Iveco – gama abrangente com soluções especiais

by on 21 Junho, 2019 in Pesados

Iveco – gama abrangente com soluções especiais

A Iveco apresentou no salão Segurex, realizado em Lisboa, a sua gama de viaturas ligeiras e pesadas para o subsegmento dos veículos de socorro e combate a incêndio.

Em entrevista à Revista Automotive, Paulo Correia, responsável pelo mercado de viaturas especiais da Iveco em Portugal, conta-nos mais sobre os veículos expostos no stand da marca, bem como as características deste subsegmento de mercado.

“É um passo importante a Iveco estar diretamente presente na Segurex, visto que somos a única marca com viaturas ligeiras e pesadas, a expor neste salão.

Além dos veículos presentes nos nossos dois stands (no interior e no exterior dos pavilhões da FIL), os visitantes puderam também ver a Iveco em outos stands de diversas empresas carroçadoras, numa prova de que os profissionais do mercado de transformação de viaturas, utilizam os nossos modelos como exemplo do seu trabalho.

Trabalhamos com diferentes empresas nacionais no mercado da transformação de viaturas, tendo em conta que os nossos veículos se adaptam facilmente às diversas tipologias de carroçarias e utilizações. Isso é patente na diversidade de modelos que trouxemos para este salão. A Iveco já teve uma boa representatividade no mercado dos veículos especiais em Portugal, agora o nosso objetivo é voltar a ter uma boa quota de mercado e ocupar uma posição de destaque.

Diversidade de modelos

Em termos de veículos expostos, começava por apresentar a unidade Daily 4×4 de 5,5 toneladas com 180cv de potência. Este veículo já vem, de origem, equipado com chassis reforçado, suspensões adaptadas, pneus para todo o terreno e cabine dupla. É o modelo ideal para os VLC (veículo ligeiro de combate), pois consegue transportar uma autobomba com 1200 litros de água e está preparado para as situações de primeira intervenção.

O modelo exposto pertence aos Bombeiros de Almoçageme, para ser utilizado nas encostas da serra de Sintra. Este carro é único no mercado com estas características, tendo sido carroçado pela empresa Jacinto Lda.

Um outro veículo especial é o nosso Eurocargo ML com 180cv de 15 toneladas (peso bruto), sendo um veículo para uso em terreno florestal de combate a incêndios (VFC). É um carro com um tanque de grandes dimensões, feito para estar na linha da frente. Trata-se de uma transformação feita pela empresa Tugafire de Tomar. Este Eurocargo, também vem de origem com molas de lâmina, pneus para todo o terreno, diferenciais ajustados, entre outras características técnicas que permitem ser um veículo de referência neste segmento.

Temos também no nosso stand o furgão Daily unidade ambulância, onde expomos duas versões, uma carroçada pela empresa Futuro Vida e outra pela Auto Ribeiro. A particularidade destes veículos é que são modelos com motores de 3 litros com potência de 180cv. Uma delas vem equipada com caixa de velocidades automática de 8 velocidades, sendo que a apetência para caixas de velocidades automáticas, neste subsegmento, tem vindo a aumentar. Enquanto Iveco temos uma experiência comprovada neste tipo de caixas, o que nos permite estar na linha da frente em termos de opções.

Outra particularidade de uma destas ambulâncias é o fato de estar equipada com suspensão pneumática. Permite uma maior estabilidade do veículo e um maior conforto para os seus ocupantes. Recentemente fornecemos 22 ambulâncias para o INEM, através de um concurso público, o que nos dá confiança para abordar este mercado, onde sabemos que temos produtos adequados às mais diferentes tipologias de utilização.

No stand exterior, expusemos o nosso modelo Trakker, mas sem transformação. A diferença entre o Trakker e o Eurocargo, é que o Eurocargo 4×4 vai até às 15 toneladas, enquanto o Trakker consegue ir até às 19 toneladas de peso bruto. O Trakker é muito utilizado como viatura-tanque de transporte de água. O Trakker que trouxemos à Segurex, é uma unidade 4×4 com 410cv de potência, sendo que este modelo pode ir até aos 500cv, com versões 8×8, eixos direcionais, entre muitas outras variantes técnicas.

Temos em exposição também uma Daily 2.3 de 156cv, com caixa de velocidades automática. É uma viatura que está preparada para ser transformada em ambulância, estando pronta para entrega imediata ao transformador. Esse é também um ponto onde estamos a trabalhar, para ter viaturas prontas a entregar às empresas de transformação.

As necessidades dos clientes, em muitas vezes, são imediatas e a rapidez de resposta conta positivamente neste mercado. Claro que para tal acontecer, é preciso dispormos de um conjunto de condições que suportem essa agilidade, entre elas uma boa equipa de trabalho, coisa que atualmente podemos contar na Iveco Portugal.

Abordagem ao mercado

A compra deste tipo de veículos pode tanto ser feita através de concurso público, como através de compra direta à nossa marca. Por exemplo, as associações dos bombeiros muitas vezes adquirem os veículos diretamente e temos capacidade para dar resposta a essas solicitações.

Em termos de comercialização, existem duas opções. A primeira é o cliente escolher o modelo da Iveco e depois transformá-lo num carroçador à sua escolha. A segunda opção, é fornecemos o veículo completo, onde conjugamos as necessidades do cliente com a tipologia de carroçamento mais adequada no mercado nacional.

O tempo de execução dos nossos veículos dependem de muitos fatores (concurso público, carroçador, tipologia de transformação, entre outros), e podemos ter processos que podem durar de 3 meses até 1 ano. Os ângulos de ataque, as distâncias entre eixos, os reforços do chassis, as cablagens, os sistemas de fixação, são, entre outras características, fundamentais para o sucesso de qualquer modelo neste subsegmento de mercado.

De forma resumida, os modelos da gama Iveco são de fácil carroçamento o que permite uma variedade de transformações e uma rapidez na sua execução, pois os nossos modelos, já vem de origem com grande parte das funcionalidades necessárias à sua tipologia de utilização. Para este ano de 2019, temos vários projetos em andamento nesta área de negócio, o que nos permite antever que teremos um bom ano para a nossa marca. Este é um fator que nos motiva e nos dá dinâmica, para continuarmos a fazer mais e melhor em Portugal,” conclui Paulo Correia, ao centro na imagem de grupo no stand da Iveco.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com