MCoutinho Porto – dedicação às frotas

by on 13 Março, 2018 in Pós-Venda

MCoutinho Porto – dedicação às frotas

Com 62 anos de existência, o Grupo MCoutinho nasceu em Marco de Canavezes, pelas mãos do empresário Manuel Moreira Coutinho. Hoje, é uma potência nacional.

A Revista Automotive entrevistou Rui Almeida, diretor geral da MCoutinho Porto, que falou sobre as atividades da empresa e também da importância de terem ganho o Prémio Fleet Service Automotive, distinção atribuída à concessão da Peugeot, em reconhecimento dos serviços dedicados pela unidade do Porto, aos clientes frotistas em geral.

“Atualmente, o Grupo Empresarial MCoutinho dispõe de concessões desde o distrito de Coimbra até Bragança, representando 16 marcas automóveis, sendo reparador autorizado de marcas do grupo Volkswagen, Honda e Mini, para além de contar com empresas no setor da distribuição de peças, entre elas a AZ Auto, e também uma unidade de serviço na área de colisão.

Foi o primeiro grupo automóvel a especializar-se no setor da distribuição de peças para o primeiro equipamento e também para o setor do pós-venda, sendo que dispomos de dois centros logísticos, um localizado no Porto e outro em Lisboa, que proporcionam aos seus clientes, um serviço de proximidade e até quatro distribuições diárias.

Também temos um centro de colisão que faz a gestão integrada no serviço de chapa e pintura, com diversas unidades localizadas em várias regiões do país. Na venda de veículos usados, dispomos de uma empresa que centraliza a gestão e vendas de viaturas usadas das diversas marcas que o grupo MCoutinho comercializa em Portugal.

A unidade da MCoutinho Porto da qual sou o diretor geral, já tem 25 anos de existência, sendo concessionária das marcas Ford, Mazda, Peugeot, Seat no Grande Porto, sendo que também conta com pontos de venda e reparadores autorizados no Porto/Circunvalação, Paredes e Maia. Brevemente, deveremos incorporar a marca Citroen no portfolio das nossas concessões no Grande Porto e Minho, sendo que as obras das novas instalações estão em curso.

Expansão nas frotas

Em 2012, criamos o centro de serviços partilhados, ou seja, centralizamos na nossa sede em Marco de Canavezes, o nosso BackOffice que dá apoio às nossas diversas concessões. Apesar disto, ainda contamos com uma vasta equipa de profissionais na unidade do Porto, com cerca de 65 funcionários que atuam nas diversas áreas de vendas e pós-venda.  Entretanto, desde finais de 2015, temos vindo a reforçar as nossas equipas de venda e de pós-venda, fruto do crescimento dos nossos negócios nestas duas áreas.

O número de entradas nas nossas oficinas tem vindo a aumentar nos últimos 2 anos, como resultado direto do aumento das nossas vendas de veículos novos e usados, mas, principalmente, porque estamos a conquistar mais clientes frotistas, de pequenas e médias dimensões, acompanhando o natural crescimento deste canal empresarial e, neste sentido, criamos o serviço MCoutinho Pro para empresas com mais de 5 viaturas, disponibilizando um serviço de aconselhamento na gestão da frota, através da nossa equipa de comerciais dedicados a este tipo de cliente.

A estratégia passa por analisar as necessidades de mobilidade dos clientes e a tipologia do seu negócio e, em função de outros dados analisados, os nossos comerciais procuram apresentar modelos automóveis das diversas marcas que representamos, e também um conjunto alargado de serviços de pós-venda, com horários alargados por exemplo, beneficiando o cliente frotista da grande presença geográfica das nossas diversas unidades.

Criamos a figura de um vendedor dedicado ao cliente empresarial visando proporcionar um conjunto de serviços integrados, com gestão centralizada, onde toda a nossa equipa está diretamente envolvida, dos diretores de unidades aos chefes, incluindo as equipas, vendedores e o nosso BackOffice sendo que, toda a informação recolhida, está reunida numa plataforma informática onde conseguimos analisar o historial de vendas e serviços de cada empresa e as oportunidades de negócio.

Investimento no pós-venda

A relação com o cliente empresarial tem vindo a evoluir nas nossas diversas concessões e a porta de entrada, em muitos casos, tem sido através dos nossos serviços de pós-venda. É fundamental recuperar a confiança do cliente para as oficinas das marcas, e ainda mais importante é apresentarmos aos clientes frotistas soluções de assistência, reparação e manutenção das suas viaturas, com equipamentos modernos, profissionais bem treinados, bom stock de peças, preços ajustados e um atendimento flexibilizado em termos de horário e posição geográfica.

Estamos a registar um forte crescimento de vendas de unidades e de serviços de pós-venda para os clientes empresariais que, uma vez bem orientado, torna-se mais fidelizado às nossas oficinas do que o cliente particular. Desenvolvemos protocolos de serviços para as frotas das empresas e também para as viaturas dos funcionários destas mesmas empresas, com condições diferenciadas na aquisição e manutenção das viaturas e, com regularidade, realizamos ações de formação com os responsáveis das frotas destas empresas.

Ao longo do ano, promovemos algumas ações com os clientes do setor empresarial, disponibilizando algumas viaturas para teste e, de forma atempada, enviamos uma newsletter informativa com algumas condições especiais em função das campanhas que estejam a decorrer de uma determinada marca.

Neste ano de 2018, iremos reforçar a nossa comunicação com o cliente empresarial, através de uma base de dados, podendo ser segmentada por setor de atividade, ajustando assim um modelo específico, como por exemplo um modelo Partner para uma empresa de distribuição, e assim por diante. Com a introdução da marca Citroen no nosso portfólio, estaremos ainda mais competitivos na disponibilização de viaturas ligeiras e comerciais ligeiras para o cliente empresarial.

As novas instalações que estamos a edificar integrarão, embora com naturais divisões no atendimento, as marcas Peugeot e Citroen, reforçando assim o nosso leque de produtos e serviços de pós-venda. Como é sabido, este ano assistiremos ao lançamento das novas viaturas da PSA, fabricadas em Mangualde e, face ao trabalho que já desenvolvemos com as nossas equipas e a nossa plataforma de gestão informática, teremos condições de crescer em volume e aportar mais valor ao Grupo MCoutinho, no canal empresarial.

O Prémio Fleet Service Automotive, importante galardão que nos foi entregue pela Revista Automotive em 2017, é uma distinção que muito nos orgulha e que vem dar uma visibilidade muito positiva à imagem da concessão MCoutinho Porto, sendo ainda um estímulo e um reconhecimento do nosso trabalho, apesar de termos excelentes parceiros na rede Peugeot e da forte concorrência de outras unidades do nosso Grupo”, ressaltou Rui Almeida.

Print article

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com