Ford – nova fase e posicionamento nas frotas em Portugal

by on 14 Maio, 2018 in Frotas

Ford – nova fase e posicionamento nas frotas em Portugal

Empresa com mais de 70 anos em Portugal, a Ford Lusitana passou por grandes alterações na última década e em finais do ano passado, entrou em força no mercado empresarial com o lançamento do seu produto Ford Renting.

João Ferro, diretor geral de vendas da marca Ford em Portugal, recebeu a Revista Automotive para falar sobre a gama de produtos, da sua estratégia de vendas, da sua rede de concessionários, bem como do peso e importância que as vendas ao canal empresarial têm no volume da empresa. Os investimentos em modelos elétricos e plug-in, e os lançamentos de novos modelos, também são abordados nas linhas que se seguem.

“Dispomos de uma gama bastante completa de veículos neste momento para o mercado empresarial. No caso dos veículos ligeiros, destaco os modelos Focus, Fiesta e Mondeo com claro posicionamento para o mercado dos clientes empresariais e das frotas em geral.

Para além destes modelos que já contam com um grande historial em Portugal, também dispomos do modelo SUV Kuga Business, que tem alcançado um bom volume de vendas no canal das pequenas frotas e ENI, visto estar posicionado num patamar abaixo dos 25 mil euros, com um equipamento ajustado às vendas as empresas.

Naturalmente que o modelo Ford Focus, apesar de estar em mudança de ciclo de vida, continua a registar crescimento de vendas na nossa rede de concessionários à volta de 15%, o que é um número muito bom face à forte concorrência das outras marcas, e a previsão é de que este crescimento se mantenha firme até o fim do ano, quando voltaremos a ter um incremento nas vendas do Focus com a chegada do novo modelo, já na reta final deste ano.

Na gama de veículos comerciais, também dispomos de produtos bastante atualizados e com grande referência no mercado nacional, como são os casos da Ford Transit, da versão Connect, Custom e da Courrier. A versão Tourneo Custom, é um produto mais luxuoso e vocacionado para o mercado dos hotéis e das frotas personalizadas de turismos e algumas vendas corporate, o que bem demonstra a capacidade de adaptação dos nossos veículos comerciais as novas necessidades dos consumidores empresariais.

Estratégia de vendas

A estratégia comercial da Ford para o mercado empresarial também passa pelo trabalho realizado no terreno pela nossa rede de 18 concessionários autorizados, que nos dão uma boa cobertura do território nacional e ilhas. Desta rede, 6 empresas são consideradas concessionário Ford Store que tem todas as valências das outras concessões da nossa rede, mas que adicionalmente, dispõem de consultores comerciais especialistas no atendimento ao cliente empresarial, da venda ao serviço de pós-venda.

Nestas 6 concessões, o cliente empresarial encontrará atendimento diferenciado quer na escolha do modelo mais adequado à sua atividade e negócio, como também tem ao seu dispor, um serviço de pós-venda dedicado às necessidades de mobilidade da sua frota. As concessões Ford Store estão localizadas em Guimarães, duas no Porto, uma Leiria, uma em Loures, uma em Lisboa e uma em Faro.

Com esta rede dedicada e bem estruturada, o cliente frotista tem ao seu dispor um serviço de excelência tanto no aconselhamento na hora da escolha dos modelos da nossa gama de veículos ligeiros ou comerciais ligeiros, no acompanhamento do seu negócio e, mais à frente, nos serviços de apoio e assistência técnica à sua frota de viaturas da marca Ford.

Há que salientar que o cliente frotista tornou-se, nos últimos 5 anos, no canal de vendas mais importante para a maioria das marcas automóveis presentes em Portugal. Hoje, 70% das vendas automóveis das principais marcas estão relacionadas com negócios efetivados no canal empresarial. Da micro, pequena e média empresa, passando pelo empresário em nome individual, a Ford tem dado uma atenção especial a esta nova tipologia de consumidor.

Ford Renting

Para além de uma boa rede de concessionários e da rede Ford Store, também desenvolvemos parcerias com as principais gestoras de frotas. Em complemento, dispomos do nosso próprio renting da marca Ford, produto financeiro que ganhou um novo relevo no final do ano passado, quando foi reestruturado e adequado à nova realidade do mercado e das vendas às empresas.

Assim, e desde outubro do ano passado o nosso produto Ford Renting tem vindo a ganhar mais espaço nas nossas negociações com os clientes empresariais, aproveitando toda a nossa experiência em produtos financeiros e a boa imagem que a Ford granjeou em Portugal ao longo de décadas de sua existência.

Com o Ford Renting, o cliente tem sempre assegurado, ao longo da existência do contrato, uma assistência de fábrica disponibilizada pela nossa rede oficial, com a utilização de peças originais, através de serviços de pós-venda prestados por técnicos treinados e que estão a receber constantes formações da nossa marca.

Esta tem sido uma das áreas de negócio que também está a alavancar as nossas vendas no canal empresarial, sendo ainda responsável por uma crescente fidelização à nossa marca. Um cliente frotista precisa de ter um apoio técnico de qualidade, eficaz, económico, com proximidade e com garantia, e estes são os pressupostos que a marca Ford proporciona ao cliente empresarial, em toda a nossa rede oficial.

Nova mobilidade

O produto renting, como alternativa viável e economicamente mais ajustada às capacidades financeiras da nossa sociedade, tem vindo a ganhar cada vez mais força junto às empresas de pequena dimensão, sendo que o mesmo se verifica junto aos empresários em nome individual de faixas etárias mais jovens, que vêm no renting a possibilidade de utilizarem o automóvel como uma solução de mobilidade e não como um bem pessoal.

Queremos, por isto, reforçar as nossas vendas com o Ford Renting, sempre apoiado na nossa rede de concessionários. Mas gostaria de salientar que a nossa marca em Portugal, sempre gozou de uma boa imagem no serviço de pós-venda, e também está área de negócio é importante na venda circular de um automóvel.

Temos preços muito atrativos no serviço de pós-venda em toda a nossa rede, com menus de serviço com preços transparentes, através dos quais o cliente sabe de antemão quanto poderá custar a intervenção no seu automóvel. Este benefício, ou seja, preços mais acessíveis no nosso pós-venda, acaba por também se refletir nos nossos contratos de manutenção do produto Ford Renting.

Apesar de ainda estarmos no início do processo de venda do produto Ford Renting, a nossa expectativa é muito positiva na sua evolução. A questão da mobilidade é importante para a Ford, que já anunciou avultados investimentos no desenvolvimento de modelos elétricos e plug-in a partir de 2019, com 14 novos produtos a serem lançados até o ano de 2021, pese embora pessoalmente acreditar que ainda há margem para todo o mercado automóvel desenvolver modelos cada vez mais eficientes em termos de consumos e emissões.

Ultrapassar desafios

A Ford, apesar de ser uma empresa centenária, continua a se renovar todos os anos. Em 2008, com o advento da grande crise mundial no setor automóvel, a Ford desfez-se de outros negócios e de importantes marcas, centrando os seus esforços em se ajustar a uma nova sociedade. Ao fim destes 10 anos, estamos novamente a crescer e a demonstrar toda a pujança dos nossos produtos, serviços, mantendo o foco na rentabilidade dos nossos parceiros de negócio e na total satisfação dos nossos clientes.

Lançámos recentemente a nova gama do Fiesta, brevemente iniciaremos a comercialização da nova Ford Transit e, a partir de outubro deste ano, chegará ao mercado nacional o novo Ford Focus, modelo muito ajustado às frotas. Será o nosso produto bandeira para o mercado empresarial. Gostaria de finalizar dizendo que a Ford é declaradamente uma marca muito competitiva para atender ao pequeno frotista, o mesmo não acontecendo quando falamos de grandes frotas, onde as vendas estão exacerbadas. A nossa estratégia comercial tem por base a garantia da rentabilidade dos nossos negócios e dos nossos parceiros ”, destacou João Ferro.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com