LTintas – 40 anos de paixão e evolução no setor profissional

by on 19 Fevereiro, 2019 in Pós-Venda

LTintas – 40 anos de paixão e evolução no setor profissional

O seu historial com 4 décadas de muitos desafios, trabalho e evolução constante, posicionam a LTintas como uma empresa modelo na comercialização de tintas em Portugal.

As comemorações da efeméride, começaram em finais do ano passado, com a gala realizada junto ao Cristo Rei, na margem sul, onde a direção da LTintas, formada por Eugênio Pereira – fundador da empresa – e o seu filho, Bruno Pereira, receberam os seus clientes e parceiros de negócio. Agora, em 2019, são muitas as novidades e ações previstas e que certamente irão alavancar a LTintas para mais um futuro de sucesso.

Bruno Pereira, diretor geral da empresa, apresenta na Automotive, o atual posicionamento da LTintas e também nos dá a conhecer o modelo de gestão que tem vindo a implementar para dinamizar, ainda mais, a área da repintura automóvel, um importante setor que hoje já representa o maior volume de negócios da empresa e que será alvo de um importante investimento na área da formação, ao longo de 2019.

“Começámos as nossas atividades com uma pequena loja, no Laranjeiro, já lá vão 40 anos. Hoje, 4 décadas depois, contamos com 5 lojas, localizadas no Feijó, onde temos a sede da empresa, e também no Laranjeiro, Almada, Beja e Évora. De uma pequena estrutura, evoluímos para uma equipa de 27 profissionais, altamente especializados no mercado das tintas e na repintura automóvel, que atualmente é o canal de negócio que mais cresce e que representa mais de 60% do nosso volume de vendas.

Dinâmica renovada

Apesar de também comercializarmos produtos para as áreas da construção civil, bricolage e para pequena e média indústria, hoje a LTintas está muito bem posicionada no canal da repintura automóvel, que tem vindo a crescer de forma acentuada nos últimos anos. Logicamente isto não aconteceu de um dia para o outro, pois tivemos que percorrer um longo caminho e muitos anos para chegarmos a este posicionamento de excelência nacional no setor da repintura automóvel.

Os primeiros passos da nossa empresa no canal das tintas para automóveis foram dados na década de 80, quando os nossos comerciais passaram a visitar as pequenas empresas de reparação automóvel da região de Setúbal. Nestes primeiros contactos, começamos a perceber que havia um canal de vendas pouco explorado na região e com muito potencial de crescimento.

Com esta relação de proximidade dos nossos comercias às pequenas oficinas e a confiança que fomos conquistando destes profissionais da repintura, a LTintas passou a ter uma interessante carteira de clientes que evoluiu de forma consistente, sendo hoje a nossa melhor área de negócio, em volume, faturação e rentabilidade. Este processo de aprendizagem foi muito importante para o crescimento da nossa empresa e o nosso slogan “Temos Experiência, Garantimos Soluções”, sintetiza a maneira de estar da LTintas.

Expansão

Numa das nossas primeiras reuniões comerciais deste ano de 2019, analisámos os resultados operacionais da empresa, sede e filiais, e concluímos que nos últimos 10 anos o nosso volume de negócios da área da repintura, praticamente duplicou. No conjunto das nossas 5 unidades, a área da repintura já ronda os 60% da nossa faturação. É uma viragem, mas que também nos obriga a termos profissionais bem treinados para dar respostas às evoluções tecnológicas do mundo das tintas e dos automóveis. Nos últimos 3 anos, temos vindo a crescer acima dos 2 dígitos nesta área, apesar de sentirmos que o mercado em geral, esteja a atingir um certo nível de maturidade, face ao bom conjunto de operadores existentes em Portugal na repintura automóvel.

Por via desta maior concorrência, saudável e cada vez mais profissional, não será possível mantermos crescimentos de 2 dígitos, mas estamos otimistas de que em 2019, vamos tentar crescer acima dos  5%. Para isto, temos planeado o desenvolvimento de algumas iniciativas, algumas delas já tradicionais, e outras completamente novas, que deverão animar o negócio da repintura e, ao mesmo tempo, reforçar a relação com os nossos clientes e parceiros.

Fidelização

Face ao nosso historial, resiliência e a relação de proximidade que fomentamos com todos aqueles que contribuem para o sucesso do negócio da LTintas, temos orgulho em dizer que a maioria dos nossos clientes – cerca de 80% – são tipicamente pequenas empresas do ramo da reparação automóvel, e que nos acompanham há várias décadas. Felizmente, e com muito esforço, dispomos de uma elevada taxa de fidelização dos nossos clientes, fator que garante a realização de negócios diários e de forma consistente.

Tanto é fácil entrar como sair de um cliente utilizando somente o argumento do preço mais baixo. No entanto, as exigências técnicas e as homologações das marcas automóveis têm vindo a mudar a forma de atuar de algumas empresas, o que é positivo para todo o nosso setor. Há um grande esforço dos fabricantes de tintas, como é o caso da multinacional Axalta e da marca com a qual trabalhamos, a Spies Hecker, em promover formações contantes dos seus distribuidores e dos profissionais de repintura. Hoje, fatores como rentabilidade a qualidade estão em primeiro lugar numa negociação.

Serviços

Naturalmente também contamos com uma boa relação de parceria técnica-comercial com a marca Spies Hecker. Veja-se o caso do projeto Oficina Modelo, que a Automotive noticiou no ano passado. É um exemplo de que, com uma união entre o cliente, o distribuidor e a marca de tintas, é possível tornar o negócio da repintura automóvel muito mais rentável e sustentável, mesmo para uma pequena oficina. Este é um projeto que seguramente iremos dinamizar com outros clientes, mas sempre numa lógica de parceria e de proximidade.

Ao fim de 40 anos de trabalho no setor das tintas, aprendemos que é muito importante estarmos próximos dos nossos clientes, conhecer as suas dificuldades, solucionar os seus problemas de ordem técnica, e posicionarmos dentro das suas secções de pintura. Este é o novo paradigma do nosso setor, tornar rentáveis as secções de repintura automóvel. Muitas vezes o problema da rentabilidade deste negócio não está no preço das tintas, vernizes, acessórios e equipamentos, mas na forma como é feita a gestão da secção de repintura. O foco e o âmbito da nossa atuação comercial, agora é outro.

Rentabilidade

Entendemos que a sustentabilidade e o futuro das empesas de reparação que dispõem de serviços de chapa e pintura, passará pela rentabilidade da secção de repintura, pela melhoria dos processos, e pela utilização de uma mão-de-obra especializada e com mais formação. Afinar e acelerar os processos de repintura, são pedras basilares para a existência de uma pequena empresa que atue no setor da repintura automóvel.

Também temos a noção de que a LTintas somente poderá continuar a existir no mercado da comercialização de tintas se mantiver uma gestão moderna e uma mentalidade aberta à realização de novos negócios e de parcerias fortes. Neste aspeto, orgulhamos das relações técnicas e comerciais de longa data, que construimos com os nossos parceiros do setor auto, como são os casos das empresas e marcas Axalta, Spies Hecker, 3 M, Indasa, Festool, Sata, Sika e Iwata. Vale lembrar que a LTintas tem o estatuto de distribuidor premium das tintas Spies Hecker em Portugal.

Gestão e futuro

No tocante aos nossos clientes, que estão no centro das nossas atenções e decisões, temos uma carteira bem diversificada de marcas automóveis e grupos de retalho, entre os quais, destaco o grupo Salvador Caetano, através das suas concessões de Setúbal, Barreiro, Montijo e Faro; grupo PSA, com os concessionários de Lisboa e Setúbal; a marca Seat, com a qual temos uma oficina modelo; grupo Auto-Sueco; para além de redes oficinais como Bosch Car Service e rede Idêntica, e muitas outras oficinas multimarca.

Até aqui, centralizámos as nossas atividades no negócio da repintura auto ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros, mas em 2019, iremos identificar as oportunidades existentes no negócio da repintura das viaturas pesadas, camiões e autocarros, por exemplo, que estão em crescimento e onde também poderemos ter uma palavra a dizer. Iremos manter as nossas ações profissionais de Workshop de repintura que no ano passado foi um grande sucesso. Por outro lado, realizaremos um grande evento com cariz mais lúdico, com os profissionais da repintura, para reforçarmos os nossos laços, num dia bem passado, com muitas atividades entre todos.

O nosso modelo de gestão é aberto, partilhado, ajustável e afinado às evoluções e necessidades do mercado. Sabemos delegar poderes aos nossos responsáveis de loja, mas também conseguimos medir os resultados das vendas, despesas, margens, financeira e rentabilidade de cada loja. Com estes dados, conseguimos fazer uma análise macro diária da evolução do nosso negócio, e implementar processos de melhoria, caso seja necessário.

Na nossa estratégia de investimentos em 2019, está definido a passagem da nossa logística para um novo local/armazém, que centralizará os nossos stocks e melhorará a nossa logística. Este novo espaço, servirá para implementarmos o nosso centro de formação e assistência técnica. Assim, e no ano em que estou a completar 10 anos à frente da direção da LTintas, há muito trabalho para realizarmos e igualmente espaço para evoluirmos, no nosso negócio de repintura automóvel”, finalizou Bruno Pereira.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com