Joluso e Invepe dois em uma

by on 4 Fevereiro, 2015 in Pesados

Joluso e Invepe dois em uma

Joluso acrónimo do seu fundador José Luís dos Santos Soveral, empresa que em 1986 era representante nacional das mais prestigiadas marcas internacionais de carrocerias e semirreboques para camiões. É atualmente uma das maiores e mais conceituadas empresas portuguesas na fabricação e comercialização de semirreboques com presença internacional em Angola e com uma carteira de clientes presentes em diversos países dos cinco continentes.

Ana Paula Soveral é a atual proprietária e administradora da empresa Joluso e também da Invepe – Indústria de Veículos Pesados, empresa que foi adquirida em 2009 e que veio acrescentar dimensão ao negócio e a transformar o binómio Joluso-Invepe num conglomerado empresarial dinâmico, com soluções à medida, para diversos tipos de equipamentos e para praticamente todo o tipo de transportes.

Em entrevista à Revista Automotive, Ana Paula Soveral falou sobre a estratégia que tem sido percorrida para manter as duas empresas em bom plano no mercado nacional e a crescer ano após ano, no mercado internacional.

“A história da Joluso e da Invepe se confundem com a própria história profissional do meu pai, José Luís dos Santos Soveral, que começou como vendedor da Basmaior (empresa de equipamentos para o setor de transportes, n.d.r), conquistou uma boa carteira de clientes e teve a visão de lançar-se como empresário criando a Joluso.

Passamos de representantes de grandes marcas internacionais a fabricante nacional e exportadores. Nestes 28 anos investimos nos recursos humanos, nas instalações e equipamentos, pilares essenciais para conquistarmos uma posição sólida no nosso setor de atividades.

Apesar da forte concorrência interna exercida pelas marcas internacionais presentes em Portugal, a Joluso sempre soube percorrer um caminho seguro procurando diversificar os equipamentos que fabrica na área dos reboques e semirreboques, porta contentores, plataformas, basculantes, florestais, estruturas com lonas e superestruturas.

Para o mercado de Angola, onde temos uma empresa localizada em Luanda, a nossa especialização proporcionou o desenvolvimento de equipamentos específicos para aquele mercado, com produtos adaptados às necessidades e as características locais dos nossos clientes.

A presença da marca Joluso no mercado africano é fruto de um trabalho muito intenso localmente desenvolvido primeiro pelo meu pai e posteriormente pelo meu irmão, que souberam compreender as características especificas daquele mercado, ouvir com atenção as necessidades dos clientes e dar respostas ajustadas em termos de equipamentos para as diversas empresas do setor de transportes angolanas.

De grandes clientes da Invepe, passamos a proprietários da empresa, após um complexo processo de aquisição que se formalizou em finais de 2009. Era indispensável esta aquisição para darmos resposta ao rápido crescimento das encomendas de Angola.

Todo o nosso percurso de crescimento e de desenvolvimento dos nossos negócios em Portugal e no estrangeiro foram baseados numa relação de confiança que conquistamos dos nossos clientes e fornecedores.

Aliando a diversificação da nossa linha de produção com uma boa formação da nossa estrutura humana, construímos uma importante relação com os nossos clientes e um excelente património que hoje forma a Joluso e a Invepe. De marcas concorrentes, passamos a marcas unidas, empresas que hoje se complementam na produção e comercialização de equipamentos para todo o setor de transportes rodoviário.

Antes as nossas unidades de produção estavam separadas e desde maio do ano passado unificamos a nossa estrutura administrativa e fabril numa mesma unidade aqui em Rio Maior, onde empregamos 154 pessoas, das quais 78 estão dedicadas à área de produção. Ocupamos um terreno com cerca de 60 mil metros quadrados dos quais 10 mil metros quadrados são de área construída para produção de equipamentos das marcas Joluso e Invepe.  (…)

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com