Tracto-Lena dinamiza marca Kässbohrer em Portugal

by on 19 Junho, 2017 in Pesados

Tracto-Lena dinamiza marca Kässbohrer em Portugal

Na apresentação do primeiro semirreboque frigorífico da Kässbohrer em Portugal, fomos conhecer um pouco mais a empresa que está por detrás da representação e lançamento da marca no nosso país.

Fundada em Leiria no ano de 1989 pelos seus atuais proprietários, António Justo e Cecília Justo, a empresa Tracto-Lena mantém as suas atividades centradas no comércio de viaturas pesadas novas e usadas, movimentação de cargas como empilhadores das marca Hyundai e Dieci, gruas e plataformas das marcas PM e Oil&Steel, movimentação de terras da marca Hyundai, equipamentos florestais das marcas LogMax e Ecolog e ainda os Semirreboques das marcas Menci e Kässbohrer.

A Revista Automotive – na qualidade de júri do prémio Trailer Innovation – visitou as instalações da Tracto-Lena em Leiria, e entrevistou Eduardo Canelas, diretor comercial da empresa para a área dos semirreboques, que apresentou os objetivos da Kässbohrer no nosso país, as oportunidades, os desafios, e a estratégia para dinamizar as vendas em Portugal.

“Neste momento comercializamos os produtos da Kässbohrer para todo o país, pois a Tracto-Lena é a representante exclusiva da marca em Portugal. Contamos com uma equipa relativamente pequena, mas tecnicamente muito capacitada, formada por 8 profissionais que atuam na área da montagem dos semirreboques; 4 profissionais dedicados aos serviços de pós-venda; 3 comerciais.

Apesar de ser uma representação recente, com pouco mais de ano e meio, a marca Kässbohrer detém uma excelente reputação no nosso país, enquanto fabricante de diversas tipologias de semirreboques, pois conta com mais de 120 anos de história, estando presente em diversos países da Europa, com serviços de vendas e assistência técnica, como é o caso da Tracto-Lena, em Portugal.

Gama de produtos

Representamos e vendemos toda a gama de produtos da Kässbohrer. Desde os semirreboques de lona com diversas especificações – que ainda são os mais comercializados em Portugal – até aos semirreboques de carga frigorífica, carga geral, cisternas, basculantes, porta-máquinas, silos e porta-contentores.

A diversidade produtiva da Kässbohrer, que fabrica cerca de 800 diferentes referências de semirreboques, permite-nos dar resposta às mais variadas necessidades dos clientes do setor de transportes rodoviário de mercadorias, dispondo de produtos patenteados, com qualidade certificada e garantia de até 10 anos contra a corrosão, graças ao processo de pintura cataforese (KTL), que permite uma superior proteção do chassis do semirreboque da marca.

Trabalho realizado

Podemos dizer que começámos praticamente do zero na comercialização dos produtos da Kässbohrer em Portugal. A fase de arranque e implementação da marca no nosso país, exigiu um grande esforço de toda a equipa da Tracto-Lena, no sentido de dar a conhecer os nossos serviços, a nossa estrutura, e também a gama de produtos que atualmente estamos a comercializar.

Conseguimos conquistar a confiança dos transportadores, não somente pela nossa persistência e determinação comercial, mas sobretudo pela qualidade demonstrada dos produtos. A marca trabalha com fornecedores de referência no primeiro equipamento, como SAF, BPW, Wabco, Aspock, etc..

O ano de 2016 foi muito bom para a nossa empresa em Portugal, por ter sido o primeiro ano completo de representação da Kässbohrer. Alcançámos um bom volume de vendas, fomentando uma relação duradoura com os nossos clientes. Com a experiência deste primeiro ano, estamos melhor preparados em todas as áreas deste negócio, pelo que acreditamos que este ano de 2017 deverá ser melhor.

Vencedor do Trailer Innovation

A marca tem vindo a ganhar diversos prémios internacionais, sendo que muito orgulha a Kässbohrer o facto de ter ganho o prémio Trailer Innovation 2016, o maior reconhecimento mundial no âmbito dos semirreboques. Vencedor na categoria Safety, a Kässbohrer conquistou o prémio tendo como concorrentes todas as marcas de semirreboques a atuar na Europa, num total de 72 candidaturas.

Conseguiu-se o prémio através do desenvolvimento de um sistema de segurança para os semirreboques cisterna de transportes de betuminosos. Visto que nos betuminosos as operações de descarga são de elevado risco para o operador, a Kässbohrer desenvolveu em conjunto com os transportadores, um sistema de segurança que permite operar toda a descarga com uma distância superior a 6 metros do local de descarga. Isto demonstra até onde conseguimos ir na parceria com os transportadores, desenvolvendo soluções à medida de cada trabalho em específico, sempre que se mostre necessário.

Novidades para 2017

Como puderam verificar, estamos a iniciar a comercialização do semirreboque frigorífico, onde temos uma grande confiança na qualidade e aceitação do produto. Mas este negócio não se faz apenas de bons produtos. É preciso ter um bom serviço de pós-venda e para este efeito estamos a investir na renovação e ampliação das nossas instalações aqui na sede da Tracto-Lena, com o objetivo de alargarmos algumas áreas, evoluindo para um espaço mais moderno e mais bem equipado, com facilidades adicionais para os nossos clientes. Desde a simples mudança de uma lâmpada, até a pintura de um chassis, temos como objetivo prestar o melhor serviço.

Ainda este ano iremos inaugurar este novo espaço e na oportunidade iremos convidar os nossos clientes, potenciais clientes, fornecedores e parceiros de negócio para um grande evento. Até lá, procuramos desenvolver um trabalho diário de total dedicação aos nossos clientes.

Entregas e próximos passos

Desde que iniciámos a representação da Kässbohrer estabelecemos como meta um stock permanente de semirreboques produzidos à espera da colocação das lonas, entre as 10 e as 12 unidades, o que nos permite manter um volume de entregas com prazos muito reduzidos e com benefícios para os nossos clientes.

Apesar de recente, a relação da Tracto-Lena com a Kässbohrer é muito boa. A marca considera-nos um exemplo a seguir por outros países, pois reconhece-nos como uma empresa dedicada e com uma equipa muito proactiva. Estamos sempre à procura de soluções para os nossos clientes, e graças a esta nossa boa relação com a fábrica e com os seus técnicos e serviços de assistência, temos sido capazes de atender as necessidades dos nossos clientes e fazer frente aos produtos da concorrência. Ainda temos um caminho a percorrer na divulgação da marca em Portugal, salientou Eduardo Canelas.

Print article