Diesel Technic Group – ano positivo com muitos prémios

by on 3 Janeiro, 2020 in Pesados

Diesel Technic Group – ano positivo com muitos prémios

Um ano de negócios bem-sucedido. Assim, de forma objetiva pode-se resumir os resultados alcançados pelo Diesel Technic Group ao longo de 2019. As inovações quanto aos produtos, bem como as atividades do Premium Shop destinadas aos profissionais do setor de pós-venda e oficinas em geral, contribuíram de forma decisiva para estes resultados.

Também foram muito os prémios atribuídos às diversas subsidiárias do grupo, como foram os casos de melhor fornecedor de logística da rede francesa Techniques Véhicules Industriels (TVI), atribuída à Diesel Technic France SARL e também de Melhor Fornecedor, prêmio concedido com base numa ótima cadeia de fornecimento. Na feira britânica Groupauto & UAN (United Aftermarket Network) UK Show, a filial Diesel Technic UK & Ireland Ltd. recebeu o prêmio de “Fornecedor do Ano”.

Já a subsidiária espanhola recebeu recentemente mais três prêmios. A Diesel Technic Iberia foi premiada pela qualidade de dois grupos de produtos – sistema de exaustão e câmaras de freio – da marca DT Spare Parts.  O Quality and Service Awards, organizado pela Posventa Plural, reconhece as marcas de peças sobressalentes e equipamentos de maior valor pelas oficinas comerciais de veículos da Espanha.

Igualmente, a Diesel Technic Iberia recebeu o Prémio Fleet Service Digital, por sua excelência em serviços digitais ao longo deste ano. O prêmio foi concedido durante a premiação Fleet Service Automotive 2019, organizada pela Revista Automotive, que honra os atores automotivos de maior destaque em Portugal e no exterior.

Crescimento ibérico

Para falar sobre as atividades do mercado ibérico, entrevistámos Martin Ratón Arias, General Manager da Diesel Technic Iberia, nas suas amplas e modernas instalações localizadas no Parque Logístico Casablanca, em Torrejón de Ardoz, nos arredores da cidade de Madrid, em Espanha.

“A comunicação é fundamental para a nossa empresa. Apesar da gestão ibérica, gostaria de salientar que o serviço do nosso atendimento de chamadas, é realizado com linhas telefónicas customizadas que permitem o atendimento em português ou em espanhol, em função da origem das chamadas. Parece uma questão de somenos, mas para a nossa empresa, o bom atendimento e o respeito por aqueles que nos procuram, é um princípio básico de boa gestão empresarial.

Relativamente as nossas atividades comerciais, continuamos a crescer, sobretudo com relação ao ano de 2018, fruto da mudança de instalações para uma nova nave que atualmente ocupamos. Passamos de uma anterior instalação com 2 mil mts2, para um amplo espaço de 5 mil m2, com 12 metros de altura e 4 milhões de euros em stock. Isto permitiu continuarmos a crescer acima dos 2 dígitos.

O mercado de reposição de peças mudou muito nos últimos 5 anos, sobretudo no segmento de peças para viaturas comerciais, furgões, pesados de mercadorias e de passageiros, onde as marcas da Diesel Technic (DT Spare Parts e SIEGEL Automotive), já ocupam uma posição de referência ibérica. A disponibilidade da peça e a celeridade na sua entrega passaram a ser, em conjunto com o preço, a qualidade e a garantia, os pontos chaves para o crescimento da nossa empresa.

Apesar de dispormos de peças de reposição que, pelas suas características técnicas são comuns nas aplicações em camiões e autocarros, a diversidade, quantidade e novas referências, continuam a ser essenciais no nosso setor de atividade e fazem a diferença da Diesel Technic. Todas as nossas gamas de produtos são certificadas e registaram crescimentos no último ano, sobretudo as famílias de peças para os veículos comerciais ligeiros e furgões.

Frotas

As frotas em geral constituem um alvo estratégico para as nossas atividades de reposição de peças, logicamente no âmbito das viaturas comerciais ligeiras, medias e pesadas de mercadorias e de passageiros. Até alguns anos atrás, as frotas das empresas tinham uma característica monomarca que, de certa forma, não necessitava de uma diversidade de peças de reposição, por parte dos distribuidores. Hoje, a diversidade de modelos e modularidade das viaturas é uma regra em quase todas as frotas ibéricas.

Neste sentido, as tendências de compra foram migrando para peças multimarcas. Naturalmente existem exemplos de peças que são comuns a determinados grupos de camiões, como são os casos das marcas de camiões MAN, Scania e VW, mas a diversidade das famílias de peças, sobretudo para reposição de peças de viaturas mais antigas, ainda é uma necessidade no nosso setor, o que exige uma atualização constante dos nossos catálogos de produtos, incorporando sempre novas referências de peças, como o caso recente da marca de camiões Volvo.

Sustentabilidade

Empregamos cerca de 30 profissionais em Madrid, um número que tem vindo a aumentar todos os anos, sobretudo para a nossa área de logística, que tem sido fundamental para o nosso crescimento. Estamos otimistas quando a evolução do nosso negócio no ano de 2020. A Diesel Technic se preparou, ajustou-se e investiu em espaço, stock, profissionais, e agilizou ou seus serviços.

Incorporámos novas famílias de peças de reposição também para viaturas ligeiras de passageiros, bem como para o setor de máquinas agrícolas, marinha e obras públicas, segmento que também estão a crescer. Esta amplitude de peças, acessórios e componentes, juntamente com a constante inovação de produtos e desenvolvimento de novos catálogos, impulsionarão o nosso volume de negócio em 2020 em Portugal e em Espanha.

Portugal

Desde que assumimos, diretamente a partir de Madrid, a gestão comercial e logística do mercado português, registámos crescimentos no nosso volume de negócio, em números bem acima do crescimento verificado em Espanha. O mercado português é muito dinâmico, específico e bastante profissional. Dispomos de uma excelente rede de distribuidores de peças, aos qual chamamos de parceiros, e que vêm crescendo, juntamente com o desenvolvimento da Diesel Technic Ibéria.

As frotas de camiões em geral, são muito importantes para os nossos distribuidores, visto que os transportadores portugueses realizam viagens de longo curso, necessitando por isto, de uma manutenção mais completa dos seus camiões, logo, com mais consumo de peças, acessórios e equipamentos.

Prémio Digital

Estamos muito orgulhosos pela distinção atribuída pela Revista Automotive, com o Prémio Fleet Service na categoria Digital. Este prémio vem recompensar e reconhecer o nosso esforço e o pioneirismo da Diesel Technic na área da comunicação digital com os seus parceiros de negócio e clientes em geral.

As nossas plataformas digitais têm vindo a evoluir todos os anos, incorporando mais famílias de peças, novas referências, programas de fidelização e, sobretudo, vídeos técnicos e formativos para os profissionais das oficinas de viaturas pesadas.

A nossa plataforma digital B2B começou a ser desenvolvida em 2012 e, desde então, tem vindo a evoluir todos os anos, com o acompanhamento diário do nosso departamento de marketing.  Se me permitem a comparação, e com as devidas reservas das dimensões e direitos autorais, a Diesel Technic dispõe de uma plataforma digital de vendas de peças, tão dinâmica como a da gigante Amazon.

A facilidade de busca e de compra dos nossos produtos, e articulação com os serviços administrativos, logísticos e de documentação, permitem agilizarmos toda a nossa comunicação comercial com os nossos distribuidores e clientes. Mais de 90% das encomendas que recebemos diariamente são realizadas através da nossa plataforma digital e, destas, mais de 70% são geridas automaticamente pelos nossos serviços, sem qualquer intervenção humana.

Simplificar e agilizar

Dispomos de uma gestão automatizada, com uma reduzida margem de erro, e uma maior agilidade na entrega da peça encomendada. Isto também nos permite realizar análises mais precisas do nosso stock, volume de negócios, tendências de compra por família de produtos, entre outras, com custos mais reduzidos e uma maior eficiência para atendermos as mais de 700 encomendas que recebemos todos os dias.

Com esta plataforma digital e interligação de todos os serviços, conseguimos alcançar um índice acima dos 90% de entrega de peças em até 24 horas, para o mercado ibérico. Somos adeptos do princípio KISS (do acrônimo em inglês  Keep It Simple, Stupid ), ou seja, otimizamos os projetos de forma simples, eliminando a complexidade das ações de encomenda e entrega das peças. Aquilo que em 2012 começou como um projeto digital, hoje constitui o cerne das atividades de gestão da Diesel Technic ibérica e também de uma relação aberta com os nossos distribuidores e dos nossos clientes.

Tendências

Estamos atentos e analisamos constantemente todos os movimentos do mercado de pós-venda ibérico. Recebemos importantes inputs da nossa sede, como é óbvio, mas temos uma gestão de proximidade com os nossos parceiros de negócio e cliente, localizados em Espanha e em Portugal. As marcas automóveis em geral, continuam focadas nas vendas quando o mercado está bem, e voltam as suas atenções para o negócio de pós-venda quando há um abrandamento nas vendas.

Somos da opinião que há mercado para todas as empresas que trabalhem de forma honesta, transparente com qualidade, sustentabilidade e respeito pelos seus trabalhadores, parceiros de negócio e clientes. Esta tem sido, em síntese, a nossa estratégia em todos os mais de 140 países onde a Diesel Technic está presente, e o mesmo se aplica ao mercado ibérico”, destacou Martin Ratón, na foto (à dir.), com Joaquín Benito, coordenador de marketing e comunicação da Diesel Technic Ibéria.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com