Oeiras investe mais de 2 milhões euros em viaturas de limpeza urbana

by on 28 Julho, 2015 in Pesados

Oeiras investe mais de 2 milhões euros em viaturas de limpeza urbana

Procurando a melhoria contínua da higiene urbana e promovendo a qualidade de vida dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Oeiras realizou na área da limpeza urbana um investimento de 551 mil euros adquirindo 11 viaturas, sendo que na área da recolha, o investimento foi de 1680 mil euros, materializado na aquisição de 8 viaturas mistas, para além de um investimento de mais 550 mil euros na aquisição de máquinas de varredura.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, “a higiene urbana do concelho de Oeiras é, não só, uma área capital, como o reflexo primário da imagem do Município. Por isso, ambicionamos a melhoria contínua deste serviço e da salubridade do espaço público municipal, visando a promoção da qualidade de vida dos nossos munícipes e dos visitantes do nosso concelho.

No ano de 2014, dentro da área da limpeza urbana, investimos 551 mil euros na aquisição de 11 viaturas de apoio, sendo unidades 3 equipadas com grua para recolha de resíduos verdes; 4 com plataforma elevatória para recolha de monos; e 4 com cabine dupla para recolha de resíduos de limpeza e apoio transversal a esta área de limpeza.

Por ser uma área confrontada com escassez de recursos humanos e mecânicos, os resultados deste investimento refletiram-se, de imediato, na qualidade do espaço público e na melhoria do serviço prestado, assistindo-se, por exemplo, à redução do tempo de permanência de resíduos volumosos nos espaços comuns, passando em média de 1 semana  para 1 dia, incluindo os resíduos abandonados que são sempre difíceis de controlar.

Para 2015 e os anos seguintes, a Câmara Municipal de Oeiras pretende ainda incrementar a varredura mecânica em praticamente todas as vias municipais, o que implicará um esforço financeiro anual na ordem dos 550 mil euros. Paralelamente ao investimento previsto, e procurando ultrapassar os constrangimentos orçamentais e restrições ao recrutamento, a nossa edilidade delegará competências às Juntas e Uniões de Freguesia para desenvolvimento de projetos conjuntos nesta área de limpeza e higiene urbana”.

Em ambas as áreas de limpeza e higiene urbana, a Câmara de Oeiras informou ainda que pretende implementar uma ferramenta tecnológica de gestão integrada, em tempo real, resultando num investimento de 350 mil euros devidamente ligada às diversas viaturas, objetivando alcançar uma eficácia na utilização dos equipamentos agora adquiridos e na qualidade do serviço prestado.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com