Lexus UX – a riqueza dos momentos

by on 21 Maio, 2019 in Ensaios / Assessment, Frotas

Lexus UX – a riqueza dos momentos

A Lexus apresentou ao mercado nacional o UX, seu novo modelo para o segmento dos SUV/ Crossover.

UX tem o sentido de “Urban eXplorer”, um carro desenvolvido para as pessoas mais ativas, criativas, emocionais e que gostam da combinação entre o estilo e a função. Foram também estes os parâmetros que regeram a Lexus Portugal, na sua recente apresentação do modelo UX em Lisboa. Além de testes dinâmicos, o programa incluiu uma visita ao atelier da pintora Sofia Areal.

A artista Sofia Areal distingue-se pelo seu percurso de valor e qualidade no âmbito nacional e internacional, e principalmente pela característica distintiva das suas pinturas – o círculo. Para a artista, “o círculo representa a forma perfeita, o arquétipo daquilo que é equilibrado, numa comunicação criativa”. A pintora, experiente na avaliação de arte, descreveu com grande precisão o lado artístico do Lexus UX – “o verdadeiro luxo tem a ver com a experiência proporcionada pela arte, pela riqueza dos momentos que interagimos com ela”.

Em estrada

Temos de concordar com a artista. Os momentos no UX são únicos. No ensaio dinâmico que realizámos, a sensação do prazer de conduzir foi equivalente à de estarmos sentados, confortavelmente, no banco do “pendura”. Foi a primeira vez

que isto nos aconteceu. Não que a condução seja monótona, longe disso. Mas é que a qualidade, diversidade e disposição dos materiais no interior do carro, proporcionam um ambiente verdadeiramente à parte de tudo.

Apesar de criar um ambiente “à parte”, nunca nos sentimos desconectados da realidade, neste caso da cidade de Lisboa, por onde circulamos em diversos percursos. Essa conecção com o exterior, é aquilo que a Lexus explica como sendo a filosofia japonesa Engawa, onde o interior e o exterior dos espaços se fundem e se complementam.

Estilo e função

Tudo no UX foi desenvolvido com um sentido estético e prático. Por exemplo, os grupos óticos traseiros servem de estabilizador aerodinâmico. As jantes apresentam perfis em aba Gurney ao longo dos raios, para reduzir a resistência à passagem do ar e, ao mesmo tempo, aumentar o fluxo de ar para arrefecer os discos dos travões.

As molduras das cavas das rodas, que protegem a carroçaria das pedras lançadas pelos pneus, usam o fluxo de ar para reduzir a turbulência e contribuir para a estabilidade do veículo.

Tecnologia criativa

O UX é o primeiro Lexus construído com base na nova plataforma de Arquitetura Global – Compacta (GA-C). A estrutura leve, mas super-rígida, tem o centro de gravidade mais baixo do segmento dos SUV. O UX está disponível com uma motorização eletrificada com a tecnologia “self-charging hybrid” de quarta geração, com um novo motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros, uma bateria compacta e uma unidade de controlo de potência conjunta de 184 cv (ou 135 kW), o Lexus UX combina um novo motor a combustão com dois motores elétricos através de um trans-eixo híbrido.

Com uma rede de concessionários renovada em Portugal, será ainda mais fácil confirmar na prática, as múltiplas valências deste novo modelo da Lexus.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com