Antidumping – a partir de hoje pneus Chineses são taxados

by on 8 Maio, 2018 in Pós-Venda

Antidumping – a partir de hoje pneus Chineses são taxados

A partir deste dia 8 de maio, a União Europeia aplicará direitos antidumping aos pneus chineses que entrarem na União Europeia, no segmento dos camiões e autocarros. A medida contempla pneus novos e recauchutados.

O Jornal Oficial da União Europeia (volume 61) publicado ontem afirma que, de acordo com o Regulamento (UE) 2018/683 da Comissão, de 4 de maio de 2018, serão cobrados direitos antidumping provisórios por pneu de proveniência da República Popular da China.

A medida aplica-se aos pneus chineses com um índice de carga superior a 121, atualmente classificados nos códigos NC 4011 20 90 (código TARIC 4012120010). O regulamento entra hoje em vigor e é aplicável a todos os Estados-Membros por um período de seis meses.

A Comissão Europeia optou por introduzir direitos antidumping fixos aos pneus chineses, por unidade, em vez de direitos percentuais (associados ao preço do pneu), uma vez que considerou que penalizar as empresas com uma taxa de direitos percentuais criaria um incentivo para estas exportarem ainda mais o segmento low-cost, algo que colocaria uma pressão ainda maior no mercado europeu.

“É precisamente esse segmento que necessita de maior proteção contra a concorrência desleal feroz”, observou a Comissão no Regulamento (UE) 2018/683 , no seu parágrafo 269. Pelo mesmo raciocínio, os direitos percentuais poderiam desencorajar a importação de pneus premium, de preço mais elevado, retirando assim da indústria de recauchutagem europeia as carcaças recauchutáveis (parágrafo 270).

Tarifas vão desde os 52,85 e os 82,17 euros

A taxa mais baixa de tarifas é de 52,85 euros, aplicada especificamente aos pneus provenientes de duas fábricas da Hankook na China. Os pneus produzidos pela Giti Tire na China receberão tarifas de 57,42 euros por pneu, enquanto pneus produzidos por “produtores chineses que colaboraram entre si com vista à exportação” – incluindo fábricas operadas pela Bridgestone, Goodyear, Michelin, Toyo e Triangle Tire – serão cobrados com uma taxa de 62,79 euros por pneu. Os produtos da Pirelli e outras marcas de pneus fabricados pelas empresas da ChemChina irão ter tarifas de 64,13 euros por pneu, enquanto a tarifa mais alta de 82,17 euros será aplicada aos produtos da Xingyuan Tire Group e “todas as outras empresas”.

Para consultar o Regulamento (UE) 2018/683 em Português, clique aqui.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com