Peugeot 5008 – conquistar o mercado das frotas e dos SUV

by on 17 Outubro, 2018 in Frotas

Peugeot 5008 – conquistar o mercado das frotas e dos SUV

A gama  de viaturas SUV comercializada pela Peugeot Portugal, composta pelos modelos 2008, 3008 e 5008 alcançou – no 1º semestre de 2018 – uma posição de destaque neste segmento de mercado, considerado como o mais dinâmico do setor automóvel português.

Segundo dados divulgados pela Peugeot, o seu modelo SUV 5008 posicionou-se no topo das vendas dos modelos de 7 lugares, não só entre no segmento dos SUV, mas também no mercado global das viaturas de 7 lugares.

Os modelos 2008, 3008 e 5008 formam o trio de sucesso da Peugeot no mercado nacional dos SUV (Sport Utility Vehicles), produtos que conquistaram a atenção dos portugueses e que, no acumulado do 1º semestre de 2018 e de acordo com as estatísticas da ACAP, colocam a marca no topo das vendas dentro deste segmento, onde a versão 5008 foi a que mais cresceu nas viaturas de 7 lugares.

As vendas ao mercado empresarial em geral, continuam a ser estratégicas para a marca Peugeot em Portugal e os seus modelos SUV, constituem um reforço de gama para chegar mais à frente na sua quota junto às frotas nacionais.Comercializando, em conjunto, um total de 5.343 unidades, que representam uma quota de mercado de 15,5%, estes modelos SUV são as pedras basilares do sucesso da Peugeot no nosso país.

SUV Peugeot 5008

Com 670 unidades vendidas na rede nacional nos primeiros 6 meses deste ano, o modelo 5008 destacou-se no mercado dos SUV de 7 lugares com uma quota de 44,4% e, considerando o mercado de 7 lugares como um todo, ou seja, incluindo os modelos de passageiros e comerciais ligeiros, a sua quota é de 16,4%.

A Revista Automotive realizou uma condução de longa duração com o Peugeot 5008 para melhor avaliar as suas potencialidades estradistas, percorrendo os mais diferentes pisos de estradas em Espanha sendo que, o seu desempenho, foi notável em todos os domínios, sobretudo em aspetos importantes como segurança, conforto, economia, manobrabilidade nos grandes centros, habitabilidade, e prazer na condução

Tecnologicamente evoluído e com linhas exteriores modernas, o Peugeot 5008 permite uma experiência de viagem notável, num ambiente superior e personalizável, graças ao Peugeot i-Cockpit. Disponibiliza ainda outras soluções tecnológicas, de conectividade e de apoio à condução, transmitindo uma agradável sensação de segurança, quer em autoestrada, quer em piso de terra batida. No trânsito urbano, ou seja, no habitual pára-arranca, o seu amplo espaço a bordo, aliado ao elegante e bem equipado tablier, aliviam o stress da condução e transporta-nos para um mundo de sensações mais agradáveis

Este SUV de grandes dimensões, mas com uma agilidade notável, dispõe de configurações distintas e bem ajustadas para o cliente empresarial e para o cliente particular, com destaque para os 3 bancos independentes e escamoteáveis na 2ª fila, sendo reguláveis em comprimento e em inclinação, num total de 5 posições – chega a formar um piso plano, ideal para um descanso nas longas viagens.

A sua diferença de modularidade interna também assenta nos 2 bancos independentes, escamoteáveis e extraíveis na 3ª fila, com reduzido peso (menos de 11 kg), com facilidade de remoção em caso de necessidade de mais espaço de carga na sua bagageira. Com 5 níveis de equipamentos, denominados por Active, Allure, Crossway, GT Line e GT o Peugeot 5008 disponibiliza um diversificado leque de motorizações com norma Euro 6.2d.

Motorizações

O modelo utilizado nesta condução de longa duração estava equipado com motor a diesel BlueHDi de 130 cv e caixa manual de 6 velocidades, tendo registado uma média de consumo de 5,7 litros. Tendo em conta o seu peso, dimensões, bem como a diversidade de pisos que percorremos em Espanha, consideramos o consumo alcançado bastante ajustado e uma boa referência entre os modelos SUV.

Numa época em que os custos associados ao consumo de combustível constituem um fator importante na planilha das frotas em geral, os motores BlueHDi da Peugeot ainda fazem a diferença. Mas se a opção do gestor de frota recair na utilização de uma versão equipada com motor a gasolina a tecnologia Peugeot PureTech de 130 cv, com caixa manual de 6 velocidades ou automática de 8 relações, também poderá ser uma boa escolha.

Conclusões

Destacar-se no mercado das viaturas SUV “repleto” de modelos e em contante mutação, já não é tarefa fácil para nenhuma marca automóvel. Apesar da fasquia nacional estar (felizmente!), bastante elevada com muitas boas propostas e com novos modelos a chegar praticamente a cada 2 meses, a Peugeot conseguiu distinguir-se nos primeiros 6 meses deste ano também com base na segurança ativa do modelo 5008.

As nossas impressões quanto ao desempenho dinâmico do Peugeot 5008 aqui apresentado são, globalmente, positivas, pese embora o facto do modelo utlizado ser de caixa manual, visto que uma caixa automática, nos percursos citadinos que efetuámos, contribuiria para um conforto adicional. Apesar dos bons números de vendas alcançados até agora em Portugal, o modelo 5008 ainda tem um longo caminho a percorrer no mercado empresarial. O nosso, já realizámos e ficámos agradados.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com