Santos e Vale – transportadora em expansão

by on 15 Julho, 2015 in Pesados

Santos e Vale – transportadora em expansão

Joaquim Vale é o administrador da empresa, que partilha a gestão desta transportadora com mais dois irmãos, formando assim uma equipa familiar que trabalha junta desde 1988, sendo que o crescimento e a expansão da Santos & Vale é o resultado desta união que dura há 27 anos.

Em entrevista à Automotive comentou que “iniciámos as nossas atividades como empresa de transporte de carga geral e com o passar dos anos, ingressamos na atividade da distribuição de carga doméstica, na entrega porta-a-porta que hoje constitui o “core business” da empresa. Adicionalmente também trabalhamos a parte logística de carga dos nossos clientes, com armazenagem e expedição de toda a carga que nos é confiada.

Estrutura

Temos um total de dez armazéns de “cross docking” e dois armazéns destinados à logística. Estamos em Faro, Elvas, Lisboa, Bucelas, Leiria, Albergaria, Porto, Braga, Vila Real e Castelo Branco, o que em conjunto representam mais de 100 mil metros quadrados de área construída, e cerca de 25 mil metros de área coberta.

A Santos e Vale emprega cerca de 200 trabalhadores diretos e adicionalmente trabalha com cerca de 50 colaboradores, que prestam serviços na nossa empresa de forma indireta. Temos um serviço de distribuição porta-a-porta em 24 ho

Constituída por capital nacional, três acionistas, cada qual com 1/3 do capital, a transportadora Santos e Vale nasceu em abril de 1982, voltada para a prestação de serviços na área de transporte geral de mercadorias para o mercado interno, sendo hoje uma das empresas de referência no setor.

Renovação da Frota

Para atender à procura, estamos a utilizar uma frota com cerca de 150 veículos próprios e face ao crescimento da nossa atividade, temos um plano bastante ambicioso para expansão da frota, pelo que em 2015 deveremos incorporar mais 45 novos veículos. Significam mais 20 veículos tratores e semi-reboques da gama pesada e mais 25 veículos das 7 às 19 toneladas de peso, ou seja de dois eixos, destinados ao serviço da distribuição.

Já em 2014, havíamos incorporados cerca de 20 veículos das 7 até às 14 toneladas à nossa frota, isto significa que num espaço de um ano a nossa frota tem vindo a aumentar em cerca de 65 viaturas novas. Este aumento justifica-se pelo facto de estarmos em expansão, com um crescimento de mais de 25% em 2014 face ao ano anterior, e também porque prevemos que em 2015 continuaremos a expandir.

Especialização e diversificação

A Santos e Vale é uma empresa que trabalha dentro de uma área de especialização de Distribuição Terrestre de mercadorias bastante difícil, onde encontramos somente três ou quatro empresas nacionais que conseguem desempenhar, com qualidade e dimensão, o mesmo tipo de serviço que prestamos. Para se ter uma ideia da nossa dimensão, diariamente expedimos para a região de Lisboa cerca de 80 camiões para a distribuição porta-a-porta, serviço que poucas empresas em Portugal tem massa critica para realizar.

A nossa frota é multimarca, mas a tendência é para que nos próximos cinco anos haja uma concentração da nossa frota em apenas duas marcas, face à tipologia dos camiões que utilizamos, e também, pelas características técnicas de cada modelo que empregamos no serviço de distribuição.

Uma boa parte dos novos camiões que estamos a comprar desde o ano passado e que ainda iremos comprar este ano, é da marca IVECO, empresa que nos tem atendido de forma bastante satisfatória em termos negociais e sobretudo pelas garantias que nos dá em termos do serviço de pós-venda, dos contratos de manutenção, extensão de garantia e no fornecimento de peças (…)

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive nº24

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com