Ford Focus ST Line 1.0T – forma, conteúdo e dinâmica

by on 27 Dezembro, 2019 in Ensaios / Assessment

Ford Focus ST Line 1.0T – forma, conteúdo e dinâmica

Por: Rui Reis        Texto: Redação

No caso desta versão com acabamentos ST Line, o Ford Focus não é apenas uma imagem bonita desprovida de conteúdo. O excelente chassis e o desenvolto 1.0T de 125 cv coadunam-se com a imagem desportiva que o exterior transparece.

Com mais ou menos equipamento, com ou sem kit estético e com mais ou menos potência, um aspeto é comum a todos os Ford Focus: uma dinâmica ímpar. E isto não é um exclusivo da atual geração, é um atributo intrínseco a todos os Focus desde que o modelo foi lançado em 1998.

Evolução

Obviamente que os mais de 20 anos de experiência acumulada, resultaram numa evolução contínua e sustentada, sendo que a atual geração do Ford Focus lançada de 2018 é, naturalmente, a mais apurada das quatro.  Se ao excelente chassis, associarmos um dos mais premiados motores a gasolina da atualidade e um design à altura, é fácil perceber o sucesso que o Focus 1.0T ST Line tem granjeado, nomeadamente entre os clientes de frotas.

De facto, com o mix de vendas a pender cada vez mais para os motores a gasolina, é uma escolha inteligente da Ford em reforçar a aposta neste 1.0 Turbo, a mais celebrada das unidades da família EcoBoost. Com 125 cv de potência, este motor de 3 cilindros só é “pequeno” na cilindrada…

Condução

Até o soar sui generis dos três cilindros, contribui para o entusiasmo que é fácil sentir ao volante deste Focus.  Depois, como referi, o chassis é exímio na forma como equilibra o conforto e o comportamento e, mesmo nesta versão ensaiada com jantes de 17” e suspensão desportiva, o Focus “digere” o mau piso com uma facilidade desconcertante.

E se percorrermos uma boa estrada encadeada é impossível não esboçar um sorriso perante a mestria da Ford, no desenvolvimento do chassis e taragens de suspensão.  Obviamente que, numa condução mais “despachada”, é fácil fazer médias próximas, ou até superiores, aos 10 l/100 km. Já numa utilização mais regrada, o motor de 3 cilindros contenta-se com menos de 7 l/100 km. O difícil vai ser mesmo conter o ímpeto do pé direito…

Mas a evolução do Focus não se cinge à dinâmica e esta geração deu um importante salto qualitativo e tecnológico, não só na disponibilização de elementos de conforto, mas, acima de tudo, nos sistemas de assistência à condução e à segurança ativa do condutor e passageiros.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com