Toyota RAV4 Hybrid – pioneirismo que deu certo

by on 4 Fevereiro, 2020 in Ensaios / Assessment

Toyota RAV4 Hybrid – pioneirismo que deu certo

Há 25 anos, a Toyota tomou a decisão de investir e lançar um automóvel que disponibilizasse ao condutor e passageiros, uma agradável sensação de aventura e, ao mesmo tempo, espaço, conforto e segurança para todos os ocupantes. Desta tomada de decisão, nasceu o modelo RAV 4, o primeiro automóvel SUV da marca que viria conquistar uma nova fatia de mercado.

Desde então, as vendas deste SUV da Toyota têm vindo a registar um crescimento sustentado em praticamente toda a Europa, demonstrando que determinados pioneirismos na indústria automóvel, bem como a implementação de novos conceitos de mobilidade, podem dar certo.  O modelo RAV 4 da Toyota, antecipou a transformação dos hábitos do consumidor automóvel.

Agora, na sua 5ª geração, o RAV 4 evoluiu mantendo, entretanto, o seu legado em termos de espaço, conforto e segurança. Acrescentou à sua história, ao fim destes 25 anos, as palavras versatilidade e fiabilidade. Aspetos essenciais para manter fidelizado os clientes da marca e, quiçá, conquistar novos utilizadores, sobretudo no mercado empresarial, onde a marca denota alguma dificuldade em se firmar com modelos topos de gama.

A Revista Automotive experimentou a versão de tração às 4 rodas, que disponibiliza 222cv de potência, graças à combinação do motor a gasolina + motor elétrico.

Transição energética

Para além da natural evolução da sua estética, e a incorporação de diversos sistemas de assistência à condução, o RAV 4 tem agora uma motorização eletrificada, com base na tecnologia híbrida da Toyota. Esta nova motorização híbrida a gasolina Dynamic Force de 2.5 litros, que proporciona 218 cv de potência em tração dianteira, e 222 cv de potência com tração às quatro rodas, melhora a performance deste automóvel em termos de economia de combustível e níveis de emissões.

Ao mesmo tempo, os sistemas de tração integral foram consideravelmente reforçados para garantir uma condução segura, nos diferentes tipos de piso, dentro e fora das estradas. O novo sistema elétrico inteligente de tração às quatro rodas (AWD-i) do RAV4 Híbrido também evoluiu, proporcionando um melhor desempenho e mais segurança para os seus condutores, mesmo em condições adversas de condução, como em pisos escorregadios.

Também se beneficia dos recursos adicionais do Toyota Safety Sense, com tecnologias avançadas para ajudar a prevenir acidentes e fornecer maior assistência ao condutor.

O RAV 4 é um modelo fulcral para a Toyota, haja visto que as suas vendas acumuladas em todo o mundo (nas quatro gerações desde 1994) atingiram mais de 8,5 milhões de unidades tendo, em 2017, sido o SUV mais vendido no mundo e o quarto modelo mais vendido em termos absolutos. Hoje, o segmento dos SUV, já representa 22,7% das vendas de automóveis novos em toda a Europa.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com