Kögel – muitas novidades para o mercado português

by on 10 Agosto, 2018 in Pesados

Kögel – muitas novidades para o mercado português

O fabricante alemão Kögel apresentou em Munique os seus mais recentes desenvolvimentos na área de semirreboques, no momento em que regista um crescimento de 48%.

A apresentação teve lugar no Allianz Arena, estádio de futebol que é a sede do Bayern de Munique. Na imagem, Patrick Wanner, diretor de relações públicas, Josef Warmeling, diretor geral de vendas para a Europa Ocidental, e Hector Rodriguez, diretor da Kögel para Espanha e Portugal, que falaram à Revista Automotive as razões desta grande apresentação.

“Porque temos muitas novidades para mostrar ao mercado em geral, optámos por realizar esta apresentação antes da realização do Salão IAA de Hannover, a decorrer em setembro próximo. A escolha do local tem toda uma simbologia associada.

A Kögel tem sede na cidade alemã de Burtenbach (estado da Baviera) e se existe um clube que representa a Baviera, é certamente o Bayern de Munique. O Bayern representa também o clube alemão internacionalmente mais conhecido, rivalizando em termos de notoriedade com o Real Madrid, Manchester United, entre outros clubes de topo.

Foi neste ambiente que a Kögel demonstrou toda a sua pujança internacional, bem como os resultados de encomendas até ao momento, que somam mais de 48% face ao período homólogo do ano passado. Em termos gerais, prevemos vender e entregar mais de 18 mil semirreboques neste ano de 2018. Os números são extremamente animadores, mas é preciso continuamente melhorar a nossa gama de semirreboques para acompanhar a evolução dos clientes” comentaram os responsáveis da marca, na apresentação.

A gama de semirreboques de lona é responsável por cerca de 75% das vendas da Kögel, tendo por isso uma especial atenção quanto ao desenvolvimento contínuo de soluções. Os modelos de lonas Kögel Cargo, Mega e Light, representam a atual gama NOVUM. A NOVUM é uma evolução completa do chassis e estrutura, mas também inaugura o novo sistema modular da Kögel, com módulos, grupos e componentes otimizados, o que permite alcançar um alto grau de individualização.

Kögel Cargo

As novidades começam pelos pontos de fixação das cintas de amarração. Estes pontos, agora estão acessíveis através do interior do semirreboque, permitindo assim ao motorista realizar a amarração de carga sem ter que sair do compartimento de carga (foto1). Para uma maior estanquicidade do semirreboque (por exemplo para o transporte de papel), esses pontos de fixação estão agora protegidos por uma borracha (foto1), para evitar a entrada de água.

O frontal do Kögel Cargo também foi modificado, com o painel das ligações elétricas e pneumáticas a apresentar uma configuração diferente, sendo que as suas laterais em ferro conectam diretamente nas longarinas do chassis (foto2). Isto permite uma distribuição do peso do frontal para as longarinas, aumentando o tempo de vida útil do frontal.

O Kögel Cargo apresenta uma solução de lona e estrutura reforçada, que dispensa as ripas de madeira que normalmente conectam os pilares do semirreboque (foto3). Melhora-se assim a rapidez na carga e descarga do veículo, ao mesmo tempo que se diminui o risco de acidentes para o motorista.

Para as situações onde é obrigatória pelo menos uma estrutura lateral (no caso do transporte de bebidas), a Kögel apresentou o sistema FastFix (foto3), através de uma cinta reforçada que desempenha a mesma função de uma ripa de madeira, com as vantagens de ser mais leve, mais resistente e facilmente arrumada. Estas e outras novidades do Kögel Cargo, poderão ser vistas no stand da marca no salão IAA Hannover.

Port 45 Triplex

O novo Port 45 Triplex (foto 4) é a solução da Kögel para o transporte de contentores, com extensor frontal e traseiro. Com uma tara de cerca de 4.800kg, este porta-contentores permite o carregamento de contentores ISO de 20, 30, 40 e 45 pés, assim como contentores Highcube de 40 e 45 pés.  A extensão do chassis é feita manualmente, o que diminui a probabilidade de avaria e reduz o peso.

A capacidade de carga útil do Port 45 Triplex é de 36.200kg, garantindo assim uma grande amplitude de utilizações no transporte intermodal. Outra grande vantagem do porta-contentores ser extensível, é que permite descarregar um contentor de 20 pés num cais de descarga, sem comprometer o equilíbrio do semirreboque.

Cool PurFerro

O semirreboque de frio Kögel PurFerro também teve melhorias. As novidades começam por uma nova estrutura na zona do kingpin, que minimiza os danos no caso de um “atrelamento” mal efetuado do semirreboque, com a unidade tratora. A visualização dos parâmetros do equipamento de frio foi facilitada com a rotação do equipamento, e a proteção anti afundamento traseiro (foto 5) pode agora ser movida horizontalmente até 19cm consoante a preferência do transportador.

Na versão quality do Kögel Cool PurFerro, os conjuntos de luzes traseiras LED Kögel LUXIMA integram o sistema monitorização do espaço traseiro, sistema que conquistou o 3º lugar do prémio internacional “Trailer Innovation 2017”. Os sensores do sistema de monitorização do espaço traseiro estão montados nos grupos óticos e no suporte da matrícula, o que poupa espaço e peso ao veículo.

A caixa de carga é feita com uma espuma especial de alta qualidade, aperfeiçoada e altamente isolante, 100% livre de CFC. Além disso, a camada de aço robusta é coberta com folhas de PVC rígido no interior. As paredes de 45 ou 60 milímetros de espessura, o teto de 85 milímetros de espessura, bem como o piso de 125 milímetros de espessura (de produção própria da Kögel), garantem um coeficiente de transferência de calor ainda mais reduzido, do que a geração anterior. Esta maior proteção contra os efeitos da temperatura, reduz o consumo de energia e economiza custos.

No interior da caixa de carga, destaque para o chão em alumínio “silencioso” que diminui os ruídos dos processos de carga e descarga, bem como da modularidade da estrutura do tipo double-deck, (foto 6) que permite acomodar paletes em dois andares. O defletor de ar Kögel Climatex proporciona uma ótima distribuição do ar frio a 90% do comprimento. O Cool PurFerro tem o certificado de fixação de carga conforme a norma DIN EN 12642 código XL, bem como permite transportar cargas conforme a norma DIN-EN 29367-2.

A Kögel irá revelar mais novidades no salão IAA de Hannover, onde será possível ver também mais detalhes sobre os semirreboques apresentados agora em Munique, produtos que estarão disponíveis para comercialização em finais de setembro para o mercado português. A Revista Automotive voltará ao tema nas suas próximas edições. Esteja atento.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com