Delphi Aftermarket – Portugal continua a ser estratégico

by on 6 Fevereiro, 2020 in Pós-Venda

Delphi Aftermarket – Portugal continua a ser estratégico

Profissional de grande vivência no setor de pós-venda, David Zapata assumiu em finais do ano passado a direção da Delphi Aftermarket para Espanha e Portugal.

Nesta edição da Automotive, ele relata a nova fase da empresa num momento onde a descarbonização da economia e as alterações que se verificam nos tradicionais canais de venda de peças, estão a transformar todo o setor de pós-venda na Europa. Veja-se o recente anúncio da compra da Delphi Technologies, por parte da BorgWarner.

Análise de 2019

“No último ano, registámos uma tendência positiva nas vendas da Delphi Technologies, tanto em Portugal como em Espanha, apesar das constantes oscilações do setor de pós-venda na Europa. O ano de 2019 acentuou a estabilização económica no pós-venda, uma situação que já não é exclusiva do nosso setor. Apesar dessa desaceleração, a Delphi Technologies conseguiu alcançar resultados positivos, facto que nos enche de orgulho e recompensa os nossos esforços, bem como o trabalho dos nossos diversos funcionários e parceiros de negócio.

Mas a transformação das atividades do mercado do pós-venda em geral, não ocorreu apenas em termos de novos conceitos ou de alterações nas relações comerciais entre os parceiros. No ano passado, assistimos a uma crescente mudança do produto automóvel em si, que caminha para uma maior utilização de novos componentes eletrónicos, em todos os domínios.

Diversos sistemas de assistência à condução e de conforto a bordo, que até então eram acionados por processos puramente mecânicos, tais como os sistemas de travagem, de direção, suspensão e do ar condicionado por exemplo, passaram a ser controlados por componentes eletrónicos, tecnologicamente mais evoluídos, complexos e sofisticados.

Com a crescente eletrificação dos automóveis de diversas marcas, o número de componentes eletrónicos tecnologicamente mais evoluídos, certamente continuará a aumentar e está transformação far-se-á sentir também no setor do pós-venda. O sistema GDi é mais um grande exemplo de como a Delphi Technologies está usando sua expertise em tecnologias no mercado OEM.

As atividades em Portugal

Sendo uma marca com longa tradição no mercado português, a Delphi Aftermarket está atenta às transformações do setor de pós-venda e, visando contribuir para o crescimento tanto do nosso negócio como dos nossos parceiros da distribuição, focaremos em alguns pontos-chave:

  1. Uma gama de produtos e serviços inovadores, projetados para auxiliar quer os nossos distribuidores quer as empresas de reparação automóvel (oficinas!), tornando-as mais competitivas, ágeis, com maior qualidade nos seus serviços, e naturalmente rentáveis em face às novas exigências do setor de pós-venda e a crescente utilização de mais tecnologia nos veículos em geral.
  2. O nosso novo programa de serviço GDi (injeção direta de gasolina em alta pressão) é apenas um exemplo dos produtos que dispomos, entre os quais sobressaem os injetores; as ferramentas de diagnóstico; os equipamentos para teste e limpeza do motor. Com este programa de serviços GDi, os distribuidores e as oficinas, continuarão a ser capazes de tirar partido desta transformação, tornando mais lucrativas as a atividade de reparação de veículos.
  3. O aumento do uso de componentes eletrónicos nos automóveis, exigirá também novas competências de diagnóstico e teste dos motores, por parte dos profissionais do pós-venda. Estamos em desenvolvimento contínuo neste tipo de ferramentas, para que os nossos clientes possam estar preparados e bem apetrechados para realizar o diagnóstico dos modelos mais recentes e assim, satisfazer os seus clientes oficinais.
  4. Continuaremos a fornecer ao setor de pós-venda, peças, componentes e serviços da mais elevada qualidade. Também efetuaremos adições de novos produtos e serviços à nossa gama, com soluções técnicas para os sistemas de direção, bem como novas pastilhas de travão que já equipam de origem modelos como Audi Q8, Ford Fiesta ST e Focus e Toyota Supra.
  5. Incorporamos novas bobinas de ignição multicarga que proporcionam menos emissões; uma nova gama de bombas de combustível Common Rail reconstruídas e, para o mercado ibérico lançámos mais de 700 novas referências, incluindo uma nova linha de medição de temperatura dos gases de escape.

Relevância do nosso mercado

O mercado português é importante para nós e desempenha um papel relevante na nossa estratégia do sul da Europa. Este mercado tem características específicas no seu parque automóvel e na sua situação económica, por exemplo, pelo que requer uma atenção e uma estratégia específicas. Continuamos a ter uma margem de crescimento neste mercado e estamos a trabalhar para continuar a ter resultados positivos nesta região, juntamente com os nossos distribuidores e parceiros de negócio.

Lançamentos para 2020

Estamos empenhados em garantir que os nossos clientes tenham acesso às peças e serviços de alta qualidade de que necessitam, proporcionando reparações rápidas e rentáveis, mesmo nos veículos mais recentes, continuando a aprimorar os nossos serviços.

Em 2020, pretendemos lançar uma gama modular e multimarca de equipamentos de calibração ADAS, que, a par da nossa solução de diagnóstico DS já existente, permitirá aos profissionais do setor de pós-venda, reparar a um crescente número de sistemas frontais. Este é apenas uma parte das iniciativas que planeámos implementar no nosso programa de diagnóstico, ao longo dos próximos meses deste ano.

Aproveitando a nossa experiência como fornecedor líder do mercado OEM e de grande player no mercado de componentes na América do Norte, também lançaremos uma nova gama de bombas de combustível na Europa. O novo programa abrangerá veículos de marcas e modelos mais populares, tais como o Volkswagen Golf, Audi A3, Renault Mégane, Nissan Juke e Opel Astra.

Finalmente, com os veículos híbridos e elétricos a tornarem-se cada vez mais comum, tanto nas nossas estradas, como nas oficinas dos nossos clientes, vamos introduzir uma gama alargada de soluções de serviço para veículos híbridos e elétricos.

Exposições, formações e grupos de compra

Sendo o evento de pós-venda automóvel mais importante da Europa em 2020 a Delphi Technologies estará presente no Hall 4, stand C12 da Automechanika de Frankfurt, onde iremos apresentar algumas novidades do nosso programa GDi, e onde também teremos a oportunidade relatar as últimas tendências do mercado pós-venda.

No que diz respeito às nossas ações de formação e atividades locais em Portugal, trabalharemos de mãos dadas com os nossos distribuidores e parceiros, visando garantir que disponibilizamos formações e serviços personalizados aos profissionais do setor, que contribuam para os seus objetivos de crescimento, estando alinhados e trabalhando na mesma direção dos nossos parceiros.

A concentração comercial no negócio das peças, por parte dos grandes grupos internacionais de compras, continuará a manter-se. Contudo, este fenómeno está em vias de consolidar-se na península Ibérica o que acabará por acontecer, embora de uma forma mais lenta do que noutros países, devido à fragmentação dos nossos dois mercados. Na Delphi Aftermarket, estamos cientes desta evolução e sempre prontos para enfrentar este novo cenário”, frisou David Zapata nesta entrevista à Automotive.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com