DENSO com maior dinâmica ibérica

by on 6 Agosto, 2018 in Pós-Venda

DENSO com maior dinâmica ibérica

A empresa liderada por Miguel Portolés, diretor geral da Denso Aftermarket Ibérica, está a manter um ciclo de crescimento sustentado, registando bons resultados nas vendas de equipamentos para o mercado do pós-venda em Espanha e também em Portugal, país onde conta com uma histórica rede de distribuidores e clientes fidelizados.

A Revista Automotive esteve em Madrid para entrevistar Miguel Portolés, que nos fala sobre a dinâmica da Denso Aftermarket Ibéria, os principais resultados alcançados e a forma como projeta manter em evidência a marca, sua gama de produtos de qualidade premium e dinamizar a relação com os seus parceiros de negócio nos dois países.

“As empresas com gestão baseada numa cultura japonesa, têm uma visão de negócio sempre a longo prazo, geralmente com planos de 5 anos e o mesmo acontece com a Denso que, como é sabido, faz parte do grupo Toyota, um conglomerado empresarial onde as pessoas e as relações humanas são muito valorizadas.

Este tipo de pensamento e cultura empresarial, que não está tão focado em alcançar resultados imediatos, possibilita realizarmos um melhor desenvolvimento e gestão do negócio, sobretudo em mercados muito competitivos como aquele que encontramos no setor automóvel, em Espanha e em Portugal.

A recente história da Denso Aftermarket Ibéria é disso um bom exemplo. Quando iniciámos as nossas atividades na península ibérica há cerca de 7 anos atrás, tínhamos como ponto de partida a imagem da Denso como fabricante de referência mundial no primeiro equipamento automóvel, facto que nos dava uma vantagem em termos de reputação, mas, ao mesmo tempo, aumentava a nossa responsabilidade para também conquistarmos uma boa imagem da marca e dos seus produtos, no setor de pós-venda.

Resultados positivos

Terminámos o ano de 2017 com resultados globais e ibéricos positivos. Registámos um bom desenvolvimento das nossas atividades no mercado ibérico. Em Portugal, estamos a preparar a implementação de uma gestão da linha diesel a ser conduzida diretamente pela Denso Ibéria, a iniciar ainda este ano. Isto é um passo muito importante para a evolução dos nossos negócios e também para o fortalecimento das nossas relações com os nossos parceiros portugueses.

Como ponto de partida, contaremos com os conhecimentos e o apoio da nossa equipa técnica ibérica, que já acompanha os assuntos relacionados com a gama de produtos diesel da Denso. Esta nossa equipa de profissionais estará encarregue de desenvolver os negócios da nossa gama diesel no mercado português, bem como, pelo serviço de apoio e assistência aos nossos parceiros e clientes da marca.

Tendo em conta que a área de produtos termais, ou seja, a produção e a comercialização de radiadores de água para veículos de passageiros no mercado ibérico é da competência da empresa JDeus, que também faz parte do grupo Denso, tivemos que dinamizar as nossas atividades na distribuição de outros equipamentos para o setor do pós-venda, dando destaque às linhas de produtos de ferramentas elétricas; sistemas de gestão do motor; componentes elétricos; bobinas; filtros; escovas limpa-para-brisas; velas de ignição e velas de incandescência, para além de bombas injetoras e, também, os equipamentos de carga, manutenção e limpeza de ar condicionado da marca CTR.

Iniciamos as nossas atividades ibéricas em abril de 2007 e, desde então, temos vindo a registar um crescimento sustentado da Denso na área do pós-venda. Em Portugal, e analisando os dados mais recentes, a gama de produtos de climatização automóvel tem alcançado um desenvolvimento muito expressivo, graças à qualidade dos nossos produtos e, naturalmente, à dinâmica de trabalho dos nossos parceiros.

CTR deverá expandir

Nossas expetativas para o ano de 2018 que, em termos fiscais teve início em abril, são positivas e estão baseadas tanto na expansão do parque circulante de automóvel nos dois países, mas também no alargamento da nossa gama de produtos para o serviço de pós-venda que deverá acompanhar este crescimento de veículos de passageiros.

Também temos em consideração nas nossas projeções a boa imagem que os produtos e os serviços da Denso Aftermarket Ibérica conseguiram alcançar ao longo destes nossos primeiros 10 anos de existência. Para crescermos num mercado maduro, e com outras excelentes marcas, tivemos que implementar uma gestão de proximidade, com equipas dedicadas e focadas nas diferentes realidades de cada um dos dois países.

Os produtos da marca CTR – empresa que também pertence ao grupo Denso e co fábrica em Itália – deverão contar com uma maior dinâmica de vendas no mercado português. Para além da qualidade e diversidade dos seus equipamentos, a marca CTR conta com uma boa reputação no setor automóvel, pelo que será um dos nossos produtos estratégicos para consolidarmos os nossos negócios em 2018.

Parceiros sólidos

Para além de termos criado uma boa equipa de profissionais na Denso Aftermarket Ibérica, e do constante alargamento da nossa gama de produtos para o mercado de pós-venda, é importante ressaltar a nossa relação comercial, técnica e de proximidade com os nossos parceiros de negócio em Espanha e também em Portugal, onde destaco o bom trabalho de desenvolvimento na gama de climatização pela empresa RPL, e também a expansão e o modelo de negócio do grupo Create Business e do distribuidor Soulima.

Acreditamos que ao longo destes anos, conseguimos desenvolver uma rede de parceiros sólidos, nos dois países, e é com eles que a Denso Aftermarket Ibérica projeta ampliar e dinamizar os seus negócios, mantendo uma promissora relação win-win. Estamos a alargar o nosso portfólio de produtos, como a inclusão dos termostatos que também terão margem para crescer ao longo de 2018.

Desde 1957 que a Denso fabrica produtos para o mercado do pós-venda. Somos um dos maiores fornecedores das principais marcas automóveis e, estatisticamente falando, 9 em cada 10 carros que circulam no mercado europeu, têm pelo menos um componente da marca Denso. A força da marca, do nosso grupo e a histórica relação técnica e comercial que temos com o mercado automóvel permitem que a Denso seja um parceiro de qualidade premium não somente em produtos, mas também em serviços e no modelo de gestão dos negócios que realizamos com os nossos parceiros e clientes.

Convém relembrarmos que os profissionais das empresas de reparação automóvel estão bastante familiarizados com a marca Denso e os seus produtos, visto que estamos presentes na maioria dos automóveis de passageiros atualmente em circulação. Isto significa dizer que existe sempre uma porta aberta para os nossos distribuidores no setor do pós-venda. Somos uma marca com reputação e qualidade reconhecida em todo o mundo.

Vitória e parceria técnica

Distribuímos produtos evoluídos e tecnicamente muito complexos, quer da marca Denso quer da marca CTR. Por isto, estamos constantemente a desenvolver ações de formação com os nossos distribuidores e com os clientes dos nossos distribuidores, seja em Espanha, seja em Portugal e, para tanto, contamos com uma equipa de profissionais altamente especializados na área de formação técnica.

A partir de Madrid, abastecemos o mercado ibérico praticamente em 24 horas. A logística da nossa marca está mais célere e melhor estruturada. Este é um fator de segurança para os nossos distribuidores e os clientes da marca Denso.

A palavra Denso, em japonês, significa motor elétrico. E, apesar de sua longa história, a marca continua a cimentar a sua imagem no mercado. Recentemente a Denso destacou-se nas 24 horas de Le Mans, na qualidade de patrocinadora e fornecedora de suporte técnico à viatura TS050 da Toyota Gazoo Racing (TGR), equipada com motorização híbrida.

Os pilotos Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso deram a primeira vitória à marca Toyota ficando, em segundo lugar na mesma prova, o outro carro da equipa Toyota Gazoo Racing conduzido por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. Mais uma demonstração da qualidade e competência técnica dos produtos Denso, mesmo quando utilizados em condições extremas, como são as competições de desporto motorizado”, ressaltou Miguel Portolés para a Revista Automotive.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com