Renault SpaceClass – Transportar o cliente empresarial

by on 19 Março, 2018 in Ensaios / Assessment

Renault SpaceClass – Transportar o cliente empresarial

Para testar na prática a nova Renault Trafic SpaceClass VIP, desafiamos um potencial comprador: Hotel Real Oeiras.

Coube a Telmo Pestana, um dos funcionários mais experientes do Hotel Real Oeiras a realizar o assessment da viatura. Telmo conta-nos a sua experiência na área, bem como avalia a SpaceClass:

“Comecei as minhas funções como bagageiro e fui evoluindo dentro do Hotel. Lembro-me ainda das primeiras vezes que comecei a conduzir o shuttle do Hotel. onde fazia o trajeto até ao aeroporto. Desde então já conduzi vários modelos de carrinhas, desde a Volkswagen Transporter até à Mercedes-Benz Vito, entre outras.

O Hotel Real Oeiras está bem localizado, próximo dos grandes pólos empresariais de Oeiras, Paço de Arcos e Carnaxide. Em termos desportivos estamos “ao lado” da Cidade do Futebol e para aqueles que querem conjugar trabalho com lazer, uma visita às praias da Linha ou ao centro histórico de Sintra, fica a poucos minutos. Para aqueles que prefiram ficar pelo hotel têm a possibilidade de desfrutar de um final de tarde junto à piscina exterior ou aproveitar para manter a boa forma física no nosso Health Club com ginásio e banho turco.

O hotel tem cerca de 100 quartos, 8 salas multifuncionais com capacidade de até 380 pessoas e um restaurante de cozinha tradicional portuguesa o Real Restaurante-Bar, sendo ideal para uma viagem de negócios ou lazer. Estou no Hotel Real Oeiras há 12 anos e continuo contente de trabalhar aqui, gosto do que faço e o grupo continua em expansão – vamos abrir mais uma unidade este ano em Lisboa, numa localização privilegiada.

Serviço de shuttle para as empresas

Achei interessante o convite da Automotive para testar este carro num trajeto até ao aeroporto de Lisboa, porque faz-me lembrar o início da minha carreira nesta área. Neste momento, o nosso hotel tem uma carrinha do género desta Renault e disponibiliza o serviço de shuttle a começar às 7:45 da manhã e o último às 9h15, todos os dias. O serviço regular é feito para os polos empresariais do LagoasPark, Tagus Park, Quinta da Fonte, entre outros.

A grande maioria da nossa clientela é corporate. Ou seja, o hóspede traz só a sua pasta de trabalho e uma mala pequena, por isso não precisamos de muito espaço na bagageira. Diria que a bagageira desta SpaceClass é perfeitamente suficiente para o nosso serviço. O que precisamos não é ter um carro com grande espaço, mas sim, que seja mais requintado, mais confortável, no fundo um carro executivo, mas em formato carrinha.

A carrinha que temos também é versão estilo “reunião”, onde vão cinco pessoas de frente umas para as outras. Permite que durante o trajeto já adiantem trabalho e façam uma pequena reunião. A diferença do nosso carro para este, é que o nosso não tem uma mesa rebatível, nem tem a modularidade deste. A SpaceClass permite que utilizemos a versão “reunião” e a versão “normal” com os passageiros todos virados para a frente.

A mudança para a versão “normal” é intuitiva, sendo preciso apenas mexer os bancos de um lado para o outro, através das calhas embutidas no chão deste Renault. Isso ajuda. porque há clientes que se sentem maldispostos por estarem sentados de costas para o fluxo, outros preferem a versão “reunião” – há um pouco de tudo nos clientes que transportamos. Também fazemos outras deslocações com a nossa carrinha, como por exemplo fomos à adega de Borba e nessas viagens a versão “normal” é a preferida pelos clientes.

Dimensões ajustadas

Os nossos clientes são tanto estrangeiros como nacionais, variando também a faixa etária desde os mais jovens aos mais seniores. Os grupos costumam ser pequenos por isso não precisamos de carrinhas grandes e além disso, essas carrinhas não entram na nossa garagem pelo tamanho e pela altura. Esta SpaceClass é o carro certo. A altura está abaixo dos 2,15mts e como não é muito comprida, permite entrar e sair da garagem sem sobressaltos. A câmara de filmar traseira, apesar de não ser essencial, facilita nas manobras.

A posição de condução é boa e notei que não precisamos quase de mexer o banco para ficar bem posicionados. É bom para uma carrinha como esta, que vai ser conduzida por diferentes motoristas. Ao fazer o trajeto do aeroporto notei uma funcionalidade importante no sistema de navegação: o aviso sonoro quando estamos a aproximar dos radares de velocidade.

No Hotel Real Oeiras (grupo Hotéis Real) temos como princípio máximo a segurança e o conforto dos clientes. Por isso pratico uma condução calma e segura. Acaba por se refletir nos consumos, porque esse estilo de condução consome menos combustível e desgasta menos as peças do carro. Mas claro que a carrinha também tem que ajudar. Esta tem uma suspensão suave e o motor no modo Eco fica menos responsivo, o que ajuda no conforto e consumos.

É interessante o sistema de cores no painel central, que nos avisa da tipologia de condução, se puxarmos mais pelas rotações aparece uma luz amarela para passarmos de caixa ou diminuirmos a aceleração. Se tiver o carro mais cheio ou numa subida ingreme é só desligar o Eco que a potência fica toda liberta.

Conforto e funcionalidade

Aquilo que valorizo num carro deste tipo é o conforto. É também isso que os clientes valorizam. Em segundo lugar vem as funcionalidades. A começar pelo conforto, para além do que já comentei, os estofos em pele têm bons acabamentos e contribuem para a sensação de requinte a bordo.

Foi interessante colocar pessoas dentro do carro para se perceber as reais dimensões e funcionalidades. Gostaram muito da mesa retrátil e da grande quantidade de arrumos que tem, para além do facto de a janela de trás abrir – não me lembro de nenhum modelo que eu tenha conduzido que tivesse isso. A porta de correr dos dois lados facilita as entradas e saídas.

O ar condicionado independente para os ocupantes traseiros é uma funcionalidade que os clientes valorizam e que muitas carrinhas não vêm equipadas. Permite aos clientes climatizarem o carro conforme o seu gosto. Esta SpaceClass além de ter essa função, tem também a possibilidade do condutor bloquear o ar condicionado dos ocupantes traseiros. Muito útil por exemplo, naqueles casos onde as crianças ficam a brincar com o ar condicionado.

Tem uma tomada tipo 220volts e vários carregadores USB atrás, dá para os clientes ligarem o computador portátil ou outro aparelho eletrónico que precisem. Os vidros escurecidos dão privacidade aos ocupantes e reduzem a luz solar contribuindo para um espaço agradável. Em resumo, é um modelo feito a pensar nos passageiros sem deixar de ser confortável também para o condutor.

Conclusões

Em termos de custos não sei quanto custa esta carrinha com todo este equipamento, mas também não me cabe avaliar esses valores, isso são sempre coisas da direção e administração. Mas se à partida a carrinha não cumpre os requisitos necessários de conforto e funcionalidade, nem vale a pena pensar em preços. Da minha parte, passou no teste e surpreendeu pela positiva.

Apesar de a título pessoal ter uma viatura do grupo Renault, não sabia que a Renault tinha uma carrinha deste tipo, tão equipada e com este grau de conforto e apresentação. Não é que a estética conte muito nestes carros de serviço, mas sei que os clientes gostam de entrar num carro que seja bonito. Esta SpaceClass até ficou muito bem à nossa porta” conclui Telmo Pestana.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com