VDC Consulting – excelência na formação e ação

by on 11 Dezembro, 2017 in Frotas

VDC Consulting – excelência na formação e ação

A completar os dois anos de existência, voltamos à conversa com Vanda de Carvalho, partner da VDC Consulting que nos faz um balanço da atividade da empresa bem como os objetivos para os próximos anos.

“Felizmente muito se melhorou na VDC Consulting desde que realizei o assessment do Volkswagen Touran para a Automotive no início de 2016. Aumentamos os colaboradores da VDC, aumentamos os clientes na área da formação e aumentamos exponencialmente os processos de recrutamento de profissionais para a área automóvel.

Conseguimos alcançar um marco importante para uma empresa recente como a nossa, que é a continuidade das compras dos clientes, ou seja, têm contratado os nossos serviços mais do que uma vez. Se compram pela segunda e terceira vez, é sinal que ficaram satisfeitos com o primeiro serviço que realizámos.

Outro marco importante é que dentro do próprio cliente aumentamos o leque de serviços. Por exemplo, na formação: se nos tinham contratado para uma determinada área (como a formação de comerciais); depois contrataram os nossos serviços para a formação aos profissionais do pós-venda.

Capacidade de adaptação e expertise

Diria que uma das nossas mais-valias no mercado é a capacidade de adaptação aos clientes e o expertise na área automóvel. Exemplificando: com a Santogal tivemos um projeto muito interessante de recrutamento de vendedores sem qualquer experiência na área automóvel, que depois recebiam formação e eram “transformados” em vendedores automóveis. Fizemos uma primeira vaga com 14 pessoas, e o projeto correu tão bem, que voltamos este ano a fazê-lo com duas vagas.

Na área da formação, por exemplo, fizemos com a Hyundai todo o primeiro nível de certificação de vendedores e assessores de serviço, chefes de venda e responsáveis de pós-venda, e já estamos a fazer o segundo nível de formação para estes profissionais. Só se consegue aprofundar numa formação, quando os formadores têm conhecimento realmente profundo de um tema, e nós temos no sector automóvel uma grande experiência acumulada. Quanto à capacidade de adaptação, o melhor exemplo que posso dar, é a mudança que o setor automóvel passou nestes últimos anos, com as frotas a representarem mais de 50% das vendas de viaturas novas. A VDC conseguiu adaptar-se a essa tendência e disponibilizar soluções à medida, tanto na formação como no recrutamento.

Evolução nas frotas

Uma marca automóvel que queira crescer no mercado nacional, tem que investir no segmento que mais está a crescer: as vendas às empresas. Trabalhamos com marcas nesse sentido, ao adaptar as dinâmicas de formação e os conteúdos, para que melhorem as vendas às empresas. Temos conseguido abordar o tema das frotas tão bem, que já fomos contratados por uma gestora de frota para trabalhar o seu processo de recrutamento.

Em termos de abrangência geográfica, fazemos formação de norte a sul de Portugal. Quanto ao recrutamento temos mais processos na grande Lisboa pela concentração de concessionários e pela nossa sede ser em Lisboa, mas também temos feito processos no grande Porto, Vila Real, entre outras cidades, o que prova que somos capazes de nos adaptar às realidades locais.

Próximos passos

Para o próximo ano temos vários objetivos, que passam por manter os clientes e aumentar as soluções. Até ao momento temos desenvolvido formações com base nas necessidades dos clientes, ou seja: as formações são à medida.

Queremos ter soluções já desenvolvidas para apresentar aos clientes, seja por parcerias com outras empresas; seja pelo desenvolvimento in-house deste tipo de soluções. Por exemplo: a formação para gestão de canais online, que cada vez é mais importante, mas que as empresas ainda não detetaram essa necessidade.

Na área de recrutamento queremos aumentar a nossa notoriedade dentro do setor automóvel. Em termos de processo, a nossa tipologia de recrutamento “chave-na-mão” é um dos mais completos do mercado, com várias fases, vários profissionais envolvidos, e isso será para manter. A visibilidade é que pode aumentar, mas isso será a seu tempo” finaliza Vanda de Carvalho.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com