MAN e Neoplan – autocarros mais eficientes, seguros e adaptados

by on 15 Janeiro, 2019 in Pesados

MAN e Neoplan – autocarros mais eficientes, seguros e adaptados

Rudi Kuchta, Senior Vice President Product & Sales Bus da MAN Truck & Bus, em entrevista à Automotive descreve-nos os recentes desenvolvimentos da marca na Europa e em Portugal.

“Portugal tem sido um grande sucesso para nós em termos do segmento dos autocarros, pois ganhamos uma série de grandes concursos para autocarros citadinos. De destacar a nossa cooperação estreita com o carroçador CaetanoBus, que nos permitiu alargar a nossa presença nos autocarros urbanos como foi o caso recente dos autocarros para a frota da Carris.

Conseguimos criar um ciclo positivo, o fato de ganharmos os concursos dá-nos mais hipóteses de reinvestir em Portugal, e ao reinvestirmos estou certo que iremos colher os frutos num futuro próximo, por isso estamos numa ótima fase da MAN Truck & Bus em Portugal no que concerne os autocarros.

No caso dos autocarros de médio/longo curso, temos os nossos modelos renovados MAN Lion’s Coach, Neoplan Tourliner, e o Neoplan Skyliner. Destaco os dois Neoplan Skyliner DoubleDecker que entregamos recentemente para o Futebol Clube do Porto e para o Sport Lisboa e Benfica. São dois clubes de prestígio e que projetam a imagem da Neoplan para o patamar de excelência que lhe pertence. Estes Neoplan Skyliner entregues foram feitos sob medida para cada clube, e estão equipados com as mais recentes tecnologias, bem como um conforto acima da média.

Novidades para o mercado Europeu

De tantas novidades da MAN Truck & Bus, realço que a digitalização está presente nos nossos autocarros, e exemplo disso são as novas câmaras de filmar que substituem os espelhos retrovisores convencionais nos modelos Cityliner e Skyliner DoubleDecker. Estas camaras de filmar diminuem os ângulos mortos e permitem uma visibilidade melhorada para o motorista, principalmente em condução citadina ou com condições atmosféricas adversas. É uma tecnologia recente nos autocarros e a MAN quer liderar também neste campo das tecnologias ao serviço da segurança dos passageiros.

No âmbito da segurança, pode ser pouco conhecido este aspeto, mas conseguimos ir além da legislação europeia relativa à segurança dos autocarros. O regulamento ECE-R 66.02 é o que define a capacidade de resistência mecânica ao embate, para o chassis do autocarro. Os reforços da carroçaria que os nossos autocarros dispõem, garantem uma grande robustez de todo o conjunto face a um acidente. Além disso, todos os outros sistemas eletrónicos de segurança, que denominamos ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) são igualmente importantes para garantir a segurança dos passageiros.

Também temos sistemas que, apesar de não estarem diretamente ligados à segurança, permitem um maior conforto do motorista, como é o caso do cruise control adaptativo, o roll efficiency, entre outros. Ao proporcionar um maior conforto para o motorista, conseguimos que ele mantenha a sua concentração na estrada, e assim estamos a contribuir para uma condução mais segura.

Para evitar que o conforto provoque sonolência no motorista, temos o sistema anti-sleep assistant, que monitoriza as ações do motorista. Assim, se ele estiver a reagir mais lentamente a determinados fatores (direção, aceleração, entre outros), o sistema alerta imediatamente o motorista através de uma vibração no volante, até avisos sonoros. Em complemento, temos o sistema EBA (Emergency Brake Assist), que combina informações dos sensores de radar instalados na frente do veículo com dados da câmara integrada no para-brisas. Graças a esta conectividade entre sensores, o sistema pode detetar situações perigosas de forma ainda mais rápida e segura, e iniciar uma travagem de emergência automaticamente.

Vantagens de ser construtor

As vantagens de sermos construtores e não carroçadores, é que conseguimos uma conectividade entre todos os sistemas, ou seja, cada vez mais é preciso integrar os sistemas propulsores com os sistemas da carroçaria e o fato de desenvolvermos os dois conjuntamente é uma vantagem competitiva. Isto permite-nos ter menos interfaces entre o chassis e a carroçaria, pois todo o veículo funciona através de um único sistema. Tal também facilita no pós-venda, sendo mais rápida a identificação de uma falha num sistema único, do que em vários sistemas espalhados pelo autocarro.

Tanto os autocarros MAN como Neoplan são uma peça única, desenvolvida de raiz, que combina as diversas características de um autocarro de forma harmoniosa e funcional. Com isto não quero dizer que um autocarro feito por um carroçador é menos seguro ou funcional do que o nosso, até porque trabalhamos em conjunto com diversos carroçadores, inclusive em Portugal como referi no início. O que quero dizer é que pelo fato de sermos construtores, somos capazes de desenvolver autocarros de uma forma holística e isso confere-nos vantagens. Para além das referidas, a adaptabilidade também é uma dessas vantagens.

Adaptabilidade

Em termos de adaptabilidade, temos o BMC – Bus Modification Centre, em Blauen (Alemanha), situado na antiga fábrica da Neoplan. Este centro é especializado em construir autocarros sob medida, ou seja, tudo aquilo que os clientes quiserem. Um exemplo concreto do trabalho deste centro foram os Skyliner DoubleDecker construídos para os clubes de futebol portugueses. Desde a disposição dos assentos, aos materiais, arrumos, casas de banho, cozinhas, praticamente tudo o que um cliente quiser num autocarro pode ser feito no BMC.

Com o BMC conseguimos satisfazer clientes muito específicos, e isso é motivo de orgulho, pois conseguimos ter desde uma clientela extremamente seletiva, até clientes que precisam de grandes quantidades de autocarros para as suas frotas. Na MAN Truck&Bus aliamos a capacidade de produção em massa, com a possibilidade de personalização no seu mais ínfimo pormenor.

Motorizações

Lançamos no salão de Hannover um novo autocarro movido a Gás Natural Comprimido (GNC), e estamos a completar neste ano de 2018 os 75 anos de motorizações a gás nos autocarros. Além desta experiência histórica, no presente somos líderes de mercado no segmento de autocarros urbanos a gás, na Europa. Apesar do avanço da mobilidade elétrica, acreditamos que o gás ainda tem muito futuro nos autocarros, principalmente em serviços urbanos.

Na mobilidade elétrica, destaco o nosso recente autocarro 100% elétrico, que tem as baterias localizadas no tejadilho – o que permite mais 4 filas de assentos do que um autocarro com motor a combustão. Este autocarro com 12 metros estará disponível para comercialização já em 2020, sendo que a versão articulada prevemos lançar em 2021.

Nos conjuntos propulsores a diesel, a MAN Truck&Bus tem um historial ímpar. Por esse motivo, o desenvolvimento dos motores a diesel continua em pleno. Exemplo disso foi a evolução das transmissões EStronic, para as Traxon e as EcoLife com conversor de binário. Do ponto de vista dos consumos, realço a redução que as novas motorizações dos nossos autocarros têm – cerca de 3% a menos de consumo de diesel face às versões anteriores.

Parte do Grupo TRATON

Fazemos agora parte do Grupo TRATON e isso é outra das vantagens que temos neste mercado. As evoluções tecnológicas estão a ocorrer em ciclos de tempo cada vez menores, e o fato de podermos partilhar o investimento em desenvolvimento tecnológico com outras empresas, faz com que consigamos estar num processo de liderança no setor dos autocarros.

As novas tecnologias custam milhões de euros, e enquanto Grupo TRATON conseguimos economias de escala em termos da compra de peças e componentes no mercado mundial. As sinergias são sempre bem-vindas, e poderão dar-nos acesso a mercados que antes não conseguiríamos abordar. Resta tranquilizar os nossos clientes, que cada marca irá manter a sua diferenciação em termos de produtos e abordagem comercial ao mercado. Portanto somos e seremos MAN e Neoplan nos autocarros”.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com