Renault Pro+ completa 10 anos de serviços dedicados às empresas

by on 8 Agosto, 2019 in Frotas

Renault Pro+ completa 10 anos de serviços dedicados às empresas

Atendimento exclusivo e personalizado, áreas de serviços em regime de exclusividade, horários alargados, serviços sem marcação e elaboração de orçamentos com brevidade, são alguns dos pressupostos em que assenta o serviço Renault PRO+.

A Revista Automotive visitou as instalações do concessionário Renault em Telheiras, onde há 10 anos a Renault Retail Group implementou em Portugal um conceito diferenciado com serviços especificamente dedicados ao atendimento das PME’s e frotas em geral. Na ocasião, entrevistámos Ana Pais, responsável pelas vendas às empresas naquela unidade, que nos dá uma visão sobre as vantagens do Renault Pro+ no nosso país.

“O cliente profissional tem necessidades diferentes do cliente particular. Uma viatura de serviço, quando tem uma avaria, implica que aquele profissional deixa de ter a sua mobilidade assegurada, o que reflete negativamente no seu negócio e na sua atividade. O conceito Pro+ foi desenvolvido internacionalmente pela Renault, e chegou a Portugal há 10 anos, tendo sido primeiramente implementado aqui na concessão de Telheiras.

Veículos comerciais e de passageiros

Apesar da diversidade e amplitude do parque circulante da Renault em Portugal, os serviços do Renault Pro+ não são exclusivos aos veículos comerciais que, naturalmente, constituem grande parte das frotas dos clientes profissionais, sejam eles empresários em nome individual (ENI), pequenas empresas, para além das grandes frotas.

O cliente profissional tem necessidades específicas em função da tipologia do seu negócio e da sua área de atividade. Muitas vezes um cliente profissional não sabe exatamente que tipo de viatura melhor se ajustará ao seu negócio. É neste ponto que entramos em ação com o conceito Renault Pro+, disponibilizando uma equipa de vendas especializada no atendimento ao cliente profissional.

A compreensão daquilo que o cliente precisa para a sua atividade profissional e a forma como poderemos construir, por assim dizer, o carro à medida do seu negócio, é muito importante para ajustarmos as expectativas dos clientes à nossa gama de viaturas, às modalidades de financiamento, serviços de pós-venda e outras necessidades específicas que venham a ser precisas para o bom funcionamento da sua atividade.

Tendo em conta que a Renault dispõe de uma gama muito atual de viaturas ligeiras de passageiros e de comerciais ligeiros, sendo líder no mercado nacional há mais de 20 anos, é natural que haja uma grande expectativa por parte dos clientes profissionais quanto aos nossos serviços de venda e de pós-venda, atendimento e aconselhamento, instalações e sobretudo de compreensão das suas necessidades. O conceito Renault Pro+ foi criado para servir o cliente profissional de uma forma dedicada e exclusiva.

Antes e depois

Estou à-vontade para falar sobre o conceito Renault Pro+, pois já trabalho na marca antes de existir este tipo de serviço e como tal, tenho perfeita noção da importância do mesmo para o cliente profissional. Antes da sua implementação, as nossas equipas de vendas e de pós-venda prestavam um atendimento e serviços dentro do expectável para os clientes em geral, independentemente se fossem particulares ou profissionais.

Tendo em conta que o mundo empresarial está em constante evolução, tornou-se necessário ajustarmos os nossos serviços a uma nova realidade de mercado. Assim implementou-se em Portugal o conceito Renault Pro+, tendo sido criadas equipas de comercias, áreas e estruturas internas, especificamente adaptadas para o atendimento do cliente profissional.

Dentro da rede Renault em Portugal, dispomos da maior equipa comercial dedicada ao conceito Pro+, face à dimensão do grupo RRG, diversidade de clientes, importância geográfica e proximidade aos grandes centros de negócio da região da grande Lisboa. A nossa equipa conta, atualmente, com 10 profissionais de vendas ao cliente profissional, sendo 3 vendedores dedicados às PME’s, 4 vendedores dedicados às grandes frotas, e 3 profissionais internos de apoio à equipa de vendas e aos clientes em geral.

Resposta em 48 horas

Acolhemos os clientes profissionais nas nossas instalações com áreas específicas de atendimento e vendedores dedicados. Acolhemos com distinção os clientes profissionais, mas também vamos ao encontro deles, dentro das suas empresas, para conhecermos as suas necessidades e tipologia dos seus negócios. O conceito Renault Pro+ tem esta diferenciação.

A nossa promessa é simples. Uma vez recolhidas as informações junto aos clientes ou potenciais clientes, nos comprometemos em dar uma resposta no máximo em 48 horas. Há casos em que é possível darmos uma resposta em apenas 2 horas, mas dependendo da especialização do negócio, como por exemplo empresas que necessitam de viaturas adaptadas, o nosso prazo de resposta não poderá exceder as 48 horas.

A venda de viaturas transformadas, como por exemplo para a frota do INEM, para as corporações de bombeiros, para o transporte de frio, bem como viaturas com báscula, entre tantas variedades, necessita de uma leitura mais detalhada da tipologia de cada negócio, não apenas para garantir a eficiência da mobilidade, mas também ajudar o cliente profissional no pleno exercício da sua atividade, de forma segura e rentável.

Para as viaturas transformadas, a Renault conta com a sua própria empresa que se chama Renault Tech, que por exemplo, realizou as transformações da suspensão multibraço do modelo Kadjar para ser enquadrado em classe 1 nas portagens, no mercado nacional. Mas também contámos com um conjunto de empresas transformadoras nacionais que são certificadas pela Renault, a quem recorremos para transformar as viaturas à medida das necessidades dos nossos clientes.

Fato à medida

Pode parecer uma coisa simples, mas ir de encontro à tipologia de cada negócio dos clientes empresariais não é tarefa fácil. Estamos a falar numa venda muito orientada, onde cada pormenor da atividade do cliente conta para o sucesso do seu negócio. É aqui que o conceito Renault Pro+ mostra a sua força.

Questões de enquadramento legal, como é o caso do WLTP, as tributações autónomas, as futuras normas de carga de viaturas L2, as soluções de financiamento, entre outras, exigem uma orientação específica dos nossos comerciais, para cada tipo de cliente profissional. Os planos de manutenção, as revisões programadas ou não, as eventuais avarias, as soluções de mobilidade e viaturas de substituição, incluindo de viaturas comerciais, estão asseguradas pelo conceito Renault Pro+.

Com equipas de comerciais dedicados, somos capazes de entender o que o cliente profissional realmente necessita e disponibilizar uma ou mais viaturas, ligeira ou comercial, que melhor se enquadre à sua atividade. É o mesmo que construir um fato à medida, mas com a especial diferença da complementaridade dos serviços de aconselhamento, atendimento dedicado e horários alargados, e um serviço de pós-venda especializado.

Gama de produtos

O facto da Renault dispor de uma gama muito atual de viaturas ligeiras e comerciais, diversificada e com excelente historial no mercado nacional, também contribui de forma decisiva para o sucesso das nossas vendas e para a satisfação global dos nossos clientes. É um fator de elevada importância trabalharmos com uma marca que, pese embora ser líder de vendas em Portugal há mais de 20 anos, está sempre a inovar nos seus serviços, mantendo a satisfação do cliente, no centro das suas prioridades.

O Renault Pro+ permite que, com equipas de comerciais dedicados, o atendimento ao cliente profissional também seja diferenciado. A venda de uma ou duas viaturas pode ser tão importante e complexa, quando a negociação alargada a uma frota de 80 ou mais viaturas. O que conta aqui é a forma como percebemos as necessidades de cada cliente, a tipologia do seu negócio, a forma como quer desempenhar as suas atividades com uma determinada viatura e como poderemos contruir para o sucesso do seu trabalho.

Pós-Venda alargado

Temos a flexibilidade de adaptarmos os nossos horários dos serviços de pós-venda alargado às viaturas do cliente profissional. Aqui, na nossa concessão de Telheiras, como de resto acontece nas demais concessões da rede Renault integradas no conceito Pro+, temos capacidade para realizarmos reparações em horários diferenciados, tanto para viaturas ligeiras como para viaturas comerciais. Dispomos de um serviço oficinal dedicado, com profissionais formados pela própria Renault, que utilizam equipamentos de última geração, com serviços de mecânica, elétrica e eletrónica, de chapa e pintura.

Na área do pós-venda, contamos com unidades de trabalho específicas para o cliente profissional.  O objetivo é realizarmos os serviços de pós-venda com elevada qualidade, custos controlados, procurando reduzir ao máximo o tempo de imobilização de uma determinada viatura. Dispomos, inclusive, de elevadores com capacidade para viaturas comerciais com até 3,5 toneladas, o que significa que em determinados casos, poderemos reparar viaturas mesmo com carga.

A chancela do Renault Pro+ é parte integrante das atividades da nossa rede de concessionários RRG.  Isto significa um compromisso sério e profissional para com o mercado empresarial. Realizamos, com base num calendário, uma “caravana de viaturas” transformadas que colocamos ao dispor dos clientes profissionais, incluindo exposições estáticas.

Viaturas transformadas

Levamos as nossas viaturas transformadas ao encontro dos clientes profissionais. Hoje facultamos aos nossos clientes, as soluções e inovações que ao longo dos últimos 10 anos, implementámos com o conceito Renault Pro+. Também algumas viaturas elétricas, como a Renault Master, por exemplo, estão a ser disponibilizadas para testes junto dos clientes profissionais. No caso das reparações dos modelos elétricos, a nossa unidade de Chelas está equipada e adaptada para realizar os serviços de pós-venda.

O Renault Pro+ trouxe ao mercado nacional um serviço ainda mais profissional. Dispomos de uma maior proatividade, graças a uma organização flexível e dinâmica. Isto nos permite proporcionar até formação aos condutores das frotas dos nossos clientes, quanto à correta utilização das tecnologias e sistemas de apoio à condução das nossas viaturas. Está é uma regra de ouro da Renault.

O conceito Pro+ é um ativo muito importante para a gama Renault. Hoje, são 17 concessões que disponibilizam estes serviços em Portugal. É uma insígnia de grande valor para a nossa rede e para os nossos clientes profissionais. As perspetivas para este ano são positivas, tanto mais que em breve a gama Renault será atualizada com os novos modelos Master e Trafic e, no final do ano, com o novo Renault Clio. Modelos de excelência para as empresas e que vão certamente dinamizar as nossas vendas, contribuindo para a renovação das frotas em Portugal”, salientou Ana Pais.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com