Scania Portugal – uma nova geração de camiões e de profissionais

by on 14 Junho, 2018 in Pesados

Scania Portugal – uma nova geração de camiões e de profissionais

A Scania Portugal conta com uma equipa jovem, experiente, dinâmica e com vontade de manter a marca no topo das preferências dos transportadores, quer em termos de produtos, quer em termos de serviços.

Entrevistamos Victor Martins, sales manager da Scania Portugal, que nos explica o atual momento da Scania no nosso país: “estamos ainda numa fase de entregas das últimas unidades da antiga geração dos camiões Scania (gama PGR), cuja produção cessou em fevereiro deste ano.

O nosso foco passa assim, a ser exclusivamente a nova geração da Scania denominada NTG (New Truck Generation), que foi sendo introduzida no mercado em meados de 2016, e da qual ganhamos o Camião Internacional do Ano com a cabine S em 2017. Este ano de 2018 conquistamos novamente o Green Truck Award com a cabine S e motor 500 diesel, bem como o teste dos 1000 parâmetros onde a Scania R450 ganhou o teste europeu. Na denominação Scania, a letra indica a tipologia de cabine, e o número indica a cavalagem do modelo.

Entretanto foi lançada a série XT vocacionada para o segmento da construção, e a nova gama NTG vai concluir agora a sua série de lançamentos com a cabine L, que é uma cabine rebaixada para utilização urbana, onde a Scania pretende ser a referência tal como o é, nos segmentos de médio e longo curso. A cabine L não existia no nosso portfólio, nem o motor em linha de 7 litros (com potências de 220 cv a 280 cv), o que representa uma nova linha de produtos para a Scania.

Gama completamente renovada

Com o lançamento da cabine L, temos assim a gama completamente renovada para termos uma oferta de produtos que se encaixem perfeitamente naquilo que os nossos parceiros procuram.

Esta gama NTG trouxe, para além das cabines, uma alteração tecnológica nos motores e cadeia cinemática. Os motores foram renovados na sua mecânica e gestão eletrónica, com o objetivo de terem mais binário e melhores consumos. Relativamente à cubicagem, os nossos motores são uma referência em termos de binário, o que também lhes permite ser uma referência em termos de consumo, como por exemplo, os motores de 9 litros, com potências entre os 280 cv e os 360 cv e os motores 13 litros, com potências entre 370 cv e 500 cv. Também mantivemos a exclusividade e longevidade dos motores V8, de 16 litros, com potências entre os 520 cv e os 730 cv.

Os motores V8 continuam a ser exclusividade da Scania, para os clientes que procuram uma grande longevidade, potência e binário ímpar no sector. Em breve teremos mais novidades nesta classe de motores V8.

Ainda sobre os motores, iremos iniciar neste mês de junho o período de demonstração da nossa nova motorização a GNL, com 410 cv e com um binário idêntico a uma motorização a diesel – 2.000 NM. Esta motorização já se encontra disponível para encomenda.

Desenvolvimento

Também gostaria de referir alguns exemplos de desenvolvimento da atual gama da Scania, que estreou uma nova caixa de velocidades automática com travão contra eixo, que permite passagens de caixa com uma rapidez nunca antes vista, com a mais-valia de manter a pressão do turbo fazendo com que a próxima mudança entre com maior potência, mantendo sempre a suavidade de utilização. Esta tecnologia garante não só melhores consumos, como melhor performance.

O sistema CCAP (Cruise Control Active Prediction) permite uma escolha entre 3 percentagens diferentes de redução de velocidade máxima. Este sistema fornece, através do GPS, a topografia exata, portanto, calcula a redução de velocidade necessária antes de uma descida, momento em que o sistema eco rol permite o desacoplamento da caixa e o veículo entra em roda livre. Os novos retarders são também de uma eficácia extrema, permitindo uma substancial poupança do sistema de travagem e um fabuloso controlo do veículo.

Durante algum tempo fomos criticados por não termos uma cabine nova. A Scania não cede a pressões temporais e quando desenvolve algo, é para ser um produto de referência no setor. A geração NTG veio assim introduzir as novas cabines que estão no topo dos parâmetros de segurança, habitabilidade e conforto.

Estamos presentes em frotas que têm diversas marcas de camiões, e temos muitos parceiros que para a aquisição, só compram camiões Scania. É sinal de que a compra de um Scania é um investimento seguro.

Estratégia comercial

Prefiro sempre tratar o cliente Scania com a nomenclatura de parceiro. Quando uma organização adquire um veículo Scania, passa a ser nosso parceiro. É criado um vínculo e daí em diante trabalhamos em parceira e estamos disponíveis para realizar tudo o que estiver ao nosso alcance para ir de encontro às necessidades dos nossos parceiros. Essa atitude valeu-nos a liderança de vendas no mercado nacional nos últimos três anos e a liderança de vendas na Europa, embora este não seja para nós um objetivo predominante como marca premium que somos.

Atualmente, dispomos de uma vasta gama de veículos seminovos e usados, permitindo uma oferta bastante completa e diversificada, quer em modelos, motorizações, idade, quilometragem e especificações para todo o mercado nacional.

Perfil dos clientes Scania

Os parceiros Scania são clientes muito exigentes, que fazem uma análise muito criteriosa antes de realizar a compra. Procuram um atendimento, um produto e um pós-venda igualmente premium. Reconhecem que definir a opção de compra apenas pelo preço de aquisição é redutor, não é a melhor estratégia, nem a mais rentável.

Desde parceiros de pequena dimensão, até aos de média dimensão, assim como os grandes frotistas, valorizam os excelentes consumos que os nossos produtos realizam, a elevada fiabilidade, a exclusividade e a vasta e rápida assistência do nosso serviço de pós-venda. A rápida disponibilidade de peças é também uma das nossas grandes preocupações. Procuramos garantir que não haja nenhuma situação de rutura de fornecimento, gerando a indisponibilidade de uma determinada peça. Isto poderia condicionar a atividade e a rentabilidade de negócio dos nossos parceiros.

Modalidades de aquisição

A Scania é a única empresa do Grupo Volkswagen que tem uma financeira própria, a Scanrent, de forma a permitir um atendimento premium e exclusivo aos nossos parceiros também na área financeira. Dispomos, através da Scanrent, de produtos de renting para veículos novos e usados. A Scanrent por trabalhar 100% dedicada à marca Scania, é conhecedora dos nossos produtos e serviços, podendo acompanhar os nossos parceiros de forma mais ajustada do que outras financeiras não especializadas em pesados Scania.

Caso o cliente opte por leasing, temos também parceiros que conseguem oferecer soluções com as condições mais competitivas do mercado.

Os contratos podem incluir somente a manutenção ou a manutenção e a reparação do camião. O cliente, no que diz respeito à manutenção, poderá escolher entre a manutenção periódica ou flexível, com intervalos muito mais dilatados e geridos automaticamente pelo próprio sistema do camião. Nos contratos de manutenção e reparação, existe uma grande variedade de opções que podem passar por incluir assistência internacional, baterias, formação e acompanhamento remoto aos motoristas, entre muitas outras vantagens. Uma vez mais, uma solução à medida de cada parceiro.

Nas situações em que os nossos parceiros têm oficinas próprias e procurem apenas uma extensão de garantia, é um produto que também dispomos.

Pós-venda Scania

O pós-venda é uma área que envolve múltiplos fatores e áreas. Por essa razão, a Scania criou há cerca de um ano no pós-venda, para cada oficina, a figura de Branch Manager. O Branch Manager tem total autonomia e controlo sobre todas as áreas do pós-venda, cabendo-lhe acompanhar os nossos parceiros de perto nesta área e em tudo o que for necessário. É uma área de extrema importância para nós e que acompanhamos de muito perto.

O Branch Manager tem capacidade para resolver os problemas na hora, e isso tem-nos permitido uma capacidade de resposta cada vez maior no pós-venda. Neste âmbito também teremos outras novidades que iremos divulgar em breve. Do ponto de vista comercial, realizamos com frequência campanhas nas nossas oficinas e na venda de peças ao balcão.

Todas as filiais Scania pertencem à própria marca o que nos permite um total controlo das operações. Como toda a regra tem a sua exceção, iremos abrir neste mês em Castelo Branco uma oficina Scania, em parceria com outra empresa. Onde quer que esteja, a Scania Assistance está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano – a um telefonema de distância do coordenador de assistência profissional que conhece o produto Scania – e fala em português.

Conectividade da gama Scania

A atual gama Scania é pioneira em tecnologia, permitindo aos nossos parceiros retirar praticamente toda a informação que pretendem dos veículos. Caso os nossos parceiros pretendam, temos um serviço de coaching que passa pela extração de um relatório regular da frota Scania, identificando os pontos de melhoria e realização de um acompanhamento personalizado a cada motorista com a indicação dos pontos onde pode melhorar a sua condução para otimizar o consumo e a segurança.

Os nossos sistemas de conectividade permitem também localização em tempo real, diagnósticos remotos e análise de performance dos veículos. Os nossos sistemas são extremamente fáceis de utilizar, o que significa que são usados com maior frequência, em maior detalhe e com melhores resultados. Procuramos maximizar a disponibilidade dos veículos e a produtividade, permitindo aos nossos parceiros dedicar mais tempo à atividade principal do seu negócio.

Emotividade da marca

Apesar de toda a evolução tecnológica e de conectividade, a Scania não abdica do capital emocional que conquistou com os seus parceiros. A prova disso são os assessórios que ainda nos pedem na encomenda dos veículos novos, do merchandising que vendemos nas nossas filiais, dos grupos de motoristas que partilham a paixão Scania, entre outros exemplos. Para estarmos próximos dos nossos fãs, iremos participar no mês de junho feira de Agricultura de Santarém, na feira de Pombal da ANTRAM, entre outros eventos ao longo do ano.

Os motoristas continuam a ser apaixonados pela marca e o melhor presente que um parceiro pode dar a um motorista é um camião Scania. Temos o exemplo de um parceiro que comprou uma Scania S V8 730 com full extras, que vai ser a prenda para um motorista que completa 50 anos de trabalho numa empresa.

Expectativas para o ano de 2018

Para o ano 2018 a nossa expectativa é manter a confiança e o índice de satisfação dos nossos parceiros, conseguir que organizações / empresas que não tenham a nossa marca na sua frota testem os nossos veículos. Também queremos implementar com êxito, no mercado nacional, a nova motorização a GNL, bem como entrar no mercado das cabines urbanas e, neste contexto, manter a nossa quota de mercado”, concluiu com otimismo, Victor Martins.

Na imagem, Victor Martins, Sales Manager; Sara Vieira, Business Development (Sales & Marketing); Afonso Guimarães, Branch Manager da unidade de Vialonga.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com