Renault Koleos – a elegância francesa

by on 15 Fevereiro, 2018 in Ensaios / Assessment

Renault Koleos – a elegância francesa

Para realizar o assessment do Renault Koleos Initiale Paris, convidamos Carla Pereira, marketing and communication manager da Chronopost Portugal

“Achei interessante este convite da Automotive, principalmente porque não conhecia de perto este modelo da Renault. A frota da Chronopost é quase toda da Renault, à exceção das posições de direção. Os comerciais quase todos têm Renault e os gestores de grandes contas têm também optado pelo modelo Megane, porque apresenta um bom compromisso entre a renda mensal e o equipamento disponível.

Gosto dos modelos italianos pelo prazer da condução, mas aqueles que tive, mesmo de gamas superiores deixavam a desejar quanto à robustez. Os carros alemães com tração traseira têm-me proporcionado bons momentos de condução, se bem que em termos de equipamento base, vêm com muito pouco, é tudo opcional.

Surpreender pela positiva

Valorizo num carro aquilo que valorizo numa empresa, ou seja, a capacidade de proporcionar mais do que o esperado. Na Chronopost somos capazes de criar serviços totalmente personalizados com uma abrangência geográfica completa.

Por exemplo, somos capazes de montar uma operação com uma instituição financeira, onde vamos a casa dos clientes recolher assinaturas relativas a contratos. Devido à tecnologia que temos no PDA dos motoristas é possível, por exemplo, saber que para um cliente é preciso assinar só a página 3 no canto superior direito e para outro cliente só precisa assinar a página 5 no segundo parágrafo.

Somos um grande operador com uma flexibilidade também grande. Temos 400 condutores a circular pelo país que podem fazer um serviço personalizado. A nossa apresentação está de acordo com os mais elevados padrões do setor e realço a grande vantagem que é ter frota própria e motoristas próprios, pois conseguimos controlar todo o processo de distribuição. Nós somos a “cara” do cliente expedidor, vamos à casa das pessoas, a nossa apresentação tem de ser de excelência.

Estética do Renault Koleos

Dito isto, uma das coisas que valorizo num automóvel é a aparência, o aspeto. Neste modelo a estética exterior é muito elegante, principalmente com esta cor. É imponente pelo tamanho, mas não chega a ser opressivo.

Quanto ao interior, nota-se o cuidado nos detalhes e na harmonia da disposição de tudo. Gosto do toque dos materiais e dos apontamentos com a inscrição “Initiale Paris”.  Faz lembrar as boas sensações que a cidade de Paris proporciona a quem a visita e evoca o espírito de excelência francês. Este Renault Koleos conjuga-se bem com um pensamento empresarial até porque Paris além de uma cidade maravilhosa para se passear é também a cidade que alberga a sede da Chronopost.

Habitabilidade

Todo o processo de ajustar a posição do banco totalmente eletrónica, ligar o carro com ignição keyless, o travão de mão automático, é extremamente tecnológico e surpreende pela facilidade de funcionamento e conforto.

Apesar do tamanho, o carro tem uma boa brecagem. Testei logo no estacionamento da Chronopost e ele desenvencilha-se bem. Costumo andar em carros mais baixos, do estilo desportivo. Mas a posição de condução do Renault Koleos é ótima. Em percurso citadino esta posição mais elevada permite-nos uma boa visibilidade do trânsito à volta, e em autoestrada proporciona um conforto excelente.  Os bancos ajudam nesse sentimento porque envolvem bem o condutor.

Dinâmica

Estou mais habituada à caixa manual, gosto de sentir a condução, a troca de mudanças. Confesso que tinha algum preconceito relativamente às caixas automáticas, porque achava que não permitiam o carro arrancar com força.  Este Renault Koleos veio provar-me o contrário, a caixa automática progride bem.

Em termos de dinâmica esperava ser mais “pesadão”, tipo um “barco” devido às dimensões do carro. No entanto o Renault Koleos é bem equilibrado, não adorna, curva bem. E o meu termo de comparação é o carro que tenho da empresa com 184cv de potência e com bem menos peso.

Em termos de utilização, faço mais percursos em cidade durante a semana, e no fim-de-semana gosto de passear e fazer longos percursos. Como o pavimento em Lisboa tem sido descuidado, o fato de ser um carro mais alto faz com que o rolar nas estradas em mau estado da cidade seja menos desconfortável. O comportamento fora de estrada também é muito agradável que permite viagens ao interior do país, e a locais remotos, para visitar por exemplo uma das 600 lojas Pick-Up da Chronopost.

Funcionamento abrangente

As nossas lojas Pick-Up funcionam de 6 a 7 dias por semana com horários alargados, nas quais os clientes têm 10 dias para poder levantar comodamente a sua encomenda. A rede pick-up acaba também por ser um importante dinamizador dos negócios locais. Por exemplo, um minimercado numa aldeia do interior, pode ter um tráfego maior de pessoas ao aderir à rede Pick-Up, porque começa a receber e expedir encomendas. Clientes que não frequentavam esse minimercado, entram no espaço, levantam a encomenda e acabam sempre por comprar qualquer coisa.

O que as lojas nos reportam é um aumento da atividade comercial a partir do momento que fazem parte da rede Pick-Up. Temos cerca de 10 encomendas diárias por loja, o que significam mais 10 clientes para a loja e menos 9 entregas que fazemos nesse dia. Até do ponto de vista ambiental é vantajoso, pois reduzimos bastante as emissões de CO2.

Preocupação ambiental

A preocupação com o ambiente está no dia-a-dia da nossa gestão de frota, na procura de reduzir emissões, mas também nos nossos serviços. Temos certificação ambiental ISO14001 e a empresa de café Nespresso lançou-nos um desafio da reciclagem das suas capsulas. Aceitamos o desafio e operamos uma logística inversa, ou seja, recolhemos as capsulas usadas das casas dos clientes para a Nespresso. Depois, são separadas das capsulas o alumínio, e utilizam a borra do café como adubo natural para a cultura do arroz na região da Comporta. Estamos orgulhosos de ser parte ativa nesse processo importante para o ambiente, principalmente de uma empresa com o prestígio e a elegância da Nespresso.

E por falar em elegância, ela está presente em todos os aspetos deste Renault Koleos e é isso que me fascina neste carro. A tecnologia a bordo também é plenamente ajustada. Por exemplo, valorizo o ecrã do painel central ser touchscreen, e o tablier ter poucos botões, ser tudo mais digital, intuitivo e personalizável.

Personalização e futuro

O ano de 2017 superou todas as nossas expectativas onde crescemos a 2 dígitos. Por um lado, o crescimento do comércio online ajudou, mas verificamos grandes aumentos no comércio físico, ou seja, as próprias lojas das marcas tiveram uma adesão maior do que no ano passado e precisaram rapidamente repor stocks.

O ano de 2018 será para a Chronopost muito importante do ponto de vista da personalização. Teremos no nosso sistema Predict uma ferramenta para que o destinatário possa escolher qual a janela horária que mais lhe convém receber a encomenda. Teremos muitas mais funcionalidades que visam fundamentalmente maior conforto na interação connosco. Será desenvolvido também um portal de devoluções específico. Para o expedidor, conseguiremos também melhorar a qualidade do serviço, ou seja, ele conseguirá dar maiores possibilidades ao cliente final.

Queremos implementar tudo isto mantendo as cerca de 55.000 encomendas processadas e expedidas por dia, e nas épocas de “pico” manter as 75.000 encomendas diárias, que atingimos em certos períodos de 2017. Para tal é preciso ter um “motor potente” que impulsione todas as operações, suportadas por uma tecnologia avançada, tal e qual este Renault Koleos que conjuga potência, segurança, conforto, personalização, tecnologia e uma elegância francesa. Sem duvida!”

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com