Irizar i6 S – patamar acima na condução e conforto

by on 13 Maio, 2019 in Ensaios / Assessment, Pesados

Irizar i6 S – patamar acima na condução e conforto

A Planeta Tours adquiriu novos autocarros que renovam a sua frota, e a Revista Automotive testou um desses modelos. O novo Irizar i6S foi testado por Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive. O ensaio começou nas instalações da Planeta Tours.

“Para além da necessária habilitação (carta de condução, cartão de tacógrafo, cartão do CAM de pesados de passageiros), há um pormenor que a gerência da Planeta Tours zela e faz questão de verificar, antes de qualquer viagem: a indumentária do motorista, onde o fato completo e gravata são essenciais. Uma aparência bem cuidada, não somente do autocarro, mas também do motorista, transmite confiança aos passageiros e é um fator diferenciador no serviço. Há normas de serviço que visam não só o bem-estar e segurança dos clientes, mas também a autoestima e valorização dos funcionários.

Devidamente aprovado na documentação e indumentária, foi a vez do motorista avaliar o estado geral do autocarro (que estava novo e a brilhar!), e também verificar o compartimento de bagagens – vazio (nenhum passageiro esqueceu a sua mala). Neste ponto, ressalto o facto de a abertura das portas deste compartimento ser automática, com apenas um toque no botão do tablier. Para além disto, as portas abrem para “cima” e não para os lados, necessitando assim de pouco espaço lateral. Com este sistema, reduz-se o risco de acidentes com outras viaturas que estejam a circular à volta.

Passageiros especiais

Verificações feitas, dá-se início à marcha sendo que os únicos passageiros a bordo, são os 3 diretores da Planeta Tours e 1 fotógrafo, todos eles muito atentos ao trajeto e, claro, ao desempenho do motorista. Logo nos primeiros quilómetros de condução é possível perceber que o conjunto propulsor da Scania, que equipa este modelo Irizar, é progressivo em termos de potência, com a força do seu binário e dos mais de 400 cv do motor. Assim, não temos um arranque brusco, com objetos a serem projetados.

Leva algum tempo para o autocarro atingir a sua velocidade de cruzeiro. Podemos dizer que se trata de um autocarro mais “conservador” a libertar velocidade, o que é uma vantagem, visto que proporciona uma condução mais segura para o motorista e, consequentemente, uma viagem tranquila para os passageiros.

Quando deixamos para trás a Estrada Nacional e entramos em andamento de autoestrada a potência revela-se em pleno, principalmente a partir dos 70km/h, onde basta darmos um toque no acelerador para rapidamente atingirmos os 100km/h. Sem ruídos parasitas, e com excelente insonorização interna, a estrutura de toda a carroçaria apresenta um comportamento estável, mesmo quando sujeita aos ventos laterais, sem afetar a estabilidade do autocarro em velocidade de cruzeiro.

Para além de dispor de potência e de uma carroceria onde o silêncio e o conforto a bordo são notáveis, este autocarro também se destaca pela sua beleza exterior, bem como pela harmoniosa tonalidade da sua pintura, um padrão aplicado em todos os autocarros da frota da Planeta Tours. Aliás, a empresa orgulha-se de manter todos os seus autocarros impecavelmente limpos, por dentro e por fora, e com as manutenções em dia. Neste setor de atividade, a imagem e a segurança do condutor e dos passageiros, caminham juntas.

Condução

Como já tinha conduzido autocarros urbanos e de longo curso, estou à-vontade para dizer que este Irizar está à altura do que de melhor existe no mercado. A robustez do conjunto (motor, chassi e carroçaria) sente-se em toda a viagem, mas sem tornar a condução monótona ou cansativa. Destaque para o sistema lane assist, que alerta para a transposição da faixa de rodagem através de uma vibração no banco do motorista. Pormenor interessante – se a faixa transposta for a da esquerda, é o lado esquerdo do banco que vibra, e vice-versa.

Com quatro modos de condução, este autocarro tem pouca inércia. Sem sistemas do tipo “Eco-Roll”, quando tiramos o pé do acelerador o veículo começa a perder velocidade rapidamente, quase como se tivéssemos a travar. Isto transmite uma sensação de controlo do motorista, pois não se fica com a impressão de que o autocarro está a andar “solto”. A posição de condução é exemplar, inclusive para viagens médias e longas. O tablier está bem posicionado, e tem todos os comandos, bem visíveis e de fácil acesso. O volante, com pegas em madeira, dá um toque todo especial na condução deste Irizar.

O percurso realizado neste teste incluiu passagens por cidade, estrada nacional, serra e autoestrada. Este é um autocarro utilizado em viagens de médio/longo curso, por isso avaliar os consumos neste percurso seria demasiado redutor. O Irizar i6 S vem equipado com vários sistemas de assistência e de segurança à condução.

Destaque para a câmara de filmar traseira, que está sempre ligada, e que permite uma visão ampla do motorista – principalmente em percurso citadino e nas manobras. Pormenor interessante é o facto de que, sempre que efetuamos a abertura de alguma das portas, surge no visor a câmara de filmar da respetiva porta. Um sistema prático que permite ao motorista a visualização da entrada e saída dos passageiros, com segurança acrescida.

Conforto e segurança

E por falar em passageiros, é preciso lembrar que todo o serviço de transporte tem como principal foco a satisfação e a segurança dos seus passageiros. Com o autocarro de volta às instalações da Planeta Tours, faz-se então uma avaliação do ambiente a bordo. O “S” deste Irizar i6, significa “superior”. Ou seja, uma qualidade de materiais e de conforto acima da versão standard do i6. Em todos os pormenores interiores, é notória essa “superioridade”, quer seja no toque dos materiais, quer no conforto e espaço dos bancos, que dispõem de apoios laterais, com o apoio de costas almofadados e forrados a couro.

Finalizado o teste, sem quaisquer incidentes, concluímos o nosso trabalho com um cumprimento ao fundador da Planeta Tours, Henrique de Almeida, ocasião em que aproveitamos para conversar com Diogo de Almeida e Jorge de Almeida, filhos e diretores da empresa, para nos contextualizar a aquisição destes novos autocarros.

“As mais recentes aquisições foram quatro novos autocarros Irizar i6 S, um autocarro Atomic de 66 lugares, para além de um autocarro Setra e um Mercedes Tourino. Ou seja, atualmente, dispomos de 33 autocarros na nossa frota.

A Planeta Tours é cliente da Irizar desde 2006 e a razão da nossa escolha baseia-se na qualidade de construção, fiabilidade, ampla rede de assistência pós-venda em Portugal e, principalmente, os prazos de entrega. Quando identificamos a necessidade de um novo autocarro, em primeiro lugar escolhemos o chassis e motor. Aqui, trabalhamos com duas marcas pelo histórico de qualidade, ou seja, a Mercedes -Benz e a Scania. Depois, escolhemos o carroçador, e neste caso optámos novamente pela Irizar.

Neste modelo Irizar testado pela Automotive, todo o processo negocial para a sua aquisição foi rápido: desde a disponibilidade da Scania, em termos de motor e chassi, até à adjudicação da carroçaria com a Irizar, decorreram apenas duas semanas. O autocarro ficou pronto em dois meses, segundo as nossas especificações e na data prevista para a sua entrega. Isto é o que mais valorizamos: profissionalismo e honestidade.

Estamos a renovar a nossa frota e a acompanhar o crescimento que o mercado está a manter, nos últimos 4 anos. Também internamente, investimos na instalação de novos equipamentos e elevadores na nossa oficina, na aquisição de uma bomba de combustível para maior autonomia nos abastecimentos dos nossos autocarros, e também aumentámos o parque de estacionamento na nossa sede.

Estamos a completar 24 anos de existência, com confiança no presente e no futuro do nosso negócio, e também conscientes de que o investimento na nossa estrutura e frota, continuará a ser fundamental para mantermos a nossa evolução dentro de um setor muito competitivo”, ressaltaram os diretores da Planeta Tours.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com