Schmitz Cargobull – inovação é o motor do desenvolvimento

by on 16 Agosto, 2018 in Pesados

Schmitz Cargobull – inovação é o motor do desenvolvimento

A Schmitz Cargobull apresentou em Berlim as novidades em termos de semirreboques de lona, frio e as soluções de telemática.

A apresentação internacional contou com a presença do presidente do conselho de administração da Schmitz Cargobull, Andreas Schmitz, membro da família que fundou a empresa em 1892, na Alemanha. As novas instalações fabris da Schmitz Cargobull, em Berlim, foram o local escolhido para mostrar aos jornalistas de todo o mundo, as mais recentes novidades da sua gama de produtos. A Automotive esteve presente e nas linhas que se seguem descrevemos os pontos de destaque do evento.

Unidade de refrigeração S.CU

Norbert Flacke, diretor geral da Schmitz Cargobull Cool, (na foto principal, à esquerda) comenta-nos que “a unidade de refrigeração S.CU da Schmitz é desenvolvida pela própria empresa e foi lançada em 2013. Introduzimos agora um novo motor diesel com a mais recente tecnologia de common-rail, que reduz o consumo em cerca de 10% face à geração anterior.

A potência máxima subiu para 26CV (19kW) e, em conjunto com a otimização do Silence Kit, possibilitou que a emissão de ruído fosse reduzida ainda mais, o que é benéfico para os motoristas e para o meio ambiente. Além disso, o peso da nova unidade de refrigeração S.CU foi reduzido em 50 kg. A nova máquina de frio está disponível nas versões MonoTemp e MultiTemp, e já está em conformidade com os novos regulamentos de emissões do Estágio V, que entram em vigor em janeiro de 2019.

S.KO COOL mais evoluído

Nos semirreboques frigoríficos, a Schmitz além de ter renovado a sua unidade de refrigeração, também evoluiu o seu modelo S.KO COOL em vários aspetos (foto1). A começar pela seção frontal, que foi completamente revista. As arestas foram reforçadas e a parte de baixo do frontal foi levantada, de modo a evitar danos durante o acoplamento com o camião.

O novo piso multifuncional apresenta uma superfície antiderrapante e uma maior vida útil. Os trilhos de perfil integrados permitem uma melhor fixação da carga no interior do veículo, independentemente de onde a carga deva ser fixada. Adicionalmente, o piso consegue distribuir a água uniformemente, ou seja, no caso de a mercadoria verter água, existe uma menor probabilidade de o piso congelar. O S.KO COOL tem agora menos 56kg do que a geração anterior.

No entanto, é no campo da telemática onde o S.KO COOL faz toda a diferença, com a 3ª geração de telemática da Schmitz. Seja a controlar a temperatura de mercadorias sensíveis ou a determinar a posição do semirreboque, o sistema de telemática TrailerConnect permite o registro contínuo em tempo real de diversos parâmetros. Os dados sempre podem ser acedidos rapidamente no portal TrailerConnect.

O modelo S.KO COOL também permite a conecção com um aplicativo da Schmitz que pode ser utilizado em Smartphones (foto2). Isto significa que o motorista pode confortavelmente, e sem sair da cabine do camião, visualizar uma série de parâmetros do semirreboque de frio, tais como: nível do combustível; histórico de temperatura; pressão dos pneus; estado do EBS; entre outros.

Para além de visualizar, o aplicativo também pode interagir com o semirreboque, como por exemplo, abrir ou fechar a tranca das portas traseiras, regular a temperatura do motor de frio, entre outros. A tecnologia da Schmitz também possibilita parametrizar certos tipos de avisos, para que eventuais avarias possam ser detetadas com a devida antecedência e, desta forma evitadas, reduzindo os tempos de paragem do veículo.

Novo semirreboque de lonas

O semirreboque de lonas da Schmitz, o S.CS, tem uma nova versão: Power Curtain. Este modelo inaugura uma tecnologia de semirreboques de lonas sem ripas laterais entre os pilares. Matthias Muffert (foto 3, pag seguinte), diretor de produto da empresa, mostra-nos a estrutura que reforça a lona do S.CS Power Curtain. Esta estrutura é constituída por três fileiras horizontais de um composto de tecido, que é mais rígido do que as ripas de madeira ou alumínio, e permite a introdução de pontos de amarração de carga, conforme demonstra o próprio, com a cinta fluorescente.

Além das fileiras, a lona também é reforçada com uma grelha em tecido, bem como com uma rede antirroubo com fios de aço, o que permite atingir uma rigidez estrutural de acordo com o certificado DIN EN 12642 Código XL.

A ausência de ripas/travessões laterais confere uma maior rapidez à carga e à descarga do semirreboque, ao evitar que o motorista tenha que as retirar e recolocar durante o processo. Diminui-se a probabilidade de acidentes e também o espaço ocupado, pois o motorista não precisa de se preocupar onde colocar as ripas/travessões laterais (ou se uma delas se danifica), aquando de uma carga/descarga. De realçar que o S.CS Power Curtain constitui uma nova gama de semirreboques, porque tem uma estrutura e chassis com características diferentes de outros modelos de lonas da Schmitz.

Reboque Z.CS

A combinação entre a estrutura de lona para camião rígido, a M.CS, com o reboque de eixo central duplo Z.CS, está agora mais leve (foto 4). No total, foram retirados 500kg ao conjunto, enquanto a rigidez e robustez mantiveram-se inalteradas. Esta combinação M.CS/ Z.CS disponibiliza espaço de carga para até 38 Euro paletes. As diferentes opções de fixação de carga são garantidas pelas certificações de acordo com as normas DIN EN 12642 (Código XL), Daimler 9.5 e a mais recente VDI 2.700, vocacionada para transporte de bebidas (disponíveis como opcionais).

Kit Modular V.KO

Para o transporte intraurbano em furgões, a Schmitz apresentou o seu Kit Modular V.KO (foto 5). O Kit representa o mais recente investimento da empresa, num sector que deverá continuar a crescer nos próximos anos. O V.KO é composto por uma caixa de carga isotérmica e motor de frio, que pode ser fornecido diretamente aos fabricantes de furgões em forma de um Kit, ou seja, desmontado. A Schmitz pretende assim, fornecer diretamente aos fabricantes de furgões, para que estes possam disponibilizar aos seus clientes, soluções de transporte de frio prontas a entregar.

A Schmitz Cargobull tem ambições de se tornar o maior fabricante europeu de caixas isotérmicas para furgões, e para tal, investiu em novas instalações produtivas em Berlim, onde produz o composto principal para os painéis da caixa de carga – o Stratoplast. A capacidade de produção anual desta fábrica não foi revelada, mas a Automotive visitou as instalações, atestando o elevado grau de automação que esta unidade dispõe, apesar da interdição na captação de imagens.

S.CS Mega ainda mais leve

A Schmitz conseguiu aligeirar ainda mais a sua gama de semirreboque de lonas S.CS (foto 6), na versão Mega Genios. A tara do semirreboque está agora nos 6.290kg, mantendo todos os certificados de rigidez que a gama S.CS já disponibilizava.

Mais novidades no IAA Hannover

Este fabricante de semirreboques irá disponibilizar aos visitantes do Salão IAA Hannover deste ano, estas novidades, bem como outras que serão apresentadas no decorrer daquele evento. Andreas Poll, head of product management da gama de frio, (foto 7) referiu, por fim, que “queremos que os clientes visitem o nosso stand, entrem nos nossos semirreboques, e sintam a qualidade e atenção ao detalhe com os quais eles são produzidos.

É muito importante que a Revista Automotive divulgue as novidades da Schmitz Cargobull para que, quando os seus leitores estiverem no IAA Hannover, eles possam direcionar a visita ao nosso espaço de exposição. Garantimos que serão bem acolhidos e terão muito o que descobrir”, salientou Andreas Poll.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com