Wondercom renova parceria com Volkswagen Veículos Comerciais

by on 2 Junho, 2017 in Frotas

Wondercom renova parceria com Volkswagen Veículos Comerciais

A Wondercom é uma empresa nacional, prestadora de serviços especializados na área das telecomunicações.

Recentemente renovou a sua frota com a incorporação de 50 novas viaturas Volkswagen Caddy Furgão, dando continuidade a uma histórica relação com a marca Volkswagen Veículos Comerciais, iniciada praticamente desde a formação da Wondercom, em 2010.

A entrega das primeiras 18 unidades foi realizada nas instalações da SIVA, em Azambuja, sendo acompanhada pela Revista Automotive que, na ocasião, entrevistou Ricardo Castro, responsável de vendas da Volkswagen Veículos Comerciais; e também Pedro Duarte, gestor de frota da Wondercom. Ambos falaram sobre as vantagens desta renovação, a dimensão deste negócio e os desafios que se seguem.

De acordo com Pedro Duarte, “a renovação da frota da Wondercom acontece de forma cíclica, ou seja, de 4 em 4 anos, o que significa que estamos a iniciar a nossa terceira fase deste ciclo de aquisição de viaturas da marca Volkswagen Veículos Comerciais. Trata-se de um primeiro lote de 50 viaturas da versão Caddy Furgão, e tem por objetivo renovar uma parte do nosso parque de viaturas que neste momento ronda as 180 unidades, também de modelos Caddy.

Esta primeira tranche de viaturas que hoje estão a ser entregues aqui na SIVA, já vem equipadas com a nova motorização de 2 litros TDI Euro 6 com injeção direta common rail e 75 cavalos de potência, e visam substituir as versões 1.6 Tdi Euro 5 atualmente em utilização na nossa frota. Como a Wondercom trabalha na área de prestação de serviços na área das telecomunicações, os nossos operacionais fazem uso de equipamentos diversos. Assim, precisamos utilizar viaturas com boa capacidade de carga, um dos fatores que nos levaram a manter a nossa opção pelo modelo Caddy Furgão.

Historial

Face ao bom historial de relacionamento da Wondercom com a Volkswagen, a tendência será manter a nossa ligação à marca, até porque o modelo Caddy tem-se revelado um produto muito fiável; seguro; com baixo custo de manutenção; conta com uma boa assistência de rede no pós-venda e, em termos de performance, é uma viatura que nos permite uma elevada capacidade de carga de até 3,2 m3 e carga útil de até 762 kg, para além de dispor de seis pontos de fixação de carga.

As novas 50 unidades Caddy Furgão serão utilizadas em todo o território nacional, incluindo as ilhas. Nesta fase, já temos 1 viatura nova a circular no arquipélago dos Açores. As aquisições destas novas viaturas são pelo facto da Wondercom estar a crescer as suas atividades em Portugal na área de prestação de serviços no setor das telecomunicações.

Fiabilidade

Um dos fatores que também contribui para que a nossa escolha continue a ser Volkswagen é o bom serviço de pós-venda da sua rede autorizada. O nosso registo de incidências decorrentes de avarias é bastante reduzido, o que se traduz numa maior eficiência da nossa frota. As paragens para executar as intervenções programadas e as eventuais reparações, são mínimas.

O feedback dos nossos motoristas, também tem sido positivo, dado que a Caddy é uma viatura mecanicamente bastante fiável; com elevados níveis de segurança e assistência ao condutor; fácil e confortável de se conduzir; com boa capacidade de carga e muito poupada em termos de consumos de combustíveis, peças e serviços de pós-venda”.

Novas motorizações

Por sua vez, Ricardo Castro, enfatiza a evolução dos motores com norma Euro 6 da Caddy, que foram lançados em Portugal, em finais de 2015. “São propulsores mais económicos, mais eficientes e com um melhor binário. A Volkswagen soube antecipar-se disponibilizando, nos veículos comerciais, motores com tecnologia Euro 6.

Em termos de segurança, a Caddy Furgão foi configurada com 2 lugares à frente, tendo alcançado 5 estrelas nos testes Euro NCAP. De série propõe os sistemas ABS e EBS; para além do bloqueio eletrónico do diferencial e controlo eletrónico de tração que evita a patinagem das rodas. São funções de auxílio à condução muito apreciadas pelos motoristas profissionais e que contribuem para a segurança na condução e na mobilidade rodoviária.

As versões adquiridas pela Wondercom fazem parte da geração Caddy IV, lançada em 2016. Dispõem de uma boa capacidade de carga com 3,2 m3; já vêm equipadas com sistema Bluetooth de fábrica; contam com ar condicionado independente dual-zone; trazem o cruise control de origem; portas traseiras com abertura lateral de 180º; volante multifunções; amplo espaço para arrumações; prateleira tejadilho por cima do condutor e do passageiro e vidros elétricos e retrovisores exteriores elétricos, entre outros.

Acompanhamento

A Wondercom é um cliente estratégico para a Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, com quem já trabalhamos desde o ano de 2010. No primeiro ciclo de aquisição de viaturas da nossa marca, foram adquiridas 150 unidades; em 2013, foram 200 viaturas e agora, em 2017, estamos a renovar um total de 180 unidades, com a entrega deste primeiro lote de 50 viaturas Caddy Furgão, encomendadas à medida das necessidades das suas operações.

Foram definidos alguns SLA (Service Level Agreement), ou seja, níveis de serviços ajustados às necessidades de trabalho da Wondercom, visando minimizar ao máximo os tempos de imobilização das viaturas, envolvendo nesta lógica de pós-venda, a rede de concessionários da marca em todo o país, que está orientada para prestar um serviço diferenciado para a frota da empresa.

Preparação

Para além de estabelecermos níveis de serviço no pós-venda, também conseguimos disponibilizar à Wondercom um serviço de encomenda, preparação, decoração, matriculação e entrega das viaturas que se situa entre os 15 e os 30 dias. Graças a um bom planeamento, conseguimos otimizar estas operações. Aqui contamos com os recursos do nosso Centro Técnico localizado na SIVA e também com a capacidade instalada da nossa rede autorizada”, destacou Ricardo Castro.

Neste âmbito, Pedro Duarte comentou ainda que “a rapidez na entrega das viaturas tem sido essencial para colocarmos as operações rapidamente normalizadas. Além da rapidez, a Volkswagen disponibiliza o seu espaço de preparação de viaturas para que o nosso parceiro na decoração, a Effect, possa decorar os nossos carros num ambiente fechado, livre de poeiras e com todas as condições necessárias para a realização de um bom trabalho.

Os modelos Caddy Furgão são fáceis de decorar, pois o vinil polimérico é aplicado numa superfície praticamente plana e lisa com pouca curvatura. A decoração em si, transmite-nos uma ideia de movimento e também faz lembrar cabos de telecomunicações, dando uma imagem distintiva à nossa frota, imagem essa que também foi idealizada pela Effect.

Conclusões

A filosofia da Wondercom é de desenvolver parcerias de longo prazo. Ficamos muito contentes que a Revista Automotive esteja a acompanharmos e tem vindo a publicar a evolução da nossa frota ao longo destes anos. Considerei importante juntar a Volkswagen Veículos Comerciais para dar o seu testemunho, demonstrando assim que os bons resultados que estamos a alcançar têm sido trabalhados em equipa, com grande empenho, dedicação e muito gosto pelo trabalho” conclui Pedro Duarte.

Print article