Mercedes-Benz Vans concretiza investimentos

by on 20 Novembro, 2017 in Frotas

Mercedes-Benz Vans concretiza investimentos

Depois da Automotive ter participado no Van Innovation Campus – publicado na nossa edição nº40, de outubro do ano passado – entrevistamos Volker Mornhinweg, Head of Mercedes-Benz Vans, para fazer um balanço dos resultados desse evento.

Volker Mornhinweg, diz-nos que “fomos pioneiros a realizar um evento de demonstrações práticas do investimento de um construtor automóvel no setor dos furgões, com empresas e start-ups puramente tecnológicas. Além do evento ter corrido bem, muitos dos protótipos apresentados acabaram por avançar para negócios recentemente implementados.

Para não ser muito extenso, vou dar o exemplo de três deles. O primeiro foi o caso dos Robots&Vans onde, no mês passado, iniciamos um projeto-piloto com 8 robôs na cidade de Tallinn, capital da Estónia, com resultados preliminares que indicam uma boa aceitação por parte dos clientes, pois recebemos pedidos para testar esta tecnologia em maior escala.

O segundo foi a parceria entre a Mercedes-Benz Vans (MBV), a Matternet e a loja online suíça siroop, onde desenvolvemos em setembro, um projeto-piloto em Zurique para testar durante 3 semanas o sistema de entrega com drones e furgões. O projeto foi implementado para entregar produtos encomendados online (até 2kg) utilizando os furgões como plataforma de aterragem para os drones. É a primeira vez que um teste de tal dimensão tem lugar numa grande área urbana Europeia.

O drone leva os pacotes do armazém para o furgão a uma distância de até no máximo de 20Km, o motorista do furgão, recolhe a encomenda e procede à sua entrega ao cliente final, sem ter que ir e vir do armazém; o que agiliza as entregas urgentes.

Uma das várias vantagens é que o tempo de entrega independe do tráfego existente no momento, sendo que o drone não representa perigo para os transeuntes, pois aterra no topo do furgão que está acerca de 2m acima do chão. A entrega continua a ser pessoal e profissional, porém o furgão não precisa voltar até à base e a encomenda não precisa ficar à espera que o furgão a venha recolher no armazém.

O terceiro exemplo, e porque as cidades não podem ser vistas como sendo todas iguais, temos criado parcerias e investimentos em diversos campos da mobilidade adaptados aos locais.

Em setembro investimos 50 milhões de dólares numa joint-venture com a empresa VIA que desenvolveu um sistema de mobilidade partilhada com os furgões Mercedes-Benz nas cidades de Nova York, Chicago e Washington DC, que no seu conjunto têm tido mais de 1 milhão de utilizadores por mês neste tipo de modalidade. Poderemos, dependendo das condições e necessidade de cada cidade, transpor este modelo para a Europa.

Desenvolvemos os grandes negócios, mas também nos preocupamos com os pequenos. A pensar nos micro empresários e nas pequenas frotas, lançamos um novo sistema de conectividade e serviços para frotas, o Mercedes PRO connect. Através de um adaptador – Mercedes PRO adapter – permite que os clientes utilizem os serviços de gestão de frotas para os seus veículos.

O adaptador é facilmente instalado no veículo (através da porta/slot de diagnóstico) e estabelece uma conexão entre o veículo, o condutor e o gestor de frota. Esta ferramenta de gestão possibilitará um gestor fazer encomendas de serviços Mercedes-Benz online, bem como verificar informação do veículo em tempo real tal como: localização, nível de combustível e intervalos de manutenção.

Foi desenvolvido para responder às necessidades dos micro negócios até frotas de média dimensão, para melhorar a gestão dos motoristas e planeamento de rotas. Além disso permite reduzir o esforço necessário para análise da performance da frota, podendo ser instalado em modelos já comercializados da Mercedes-Benz.

Este sistema está disponível em 19 países Europeus, e está a ser desenvolvido para incluir mais funcionalidades em termos de gestão, para que as preocupações com a frota sejam cada vez menores, e os clientes se possam focar mais nos seus negócios.

Tem sido um ano muito positivo e produtivo. Anunciamos recentemente algumas das linhas estéticas que a próxima geração do furgão Sprinter se irá inspirar, geração essa, que terá uma componente tecnológica muito grande, em linha com o Vision Van que apresentamos também no Van Innovation Campus.

Visto que estou a fazer um balaço, gostaria de referir que neste ano que passou, para além de todo o investimento em parcerias, software, inovação e desenvolvimento de produtos, também investimos nas pessoas. Aumentámos de 400 para 500 pessoas a trabalharem focadas naquilo que denominamos a estratégia adVANce, extremamente orientada para os clientes e para todo o ambiente tecnológico que gravita à volta dos negócios” finaliza Volker Mornhinweg em entrevista à Automotive.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com