabou por se beneficiar de uma grande expertise empresarial, sobretudo do desenvolvimento tecnológico e de uma ampla rede de concessionários (que é a mesma da Renault), que formaram as bases fundamentais para a sua implementação em Portugal e que, após 10 anos de atividades, pode comemorar com alegria os bons resultados de vendas e satisfação dos seus clientes.

Gama forte

Há 10 anos, justamente quando o mercado automóvel mergulhava numa grande crise em Portugal, a Dacia iniciava as suas primeiras vendas ao mercado empresarial. Veja-se por exemplo as vendas dos nossos modelos ao setor dos táxis, onde temos uma posição de liderança incontestada com quase 30% de quota deste mercado, com mais de 1.000 viaturas comercializadas.

As vendas de automóveis para os taxistas parece ser um negócio simples, mas não o é. Estes profissionais realizam quilometragens acima da média de qualquer outra atividade, e por isso são os melhores condutores a testemunharem as qualidades, fiabilidade e performance dos modelos da gama Dacia.  A nossa marca está em primeiro lugar na escolha destes profissionais do volante.

Este enorme laboratório, por assim dizer, que são os taxistas, atestam a qualidade dos modelos da Dacia. Isto significa que temos uma gama de automóveis com características técnicas únicas para também alcançarmos bons resultados nas vendas às frotas em geral, pressuposto que tornar-se-á uma realidade este ano, visto que estamos a relançar o modelo Dokker Van, o pequeno furgão urbano que dispõe de uma capacidade de carga de até 750 kg.

Frotas são alvo

Naturalmente que o mercado empresarial ainda não é totalmente conhecedor das capacidades da gama Dacia e das vantagens dos seus produtos. É preciso realçar que os automóveis Dacia, pela sua ligação à Renault, dispõem de total apoio de uma marca que é líder em Portugal. Isto se materializa na rede de concessionários, bem implementada em todo o país, serviço de apoio ao cliente, peças de assistência técnica oficinais e funcionais em todo o território continental e ilhas, atendimento diferenciado e com soluções de venda adaptadas e um produto fiável e económico em todos os aspetos.

Repare que, para falar das qualidades da marca Dacia, até aqui não enfatizei a questão do preço, nem do custo total de manutenção dos modelos da Dacia, embora sejam dois pontos quase que dominantes nas negociações com uma gestora de frota ou com um cliente frotista. Mas também nestes dois aspetos a gama Dacia disponibiliza condições únicas e muito vantajosas para uma frota de pequena ou de média dimensão.

Para o setor empresarial, embora a gama Dacia não se apresente tão competitiva no renting, dispomos de condições financeiras muito vantajosas através de diversas soluções de crédito e de financiamento do RCI Bank, entidade ligada ao Grupo Renault, e com um historial de presença em solo português de muitos anos e, portanto, bastante conhecedora da realidade e das necessidades do pequeno e microempresário nacional.

Tenho uma experiência muito positiva de vendas do modelo Dokker Van em países europeus, como é o caso de Itália, onde este veículo conquistou uma elevada quota de mercado junto ao microempresário. O modelo Dokker Van apresenta características muito importantes para o dia-a-dia do profissional, como espaço e capacidade de carga, boa abertura de portas, baixos consumos, fácil manobrabilidade, contando com uma ampla rede de assistência, garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil km e um custo de manutenção muito baixo.

Gama em renovação

Ao completarmos 10 anos da marca Dacia em Portugal, estamos a desenvolver algumas campanhas de serviços em conjunto com a nossa rede, visando manter a boa relação de proximidade com os nossos clientes. Mas também temos novidades em termos de produto.  Iniciámos a comercialização da versão de passageiros do Dokker, com muita versatilidade, espaço e conforto a um preço sem paralelo no segmento, com três versões de personalização Essential, Comfort e Stepway; e dois níveis de motorizações distintas, TCe 115 a gasolina e dCi 90, a diesel.

Posso também adiantar que em meados do mês de junho, iremos apresentar ao mercado nacional o novo Dacia Duster, que será comercializado (finalmente!), com classificação classe 1 de portagem. Trata-se de um SUV, cuja atual versão, já havia sido lançada em outros países há cerca de 6 meses, mas que por questões técnicas relacionadas com a necessidade de rebaixamento da suspensão, visando enquadrar-se no limite estabelecido na Lei, e também de segurança para o condutor e para os peões, foi objeto de intervenções por parte dos nossos engenheiros.

Com o pequeno furgão Dokker Van e com o SUV Duster, a Dacia continua a dispor de uma gama atualizada e bastante versátil e muito ajustada à tipologia do cliente português, em especial, para o pequeno e microempresário que necessita de ter um bom automóvel, fiável, prático, económico, e com preço acessível e um custo de utilização que poucos automóveis podem disponibilizar no nosso país”.

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive   

 

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com