KAMAZ – colosso russo vai entrar no transporte de longo curso Europeu

by on 4 Abril, 2018 in Pesados

KAMAZ – colosso russo vai entrar no transporte de longo curso Europeu

A Kamaz é mais conhecida pelos sucessos nas competições do Rally Dakar, onde é recordista em vitórias com os seus camiões, tendo vencido a prova 12 vezes.

O camião Kamaz 54901 é o novo modelo da marca que pretende conquistar o mercado de longo curso europeu, com motorizações Euro6. Em exclusivo para a Automotive, Liudmila Axelrod responsável na comunicação da Kamaz, revelou-nos as mais recentes novidades da marca, onde o modelo 54901 é o grande destaque.

A designação 54901 segue a tradição aeronáutica russa de identificar os modelos por código, ao invés de nomes (exemplos disso são os construtores Tupolev, Sukhoi, Yakolev, Ilyushin cujos modelos de aviões são designados por um número). Enquanto na aeronáutica essa designação até pode parecer um código secreto, para um camião torna-se um pouco complicado, precisa de uma designação comercial de rápida associação.

Denominar de “cinco-quatro-nove-zero-um” ou “cinquenta e quatro mil novecentos e um” não ajuda muito, num início promissor para um modelo que queira singrar na Europa, mas isso pode alterar-se rapidamente. O fato de destaque é que pela primeira vez, o construtor apresenta uma solução adaptada ao mercado europeu de longo curso, com as motorizações do 54901 a variarem entre os 380 e os 550 cv.

Equipamentos de referência

O conjunto propulsor é da Cummins 12lt equipado com caixa de velocidades robotizada ZF, o que facilita em termos de disponibilidade de peças de reposição – construtores europeus. O mesmo aplica-se à cabine, que herda muitos componentes da geração anterior do Mercedes-Benz Actros, sendo esta cabine a mais confortável e ergonómica da Kamaz.

Em termos de tecnologias, a Kamaz utiliza a sua relação com a Mercedes-Benz (a empresa alemã é detentora de 15% da Kamaz), para equipar este novo modelo, com sistemas do estilo sideguard assist, monitorização de fadiga do condutor, cruise control adaptativo, para além de outros sistemas de auxílio à condução. No campo do infotainment, destaque para a conectividade do ecrã central com sites como youtube, Skype, entre outros.

Os planos da Kamaz preveem disponibilizar também motorizações a gás, numa ofensiva europeia de produtos que será coordenada a partir de Rokiskis na Lituânia, onde a Kamaz tem instalações de assemblagem – segundo declarações à Reuters de Oleg Afanasyev, relações públicas da empresa. O 54901 teve recentemente a sua apresentação estática oficial, sendo que as apresentações dinâmicas, bem como a data concreta do lançamento no mercado europeu, ainda não foram reveladas pela empresa. Caberá nessa altura, verificar na prática todas as potencialidades reveladas agora pela Kamaz.

O que se sabe é que o posicionamento de preço dos modelos da Kamaz será competitivo, prevendo-se valores de comercialização abaixo de qualquer marca de camiões na Europa. Esse fator, aliado à robustez dos veículos, poderá ajudar a marca a conquistar quotas de mercado, numa produção inicial estimada em 2000 camiões/ano em Rokiskis, exclusivamente para o mercado europeu.

Comercialização em Portugal

A Automotive conversou com Carlos Dantas, gerente da empresa Jumping Decade Lda, representante da Kamaz para Portugal. Segundo este responsável, o processo de legalização da importação dos camiões para o nosso país levou algum tempo, mas ficou normalizado, prova disso foram as unidades vendidas o ano passado às corporações de bombeiros, carroçados pela empresa Jacinto Lda.

Os veículos em operação não reportaram até ao momento falhas de grande monta, tendo-se verificado algumas incidências pontuais que estão a ser corrigidas, bem como uma necessidade de adaptação dos tacógrafos e respetivos sensores aos standards europeus, que segundo a empresa já está corrigida para estes modelos e para os modelos futuros. A Jumping Decade Lda pretende lançar brevemente o seu website onde terá disponível toda a gama de camiões comercializáveis e respetivas característica técnicas.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com