Euro Repar Car Service – reparação multimarca do Grupo PSA

by on 7 Janeiro, 2019 in Pós-Venda

Euro Repar Car Service – reparação multimarca do Grupo PSA

Em 2015, as redes de manutenção e de reparação automóvel multimarca Euro Repar e a Motaquip, unem-se em França e passam a denominar-se Euro Repar Car Service.

Hoje, a rede cresceu e já conta com mais de 3200 oficinas em toda a Europa. Em Portugal, as atividades da Euro Repar tiveram início em 2016 e, nestes 2 anos de existência, já conta com 120 oficinas integradas, localizadas em diversas regiões do continente e ilhas.

Nuno Gregório, responsável pela rede Euro Repar Car Service em Portugal, em declarações à Revista Automotive, faz um balanço das atividades e apresenta as suas estratégias para o ano de 2019.

“A visão estratégica do Grupo PSA passa por acompanhar a evolução da mobilidade automóvel e a rede Euro Repar Car Service, surge não apenas para unir as atividades de reparação independente das marcas Peugeot e Citroen, mas também disponibilizar um serviço de pós-venda de proximidade, aproveitando o enorme parque circulante existente em toda a Europa destas duas marcas.

Do conceito de rede integrada, inicialmente orientada para os clientes das marcas Peugeot e Citroen, o projeto evoluiu e atualmente presta serviço oficinal para todas as marcas automóveis. Quase que em simultâneo com o desenvolvimento da rede, a Euro Repar também passou a ter uma gama de produtos de marca própria, sendo que hoje dispomos de mais de 10 mil referências de peças, o que nos permite uma cobertura de 90% do parque circulante automóvel na Europa.

De baterias aos pneus

Portugal é o país onde o projeto Euro Repar peças e a rede de oficinas Euro Repar Car Service, registou um rápido e consistente crescimento em volume de negócios e de aderentes ao conceito. Em apenas 2 anos de existência, conseguimos integrar 120 oficinas. Mesmo num mercado maduro como o nosso, foi possível implementarmos uma nova rede oficinal multimarca e exclusivamente para serviços mecânicos.

Para além da expansão da rede, conseguimos igualmente dinamizar a venda de peças da marca Euro Repar, um fator importante na questão da rentabilidade e independência da nossa rede, pois não estamos reféns de outras marcas. Dispomos de uma ampla gama de peças desde baterias, amortecedores, escovas, sistemas de climatização, lubrificantes, lâmpadas, pastilhas de travão, escapes e sobretudo pneus, que foram integrados à gama há menos de 3 meses, mas que já são um produto de grande venda.

A exceção dos serviços de reparação de chapa e pintura, a rede Euro Repar está bem estruturada para prestar um completo trabalho de manutenção das viaturas ligeiras de passageiros e alguns modelos de viaturas comerciais ligeiras. Para além do cliente particular, estamos a desenvolver acordos com as principais gestoras de frotas e com as seguradoras, para assegurar um maior volume de negócio aos aderentes à nossa rede.

Cobertura geográfica

Demos prioridade na escolha das oficinas candidatas à nossa rede que proporcionassem uma boa cobertura geográfica e que já tivessem um bom histórico de serviço de reparação automóvel na sua região. Este é um dos fatores de diferenciação da rede Euro Repar Car Service – proporcionar serviços de manutenção automóvel com proximidade “capilar”, e não apenas nos grandes centros urbanos. Estamos presentes com as nossas oficinas, onde muitas redes não conseguem chegar.  Conseguimos alcançar em apenas 2 anos, um crescimento sustentado e linear da nossa rede em Portugal, sem sobressaltos e preservando a rentabilidade de quem já estava na rede.

No tocante aos serviços prestados às frotas, procuramos centralizar as negociações com as gestoras, e assim, harmonizar as relações comerciais em toda a nossa rede. Estabelecemos protocolos com diversas entidades públicas e privadas, encaminhando serviços para as nossas oficinas Euro Repar Car Service. Apesar de estarmos integrados no Grupo PSA, somos uma empresa autónoma, mas que se beneficia das sinergias negociais do grupo e da partilha dos serviços de BackOffice.

As peças Euro Repar são distribuídas ao mercado nacional através de 3 placas logísticas sob a égide da Distrigo. Quando celebrámos um contrato com uma oficina aderente à rede Euro Repar, simultaneamente estabelecemos um contrato de fornecimento de peças com base nestes 3 distribuidores logísticos da Distrigo, a saber PSA Retail, Sofrapa e Gamobar Peças. Isto nos permite um maior controlo do fluxo e consumo de peças, e para as oficinas da nossa rede, uma maior rapidez no fornecimento das peças, com até 4 entregas diárias.

Operador de mobilidade global

A ofensiva do Grupo PSA no mercado automóvel, passa por uma completa alteração da forma como as coisas se processavam até alguns anos atrás, quando tínhamos o modelo clássico de um fabricante automóvel e a sua rede própria de concessionários e reparadores autorizados. Com o conceito Euro Repar, abrimos as portas às demais marcas automóveis e potencializamos a comercialização de uma marca própria de peças, ampliando a nossa zona de atuação e o nosso volume de negócios.

Para se ter acesso à rede Euro Repar Car Service, o nosso princípio é o de manter a essência do seu negócio. Por outras palavras, somos nós que temos que adaptar o nosso conceito a uma oficina aderente, e não o contrário como se verifica em algumas outras redes oficinais. Depois de uma avaliação da qualidade dos seus serviços, um determinado candidato ficará habilitado a iniciar as negociações de adesão à nossa rede.

É importante frisar que uma vez dentro da nossa rede, a oficina manterá a gestão do seu negócio de forma independente passando a beneficiar-se, entretanto, de todo o conhecimento e expertise da rede Euro Repar Car Service e do Grupo PSA no mundo automóvel. Desde ações de formação técnicas e comerciais, novas técnicas de gestão e de rentabilidade oficinal; equipamentos de diagnósticos, para além de atualizações em questões como digitalização, conectividade e homologações de produtos, fazem parte do nosso apoio aos nossos parceiros de rede.

Independência e partilha

A imagem padrão da nossa rede é bem conhecida em toda a Europa, mas procuramos sempre realizar um estudo de impacto junto à oficina aderente. Com isto, visamos preservar a sua identidade e não minimizar o nome da empresa na sinalética. Queremos e procuramos manter a identidade de cada oficina aderente, pois como já referi anteriormente, somos nós que temos que adaptar o conceito Euro Repar Car Service à oficina, e não o contrário.

Uma outra vantagem de ser membro da nossa rede é a possibilidade de a oficina aderente poder vender viaturas de remarketing das marcas do Grupo PSA. Ou seja, da mesma forma que os concessionários das marcas PSA têm acesso às viaturas de remarketing, as oficinas integradas na rede Euro Repar Car Service podem igualmente ter acesso a esta plataforma de produtos, mediante uma prévia formação comercial, realizada de forma periódica, através de uma empresa especializada nesta área de negócio.

Também realizámos formações à distância, eliminando os custos de deslocações e interrupção das atividades das nossas oficinas aderentes, podendo ser complementada com formações presenciais, descentralizando o local, e facilitando o acesso a uma determinada zona, privilegiando as formações em horário pós-laboral, sem colidir com o dia-a-dia das oficinas.

As formações estão a ser reformuladas. Em 2019, teremos um novo caderno de formações, voltadas para os carros elétricos, refrigeração, homologações, entre outros. Entretanto, em termos práticos, dispomos de uma linha exclusiva de apoio técnico multimarcas às nossas oficinas Euro Repar Car Service, com acesso gratuito a todos os membros da nossa rede. Também facultamos aos membros da nossa rede, um catálogo digital multimarca, que facilita a consulta e identificação de peças, sendo posteriormente encomendada e distribuída através de uma das 3 plataformas logísticas Distrigo.

Para uma pequena empresa oficinal, ter acesso a uma ferramenta digital com uma ampla gama de referências de peças multimarca, sem custos adicionais é fundamental para o bom funcionamento da reparação automóvel. Dificilmente uma pequena empresa oficinal conseguirá sobreviver no futuro imediato com pleno êxito e de forma sustentável, sem estar vinculado a uma rede oficinal de referência mundial.

As novas motorizações, híbridas, elétricas e plug-in, estão a criar novos desafios ao setor de pós-venda. Um grupo como a PSA, com a história e experiência centenária das nossas marcas, tem uma capacidade muito superior de proporcionar conhecimento técnico a uma empresa oficinal que esteja associada à nossa rede, do que aquela oficina que quer continuar a manter-se distanciada destas novas realidades e exigências do mundo automóvel.

Perspetivas

O projeto apesar de recente em Portugal, já está a colher bons frutos, para todos os envolvidos no conceito Euro Repar Car Service. A expansão da nossa rede é uma realidade, a ampliação da nossa gama de produtos e de referência de peças é um fator importante, a abertura para vendas de viaturas do remarketing das marcas do grupo PSA é uma vantagem adicional à nossa rede, enfim, estamos a dinamizar e a evoluir em várias frentes.

Tendo em conta que o nosso ponto de partida em Portugal, ao fim destes 2 primeiros anos é muito positivo para todos os envolvidos, acredito que o ano de 2019 possibilitará avançarmos em outras áreas de negócio, como é o caso da gama de pneus, que queremos consolidar em toda a nossa rede, proporcionando uma maior fidelização aos nossos produtos, pelo cliente final.

É muito provável que o número de parceiros à nossa rede possa chegar ao final de 2019 às 150 empresas aderentes. Queremos defender o negócio de quem já está na rede, mas o potencial de crescimento ainda é grande. O nosso propósito é ajudar as nossas oficinas a conquistar mais clientes. Isto é feito de diversas formas e ações de marketing, mas também trabalhamos com a comunicação local, respeitando a cultura e a forma de agir localmente.

Do ponto de vista nacional, utilizaremos os melhores suportes existentes no mercado para aumentarmos a notoriedade da rede Euro Repar Car Service e também darmos a conhecer cada vez mais a qualidade da gama de produtos Euro Repar. A marcação online e a orçamentação online também são fatores de distinção e de transparência da nossa rede.

O Grupo PSA está contente com as atividades do conceito e da rede Euro Repar Car Service em Portugal, que apresentou em tão pouco tempo, o mais rápido crescimento, por comparação com outros países da Europa. Há muito entusiasmo da equipa no nosso projeto, dos nossos parceiros e dos atuais membros da nossa rede.

Continuaremos a evoluir o nosso conceito de rede oficinal e de venda de peças de substituição multimarca em Portugal, bem como manter os níveis de qualidade e de satisfação dos nossos clientes. Queremos chegar às micro, pequenas e médias empresas com frotas, pois contamos com uma rede bastante extensa, bem estruturada e equipada, com todo o suporte técnico, garantia, experiência, apoio e a força negocial do Grupo PSA”, destacou Nuno Gregório à Revista Automotive.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com