Imobilização do camião – menos faturação e penalizações contratuais

by on 14 Janeiro, 2020 in Pesados, Pós-Venda

Imobilização do camião – menos faturação e penalizações contratuais

Uma das situações mais complicadas que os gestores de frota tem de lidar, no decurso das suas atividades, são as avarias dos seus camiões. O tempo de imobilização de um camião, representa custos para uma empresa de transportes e, até mesmo, possíveis penalizações contratuais pelos seus clientes, devido à não entrega das mercadorias no tempo previamente estabelecido.

A prevenção de possíveis avarias dos camiões deve ser feita por profissionais com formação técnica, em ambiente oficinal, ou seja, em espaço dedicado pela empresa de transporte, ou por empresas de reparação externas; através dos concessionários, redes oficinais ou oficinas independentes. Se algumas avarias podem ser mais fáceis de se prever pela obviedade da situação, outras nem tanto.

No caso dos componentes de suspensão e direção dos camiões fabricados mais recentemente, os mesmos são concebidos para terem um tempo de vida operacional muito mais longo. No entanto, as condições agressivas do transporte de mercadorias, como por exemplo a circulação em estradas com neve ou com asfalto em situação irregular, podem levar a um desgaste mais acentuado ou danos destes componentes.

Verificar para não avariar

Não sendo naturalmente necessário efetuar uma verificação diária, a ZF Aftermarket recomenda uma verificação mais “profunda” do chassis, suspensão e direção, antes de viagens de média ou longa distância, bem como antes de realizar a inspeção obrigatória.

Assim, visando a prevenção de danos destes componentes, imobilização desnecessária do camião e ainda de eventuais acidentes rodoviários, os técnicos da ZF Aftermarket recomendam a verificação dos seguintes elementos que integram o chassis do camião: barras de direção; rótulas; articulação em V; suporte do eixo; bem como de possíveis fugas de óleo na suspensão do veículo ou na suspensão da cabine do motorista.

É preciso realçar que, apesar de existirem indicações visuais de danos nos componentes da direção e suspensão, nem todos podem ser visualizados a “olho nu”. A análise de alguns componentes, requer o uso de equipamentos de medição e teste, bem como a formação adequada, que pode ser disponibilizada pelos distribuidores das marcas que integram o portfólio da ZF Aftermarket.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com