Nokian Tyres – um teste com 88 graus para quebrar o gelo

by on 5 Novembro, 2018 in Ensaios / Assessment, Pós-Venda

Nokian Tyres – um teste com 88 graus para quebrar o gelo

A Nokian Tyres apresentou, no autódromo internacional de Portimão, a sua nova gama de pneus de “verão”, denominada Powerproof e Wetproof.

Para além de contar com uma invulgar estrutura de apoio, muitos engenheiros e convidados da marca, o grande destaque desta ação foi a presença do bicampeão do mundo de Fórmula 1, o finlandês Mikka Hakinnen. No evento, e dias antes de completar 50 anos de idade, ele mostrou as suas qualidades de piloto e as capacidades dos pneus Nokian, naquela pista. À boleia do seu Mercedes-Benz AMG, levou Eduardo Gaspar, diretor da Automotive, proporcionando-lhe uma das voltas mais quentes naquele circuito internacional.

Cidade Nokia

Depois, longe da pista e com os pés no chão, ficámos a saber que a Nokian continua a produzir os seus pneus na Finlândia e que está à procura de conquistar a notoriedade dos mercados mais a sul da Europa. Já agora, convém salientar que o nome Nokian significa “proveniente da cidade de Nokia” – onde se localiza a sede da empresa. Ou seja, foi a cidade que deu o nome à empresa de telemóveis e não o contrário.

Ao longo de várias décadas, os pneus Nokian conquistaram uma boa reputação nas gamas de pneus de inverno. Tal é compreensível, não só por ser o fabricante de pneus mais a norte do mundo (o seu centro de testes de Ivalo situa-se acima do Círculo Polar Ártico), como pelo facto da Nokian ter sido pioneira ao criar o pneu de inverno em 1934. As raízes da empresa datam de 1898, ano da fundação da Fábrica Finlandesa de Borracha, tendo-se estabelecido na cidade de Nokia em 1904.

Passados 120 anos, o ano de 2018 marca uma nova etapa na estratégia da Nokian Tyres – a entrada estruturada no segmento de pneus de verão. Ao contrário dos países mais a norte da Europa, em Portugal só se utilizam pneus de verão (salvo raras exceções), devido ao clima ser mais ameno. No entanto, apesar do nome, os pneus de verão também são projetados para funcionarem em segurança durante todo o ano, inclusive em piso molhado.

Realizar a apresentação de um produto automóvel, num circuito homologado para receber testes e provas desportivas internacionais, justamente numa altura do ano onde a temperatura do asfalto rondava os 50ºC. Para superar este desafio colocou-se em teste a nova gama Powerproof, onde o bicampeão mundial de Fórmula 1, deu uma grande prova do seu valor, no duplo sentido. Tal implicou em testar os pneus em situações verdadeiramente extremas, sendo que o piso dos pneus do carro conduzido por Hakinnen atingiu os 88ºC.

Gama Powerproof

Pela nossa parte, e para testar a gama Poweproof, classificado como sendo um pneu desenhado para prestações desportivas, tivemos a oportunidade de conduzir um Audi RS5 Coupé de 450 CV, sem excessos, mas com muito afinco, naquela pista algarvia. Os pneus Poweproof são caracterizados por uma construção por segmentos, todos eles com uma função específica.

Começámos por descobrir estes pneus através do segmento denominado por Dupla Zona de Segurança, que garante ao Nokian Powerproof um contacto preciso com a estrada. O condutor consegue sentir como o pneu se agarra ao asfalto, como se adapta à aspereza da superfície e imediatamente reage ao mínimo virar do volante, especialmente em curvas de alta velocidade, o que pudemos verificar em pista.

Dentro do conceito da Dupla Zona de Segurança, o segmento conhecido por Zona de Potência, posicionada no ombro externo do pneu, garante um comportamento preciso. Os blocos de piso firmes, em conjunto com os novos sulcos Slope Groove Design (que conseguem suportar forças laterais intensas graças às suas paredes inclinadas), proporcionam um comportamento preciso em asfalto seco, mesmo a alta velocidade.

Excelência em piso molhado

No que diz respeito a situações de chuva, o segmento conhecido por Zona de Segurança em Piso Molhado, situado na parte interior do pneu, maximiza a segurança em estradas molhadas, otimizando a aderência. Os Sulcos de Fluxo Trapezoidais separam as nervuras centrais do ombro interno. Este design sinuoso do fundo do sulco, permite uma prevenção eficaz da aquaplanagem, acelerando assim a remoção da mesma entre o pneu e a estrada. As extremidades dos sulcos nos blocos do piso foram espaçadas e as laterais têm um entalhe em forma de chifre. Estes Sulcos Swoop facilitam ainda mais a remoção de água.

O piso do pneu, desenvolvido para uso exigente e velocidades mais elevadas, integra vários compostos de borracha diferentes. No exclusivo composto de borracha Dynamic Grip, por exemplo, as cadeias funcionais de moléculas e polímeros formam uma estrutura densa e flexível semelhante a uma malha, que garante uma aderência e durabilidade aos pneus. A estrutura multicamada do piso também reduz a resistência ao rolamento, permitindo ao novo Nokian Powerproof rolar levemente, o que aumenta a economia de combustível.

O Nokian Powerproof provou a sua qualidade e facilidade de condução em pista. Está classificado no mais alto escalão de qualidade em pneus para automóveis de passageiros: a categoria UHP (Ultra High Performance). Em termos de referências serão disponibilizadas um total de 51, com medidas de 17 a 20 polegadas e com classificações de velocidade W (270 km/h) e Y (300 km/h).

Gama Wetproof

Já a gama Wetproof foi testada nos modelos BMW Série 1, em pista, e nos modelos Mercedes-Benz Classe E, em estrada, pelas regiões do Algarve. O Nokian Wetproof foi desenvolvido para ter um desempenho de excelência em piso molhado e mais conforto em estrada no piso seco. Tal como a gama Powerproof, incorpora a tecnologia de Dupla Zona de Segurança.

Para além disso, e para potenciar as propriedades dedicadas ao piso molhado, o Conceito de Bloqueio Responsivo suporta as nervuras longitudinais, permitindo que a água flua para fora do pneu mais facilmente. Os sulcos das nervuras dispõem de contrapartes de intertravamento, que se fixam firmemente umas contra as outras quando o pneu é pressionado contra a superfície da estrada. Este novo design aumenta a estabilidade de condução sem comprometer a segurança em piso molhado.

O novo Nokian Wetproof estará disponível nas categorias de velocidade T (190km/h), H (210 km/h), V (240 km/h) e W (270 km/h), em 46 referências, de 14 a 20 polegadas. Os novos Nokian Wetproof e Powerproof serão disponibilizados aos consumidores na primavera de 2019. No caso de Portugal, a Nokian Tyres conta com uma rede de comercialização oficinal, estado o desenvolvimento comercial a cargo de João Oliveira, responsável pela marca no nosso país.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com