VDO antecipa a conectividade inteligente nos tacógrafos

by on 26 Fevereiro, 2018 in Pesados

VDO antecipa a conectividade inteligente nos tacógrafos

A Krautli, representante exclusiva da VDO em Portugal, realizou recentemente a 4ª reunião nacional dos serviços oficiais VDO na Figueira da Foz.

A Automotive esteve presente no evento e entrevistou António Costa, service manager da Krautli, que nos faz um resumo das principais novidades apresentadas na reunião:

“Focámo-nos essencialmente em três pontos. O primeiro ponto: foi o lançamento do tacógrafo digital DTCO 3.0, que vai ser dentro dos tacógrafos digitais aquele que terá maior vida útil. Isto porque, vai-se manter no mercado até 2034 devido à alteração legislativa que será implementada no próximo ano (regulamento do 165/2014 EU) com a incorporação do tacógrafo totalmente inteligente com interface ITS (Intelligent Transport Systems) em veículos novos. O nosso tacógrafo DTCO 3.0 cumpre os requisitos dessa legislação e vai cobrir grande parte do mercado. pois é possível instalá-lo em todos os veículos desde 1990 até 2018.

O segundo ponto: teve a ver com o tablet Workshoptab da VDO: cerca de 37% da nossa rede já o tem, mas este número terá que ser ampliado por uma razão muito simples: é que o tacógrafo DTCO 3.0 não é possível ser programado nem parametrizado sem o tablet. Este tablet também está preparado para trabalhar com os novos tacógrafos que estarão instalados de origem nos veículos do próximo ano. É portanto, o momento certo de se adquirir o tablet, pois é estar a antecipar o que aí virá.

O terceiro ponto: foi a telemática, que é claramente o futuro. A VDO já trabalha nesta área desde os anos 80 com vários tipos de serviços para poder ajudar os nossos clientes e, em equipa, ampliar e termos um mercado muito maior do que temos hoje.

Ponto de situação da rede

Temos uma rede de 49 serviços oficiais VDO. O nosso objetivo inicial era entre 40 a 50 quando iniciámos a rede em 2016. Pretendemos ampliar um pouco, mas não muito mais. Desses 49, temos 40 que são serviço oficial e 9 que são serviço oficial DTCO Plus, isto é, têm uma capacidade superior. Os DTCO Plus têm que cumprir vários requisitos comerciais, instalações, equipamento, bem como em termos de acompanhamento dos clientes é uma rede mais especializada.

No futuro, com aumento do mercado digital, os serviços DTCO plus vão aumentar, mas muito gradualmente. Para ter uma ideia, os tacógrafos digitais representam cerca de 40% do mercado. Essa percentagem tenderá a aumentar e vão ser necessários mais serviços e acompanhamento técnico, portanto estimamos que iremos ter um crescimento natural da rede.

Acompanhamento técnico da rede VDO

Tivemos durante o ano passado duas ações de formação técnico-comerciais específicas para a nossa rede, várias ações apenas técnicas nas nossas instalações, e tivemos além disso algumas palestras com clientes e para os clientes. Este ano vamos ao encontro do cliente final juntamente com a nossa rede, porque só com a rede é que se pode trabalhar esta área, para que o resultado seja efetivamente melhor.

Era importante que a concorrência se colocasse ao mesmo nível, pois faz com que haja uma maior dificuldade para as más práticas. Uma boa gestão do tacógrafo permite que as empresas possam sempre trabalhar dentro da lei, porque as empresas têm que ter tudo verificado corretamente. Em 2017 o IPQ trabalhou bastante bem em situações pontuais de instaladores, que na realidade não estavam habilitados e qualificados a fazer esse serviço e uma boa parte deles foram afastados, porque houve uma ação conjunta com as forças policiais e a ASAE.

Vantagens dos equipamentos

Os clientes de um modo geral estão bastante satisfeitos com os nossos equipamentos. Prova é que, desde 1990 até 2017 conquistamos cerca de metade do mercado. Este novo tacógrafo que lançamos é mais intuitivo, permite muito mais programação, parametrização e disponibiliza mais serviços. Conjugado com o tablet permite disponibilizar um serviço diferenciado às frotas, e vai permitir fazer várias funções que antigamente eram necessários outros softwares e hardwares.

Agora com um único tablet a VDO permite ter integrado todos os dados, com a vantagem adicional. que o tablet poderá também fazer a verificação dos tacógrafos analógicos, mas isso ainda está em estudo pelo IPQ. Provavelmente será incluído no regulamento para 2019. mas só depois de legislado é que podemos afirmar com certeza que pode ser utilizado.

Diferenciação pelo serviço

Estaremos a acompanhar de perto essas e outras legislações, o que faz com que os técnicos da VDO sejam muitas vezes conselheiros das empresas na medida em que estão atualizados quanto à legislação, aos recursos dos equipamentos e às necessidades dos clientes. A rede VDO representa cerca de 40% do total de instaladores qualificados pelo IPQ e o volume de trabalho nos tacógrafos digitais já representa cerca de 2/3 com tendência para aumentar. A diferença de uma rede como a nossa, faz-se fundamentalmente pela qualidade da assistência pós-venda, a disponibilidade da informação antecipada e a prevenção nos serviços. Por esse motivo é que atribuímos o Prémio Excelência VDO, pois temos uma rede de excelência e os prémios são um reconhecimento do trabalho realizado” conclui António Costa.

Os premiados este ano foram a Tecniamper na categoria Maior Crescimento, recebido por Filipe Cotrim, gerente; a Garagem Jorge Delgado Lda na categoria Inovação, recebido por Jorge Delgado, gerente; e a Ampeser na categoria Revelação, recebido por Tiago Pedro, da administração.

Print article

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com