ZF Service Ibéria – com melhores resultados dos ligeiros aos pesados

by on 6 Junho, 2017 in Pós-Venda

ZF Service Ibéria – com melhores resultados dos ligeiros aos pesados

Miguel Pérez Schwarz, diretor geral da ZF Service e Carla Mir, diretora de Marketing, receberam a Revista Automotive no stand da marca durante a realização da Motortec deste ano, em Madrid.

Deram a conhecer os resultados, estratégias e novidades da marca e da gama de produtos de posicionamento premium, no mercado ibérico.

Em declarações, Miguel Pérez Schwarz disse que “para além de ser um fabricante centenário de equipamento original, a ZF conta com uma forte presença no mercado do pós-venda automóvel em todo o mundo e, na península ibérica, nos destacamos na comercialização de peças de reposição das marcas TRW, Sachs, Lemforder, Boge e ZF Parts, abrangendo uma ampla gama de veículos ligeiros e pesados, através dos nossos canais de distribuição em Portugal e Espanha.

Através destes canais próprios, a ZF mantém um posicionamento claro de estar constantemente em contato com as empresas de reparação automóvel – vulgo oficinas –, e dos profissionais que trabalham neste importante setor, dando

-lhes todo o apoio técnico necessário e formação constante, para poderem trabalhar de forma correta e segura, visando elevar a qualidade geral dos serviços oficinais, a satisfação dos condutores e a rentabilidade das empresas que utilizam os nossos produtos.

Veja-se, por exemplo a importância na formação de um profissional do pós-venda no manuseamento de uma caixa ZF automática de 8 velocidades que atualmente equipam as viaturas premium das marcas Mercedes ou BMW. Por isto, aproveitámos esta nossa presença na Motortec para promovermos ações de formação aos profissionais do pós-venda, com ações de hora em hora, desenvolvendo demonstrações práticas de montagem e desmontagem de volantes bi-massa; entre outros produtos”.

Por sua vez, Carla Mir, diretora de Marketing da ZF Service, anunciou o lançamento – por enquanto somente para o mercado espanhol – do conceito (pro)Tech, implementado na Alemanha desde 2012 e que já conta com mais de 3.700 profissionais associados. “O nosso objetivo é disponibilizar informações técnicas online, com vídeos, catálogo e até orientações dos nossos técnicos, para uma correta montagem dos nossos produtos, esclarecendo desde dúvidas bastante simples até questões mais complexas. Este conceito está aberto à todas as redes oficinais, como por exemplo Bosch Car Service ou Euromaster, entre muitas outras.

Existem dois níveis de serviços prestados no conceito (pro)Tech, um básico e outro a que chamamos de Plus. O módulo básico disponibiliza instruções de montagem em veículos específicos de todos os produtos da gama ZF, bem como catálogo de peças online. No nível Plus, e para além das informações do módulo básico, acrescenta o acesso a ações e campanhas de serviço das principais marcas automóvel; participação em fóruns; formações práticas de dois dias a cada ano; material de comunicações e apoio técnico in situ”, explicou.

Miguel Pérez, adiantou também que “o conceito (pro)Tech também chegará Portugal, provavelmente ao longo de 2018, sendo que a primeira etapa da implementação ibérica inicia este ano de 2017 em Espanha, onde já dispomos de 3 técnicos preparados exclusivamente para dar apoio aos membros destas empresas de reparação e das redes oficinais aderentes, sejam elas de vocacionadas para veículos ligeiros ou veículos pesados.

Queremos que os profissionais deste setor estejam ainda mais conectados com a ZF e com as demais marcas do nosso portfólio como TRW, Boge, Sachs e Lemforder. Disponibilizar informações de qualidade e formação técnica aos profissionais do setor, de forma clara, objetiva e orientada, através dos nossos canais de distribuição, continuará a ser a estratégia da ZF Service no mercado ibérico.

Em termos de volume de negócio da marca ZF, alcançámos um crescimento recorde quer em Portugal, quer em Espanha, no ano de 2016, superando todos os resultados anteriormente registados. Crescemos muito no segmento das embraiagens e também registámos excelentes desempenhos nos segmentos dos amortecedores, suspensões e elevadores de vidros. No caso das embraiagens, ampliámos a gama de volantes bi-massa, com novas referências, o que nos permite agora dispor de uma coberta de até 90% do parque circulante ibérico.

Para além de mantermos uma boa presença dos nossos produtos nos veículos ligeiros, iremos orientar a nossa estratégia também para os veículos pesados, como os autocarros, por exemplo, pois temos produtos com tecnologia de origem e com aplicação em diversas marcas e modelos no mercado da reposição.

Em Portugal, com o crescimento do turismo, a circulação de autocarros disparou, fazendo com que sejam necessárias mais manutenções ou reparações destes veículos. Assim, queremos também aproveitar este ciclo para implementar os nossos produtos, através dos nossos distribuidores, atuando de forma mais próxima junto das frotas de mercadorias e dos autocarros”, salientou Miguel Pérez Schwarz.

Com quatro instalações em Espanha, a ZF tem uma unidade central em Sant Cugat del Vallés (Barcelona); um Centro de Logística em Vitoria (Álava); um Centro Tecnológico em Coslada (Madrid) e, a funcionar desde 2010, em San Fernando de Henares (Madrid), um centro de reparações de caixas de velocidades de sistemas de energia eólica. Em Portugal, a ZF Services atua como uma filial da ZF Services Espanha, prestando serviços de pós-venda.

Print article