Gamobar Peças – o braço forte da Distrigo e Eurorepar

by on 23 Março, 2020 in Pós-Venda

Gamobar Peças – o braço forte da Distrigo e Eurorepar

Prestes a completar 4 anos de atividades, a Gamobar Peças tornou-se uma unidade de negócio estratégica e um braço forte da Distrigo e da Eurorepar, na região norte do país. Com instalações amplas que ultrapassam os 4 mil m2 de área e localizada na Zona Industrial do Porto, é distribuidora oficial do Grupo PSA e das marcas Peugeot, Citroen, DS e mais recentemente, da Opel.

Entre as suas múltiplas tarefas e solicitações, Pedro Santos, diretor de unidade da Gamobar Peças, (na foto) recebeu a Revista Automotive para dar a conhecer a evolução das suas atividades e a estratégia da sua unidade de negócio, e a forma como encara os desafios cada vez mais frequentes, no dia-a-dia de um gestor no setor da distribuição de peças.

“A Gamobar Peças é um nome comercial de uma unidade de negócio do Grupo Gamobar e não uma empresa. Na Gamobar temos uma área de negócios de venda de viaturas novas, usadas, de pós-venda e de vendas das peças. A insígnia Gamobar Peças começou as suas atividades em 2004, com distribuição de peças do grupo Peugeot e, depois foi alargando as vendas de peças para as marcas BMW, Opel, entre outras, dentro das oficinas do nosso grupo e também para reparadores independentes.

Proximidade

A partir de 2016 integramos no nosso portfólio a gama DISTRIGO tornando a Gamobar Peças, uma das três plataformas logísticas em Portugal, desta marca de peças do Grupo PSA. Alguns anos antes, concretamente em 2004, instalamos um call-center, formamos uma equipa comercial e, desde então, a nossa unidade de negócio não parou de crescer.

Começámos com somente 2 operadores de call-center e, atualmente, dispomos de uma equipa de 12 profissionais que atendem uma média de 900 chamadas por dia.

Em termos cronológicos, em 2014 abrimos a Gamobar em Lisboa, movimento que nos permitiu realizar uma expansão territorial para a zona sul, com uma equipa de vendas orientada a visitar os reparadores independentes e a dinamizar a relação de proximidade com este novo mercado. Desde então, estruturamos a nossa unidade com base em três canais de distribuição: reparadores autorizados, reparadores independentes e os balcões de peças.

Apesar de dispormos de um portal para vendas e atendimento B2B dos clientes profissionais da Gamobar Peças, gostaria de salientar que o atendimento presencial, através dos nossos balcões de peças, continua a registar uma grande afluência de clientes, com uma média de 70 atendimentos por dia.

Expansão

Em 2006 quando cheguei à Gamobar Peças, tínhamos 22 colaboradores e, atualmente, já somos cerca de 65 profissionais. Em todos estes anos temos crescido o nosso volume de negócios acima dos dois dígitos, mesmo com o mercado de peças a tornar-se mais maduro e com mais concorrentes. Somos muito proativos e sempre que há uma oportunidade para evoluirmos, aproveitamo-la la ao máximo. Prova disto é que já mudamos três vezes de instalação, visando proporcionar um melhor serviço aos nossos clientes, e também tornar mais eficiente os nossos serviços logísticos, aumentar e dinamizar a nossa capacidade de stock de peças.

O fato de estarmos integrados num grande grupo empresarial do setor automóvel e as sólidas relações que temos com o grupo PSA, permitiram que em meados de 2015, fosse-nos apresentado o projeto de distribuição da marca DISTRIGO. Contudo, passamos o ano de 2016 a realizar todo o nosso business plan, bem como a realizar visitas comerciais em todo o país (incluindo as ilhas), para criarmos a rede de distribuição da PSA que temos hoje, com concessionários e reparadores autorizados da Peugeot, DS, Citroen e Opel.

A integração das peças da marca DISTRIGO, oficialmente feita em janeiro de 2017, acabou por proporcionar uma mudança radical na nossa estrutura e atividade, visto que em pouco tempo, triplicámos o nosso volume de vendas de peças multimarcas. Isto demonstra que soubemos aproveitar ao máximo a oportunidade que nos foi apresentada em 2015 e, em apenas 2 anos, ampliámos a nossa gama de peças, com mais e melhores serviços para os nossos clientes.

Gestão

Com as constantes oscilações do nosso setor de peças, os gestores têm pouco tempo para pensar em novas estratégias para o desenvolvimento e melhoria dos seus negócios. Normalmente, a gestão dos negócios e do tempo, é feita em função da evolução das nossas atividades, o que cria uma sobrecarga de trabalho e condiciona algumas decisões. Mas se soubermos ouvir com atenção os nossos colaboradores e clientes, reduzimos os riscos do negócio e melhoramos os nossos serviços.

Estamos novamente a atravessar um ciclo de mudanças, com a inclusão no nosso portfólio das peças da marca OPEL, movimento que veio trazer alguma entropia em toda a nossa engrenagem, que apesar de tudo, está bem estruturada e saberá acomodar da melhor forma esta marca e ajustar as respostas aos clientes que procuram as peças OPEL. Cada vez mais o controlo tem de ser minucioso e diário. Temos quase de dedicar uma equipa a esta tarefa, porque se não fizermos isto, a margem de venda perde-se.

Logística

Através do nosso portal de vendas, o nosso cliente tem acesso a previsão de entrega da sua encomenda. Como a nossa unidade de negócio está muito focada na qualidade dos serviços de atendimento aos nossos clientes, procuramos ser o mais transparente possível e assim criamos uma relação direta e de confiança com os nossos clientes.

As oficinas de um modo geral já não fazem grandes stocks de peças e, neste sentido, as solicitações são cada vez maiores, diárias e complexas. Os clientes pressionam as oficinas para ter o seu carro reparado a tempo e horas e, por sua vez, as oficinas exercem alguma pressão nos nossos serviços. Temos que ter capacidade de resposta ajustada e saber gerir as expectativas de todas as partes envolvidas neste processo.

Por isso, o nosso portal de vendas e atendimento ao cliente da Gamobar Peças tornou-se fundamental. Em 2017/2018 o portal passou também a abranger os operadores independentes, porque as oficinas independentes estão cada vez mais informatizadas, mas também sob pressão dos seus clientes. Hoje, existe uma geração mais jovem de profissionais que está melhor habilitada para a gestão das oficinas e uma das formas de darmos respostas mais céleres e eficientes, é através do nosso portal que permite, inclusive, a faturação automática das encomendas.

Como o reparador independente já não faz stock, compete-nos garantir entregas diárias. Para tanto, dispomos de um serviço com cerca de 25 furgões para garantir a distribuição a nível nacional. A nossa logística é subcontratada, pois dedicamo-nos naquilo que é o nosso core business.

Eurorepar

Também a integração das peças Eurorepar ao nosso stock, acrescentou mais dinâmica ao nosso negócio, pois temos de assegurar o atendimento das nossas oficinas do nosso grupo, dos reparadores autorizados e dos reparadores independentes. As peças Eurorepar destinam-se maioritariamente a automóveis multimarca, com mais de 5 anos, sendo que comercializamos mais de 12 mil referências, que têm uma boa cobertura em termos de parque automóvel.

Devo dizer que aumentamos de forma significativa as vendas das peças Eurorepar devido, sobretudo, à sua qualidade e abrangência. Nota-se uma grande melhoria de imagem e de comunicação. Os clientes apreciaram as mudanças, contam com preços ajustados e todos os dias há novas referências. Adicionalmente as peças Eurorepar estão contempladas no TecDoc, existe um catálogo EuroreparDoc que faz cruzamento de peças, pesquisa por matrículas, entre outras valências.

Estamos empenhados em melhorar os nossos serviços, dispor de um diversificado stock de peças multimarcas e, em conjunto com a equipa liderada pelo Nuno Gregório, dinamizarmos o conceito Eurorepar Car Service. Juntos, estamos a transformar a forma de gerir, vender e de atender os nossos clientes do pós-venda em geral”, destacou Pedro Santos.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com