Novo Volkswagen Passat – evolução tecnológica com soluções customizadas

by on 13 Novembro, 2019 in Frotas

Novo Volkswagen Passat – evolução tecnológica com soluções customizadas

A bem-sucedida gama VW Passat já superou a barreira dos 30 milhões de unidades produzidas, sendo um dos três modelos da Volkswagen mais vendidos de todos os tempos, estando apenas atrás do Golf, que tem um total de 35 milhões de veículos vendidos, mas bem à frente do famoso “Carocha”, com vendas totais de 21,5 milhões de unidades.

O novo Passat é marcado pela evolução tecnológica que reforça o estatuto do carro mais bem-sucedido do mundo no segmento dos familiares, desde o seu lançamento em 1973.

As versões Limousine e Variant, já estão à venda em Portugal com 3 níveis de equipamento e uma diversidade de propulsores, através do motor a gasolina 1.5 TSI 150 cv e, dos motores a diesel, 1.6 TDI de 120 cv, com destaque para o novo motor 2.0 TDI Evo de 150 cv e 2.0 TDI de 240 cv e, sobretudo, o motor 1.4 GTE + Plug-in Hybrid com sistema combinado de 218 cv.

O novo Passat GTE tem mais 40% de autonomia elétrica: o sistema combinado de 218 cv resulta da potência entre o motor 1.4 TSI de 156 cv com o motor elétrico de 85 kW, proporcionando uma autonomia totalmente elétrica de 55 km, de acordo com o ciclo WLTP. A autonomia elétrica do novo Passat GTE aumenta, assim, 40% face ao anterior modelo. Uma evolução significativa a todos os níveis.

A força da marca

Nuno Serra, diretor de marketing da marca Volkswagen em Portugal, apresenta aqui as mais-valias desta nova geração do Passat, reforça a importância deste modelo premium, para alavancar as vendas da SIVA nas frotas nacionais, e também salienta as vantagens comerciais para as empresas da versão GTE, em linha com a estratégia de eletrificação dos demais modelos da marca Volkswagen.

“O novo Passat recebeu uma atualização tecnológica importante, com destaque para a nova geração do sistema de infotainment MIB 3, que permite a integração de serviços de mobilidade que a Volkswagen irá disponibilizar através da sua plataforma We Services. Como opcional, a marca inaugura com a atual geração do Passat a função Mobile Key, a qual integra uma chave digital com o seu smartphone, garantindo o acesso remoto do condutor, ao veículo.

Com um passo firme na senda da condução autónoma, podemos contar desde a versão base com o Travel Assist, que associa o Cruise Control Adaptativo ACC, com o sistema de manutenção na faixa de rodagem – Lane Assist – e ainda, o Traffic Jam Assist, que combinados asseguram uma condução parcialmente autónoma. As funções de Streaming & Internet já disponíveis no novo Passat, reforçam bem a evolução tecnológica desta nova geração que já se encontra à venda em Portugal.

Soluções customizadas

O novo VW Passat é comercializado numa nova estrutura de gama, nas versões denominadas Passat, Business, Elegance e GTE, com soluções destinadas às empresas. Esta nova estrutura de gama disponibiliza opções para todos os gostos, com variações de equipamento que permitem aos clientes escolher a versão mais adequada ao seu negócio ou estilo de vida.

O mercado está cada vez mais a evoluir para soluções customizadas. Sabemos, por experiência e por estudos, que os clientes neste segmento procuram tipicamente uma solução que conjugue espaço e tecnologia, e que ambas facilitem a mobilidade no seu dia-a-dia. O novo Passat é a resposta para este novo mercado e tipologia de consumidor.

Motorizações

A base das motorizações começa com o motor a gasolina 1.5 TSi de 150 cv, disponível tanto na versão Passat como na Business. Nas motorizações a diesel TDI, o mercado poderá optar pelo motor 1.6 litros de 120cv com caixa automática DSG de 7 velocidades, também nas versões Passat e Business. Nas motorizações 2.0 TDI, teremos a nova tecnologia EVO de 150 cv, com caixa manual ou automática DSG de 7 velocidades.

Ressalto aqui a nossa preocupação com o meio ambiente. O motor EVO, vem equipado com um novo sistema de tratamento de gases de escape e duplo circuito de gestão térmica. Trata-se do primeiro modelo de uma nova geração de motores Turbo Diesel, caracterizado como mais eficiente e com melhorias nas emissões de CO2.

Ainda no tocante aos motores a combustão, a nova gama Passat culmina com um motor 2.0 de 240cv 4 Motion, equipado com caixa automática DSG de 7 velocidades, especialmente desenvolvido para um nicho de mercado que almeja um motor mais potente e com melhor desempenho em estrada. De acrescentar que, como forte empenho naquilo que tem sido a ofensiva elétrica e Plug-in-Hybrid do mercado automóvel, a Volkswagen apresenta o novo Passat GTE com significativas evoluções.

O novo Passat GTE é o segundo modelo da Volkswagen equipado de série com faróis em LED Matrix, a seguir ao Touareg. Dispõe de mais tecnologia do que nunca. Integrado com a última geração de sistemas de navegação Discover Pro, o condutor e ocupantes, poderão usufruír de todas a features tecnológicas neste Passat desde Mobile Key, Streaming & Internet, Digital Cockpit, entre outras. Isto tudo com opções de escolha, pois existem duas versões em comercialização, uma mais equipada e focada nos clientes particulares e uma versão orientada para as empresas em geral, com um preço mais competitivo.

A importância das frotas

O setor empresarial continua a representar uma fatia muito importante nas vendas automóveis em Portugal. Não considerando as vendas RAC (Rent-a-Car), já representam cerca de 45% das vendas totais do mercado nacional. Por isso, a Volkswagen mantém uma forte estratégia nas vendas às empresas, que representam 60% das vendas do modelo Passat. Naturalmente dispomos de um portfólio alargado de modelos, como o Polo, o Golf, aos quais vieram se juntar no último ano o novo Arteon.

Em termos de SUV, as empresas dispõem dos modelos T-ROC e Tiguan. Dentro destes, as vendas do Passat assumem um peso importante e estamos certos de que, com esta nova estratégia e com esta nova geração do Passat, retomaremos nosso habitual lugar de destaque neste segmento, o qual num ano de run out, nunca é o mesmo. O novo Passat integra-se com perfeição no segmento executivo, com uma avançada tecnologia, e com soluções de motorizações ajustadas às necessidades de cada cliente neste segmento.

A Volkswagen sempre se posicionou de forma ativa no mercado das frotas, com uma estrutura diferenciada, sempre próxima dos clientes empresariais, promovendo e até auxiliando a que estes encontrem as melhores soluções para criar ainda mais valor aos seus negócios. A estrutura humana, quer no importador (SIVA), e fundamentalmente na nossa rede de concessionários, é disto uma grande prova. Este é um negócio que vive mais do permanente contacto do que propriamente de campanhas pontuais. Por tudo isto, o negócio das PME’s é, para nós, crucial.

TCO estáveis

A nossa previsão aponta para que os principais fatores inerentes ao custo de utilização (TCO) como manutenção, consumos e seguros se mantenham, embora já fossem uma referência positiva neste segmento. Outros dos valores que influencia o valor para o cliente é, sem dúvida, o Valor Residual. Neste ponto, e de forma até natural, o Valor Residual do Passat terá uma melhoria, colocando assim o TCO para o cliente num patamar alinhado, como custo que tipicamente as empresas assumem como ideal para uma viatura deste segmento. Prevemos, em condições equivalentes, ser uma referência também no domínio dos custos, rubrica que para o cliente empresarial é um fator-chave na gestão da sua frota.

Eletrificação

Com o Passat GTE, queremos trabalhar muito o vetor de tecnologia e inovação, dois dos pilares da marca Volkswagen. Para além de se tratar de uma solução híbrida Plug-In, o GTE está repleto de soluções tecnológicas de série, posicionando-se bastante acima da oferta premium existente no mercado nacional.

Ao mesmo tempo, apresenta um desempenho que pode chegar aos 218cv, que garante uma performance de condução única na sua classe. A motorização Plug-in-Híbrida disponível no Passat GTE faz parte do portfólio de mobilidade sustentável, tendo por base a tração elétrica.

Acreditamos que, nesta fase, é a melhor alternativa para as empresas.  Os benefícios fiscais associados a este tipo de mobilidade, quer em termos de Tributação Autónoma, quer de IVA associados ao pacote de equipamentos que a versão GTE disponibiliza na sua versão de base, fazem da gama GTE da Volkswagen – com o Golf e o Passat – uma solução imbatível para as empresas. Preferimos dizer que este é mais um passo consciente e racional para a mobilidade 100% elétrica a médio prazo.

A eletrificação para a Volkswagen é muito mais do que ter viaturas elétricas. Trata-se de criar um ecossistema preparado e capaz de satisfazer as transformações do mercado, ir de encontro às necessidades dos clientes e, é nesse sentido, que estamos a nos mover”, destacou Nuno Serra, diretor de Marketing da Volkswagen em Portugal.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com