Agora sim – aprovada a nova etiquetagem europeia de pneus

by on 24 Junho, 2020 in Frotas, Pós-Venda

Agora sim – aprovada a nova etiquetagem europeia de pneus

Conforme havíamos noticiado na edição dezembro de 2019 da Automotive, estava em processo final de decisão a implementação de uma nova etiquetagem europeia de pneus medida que, agora, foi devidamente aprovada pelo Parlamento Europeu. Esta nova etiquetagem insere-se no Regulamento de Rotulagem de Pneus recentemente revisto pelos documentos COM/2018/296; SWD/2018/188 e SWD/2018/189.

Segundo os responsáveis da Comissão Europeia por este processo, “o novo esquema de rotulagem pode levar a uma redução de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2, bem como a um aumento da faturação de 9 bilhões de euros no setor da fabricação de pneus. O novo regulamento de rotulagem de pneus revogará e substituirá o Regulamento de Rotulagem de Pneus de 2009, assim que entrar em vigor em 1 de maio de 2021.

Recauchutagem dos pneus

A nova rotulagem deverá informar os consumidores sobre a eficiência de combustível do pneu, aderência em piso molhado e ruído externo. Adicionalmente, as informações sobre quilometragem, abrasão, recauchutagem do pneu e aderência à neve e gelo, também serão incluídas às novas etiquetas. O novo esquema de rotulagem também se aplicará a veículos pesados (os chamados pneus C3), que atualmente não estão cobertos pelos requisitos de rotulagem da União Europeia (UE).

A Associação Europeia de Fabricantes de Pneus e Borracha (ETRMA) já se pronunciou, ao congratular a decisão do Parlamento Europeu, afirmando que “a indústria europeia de pneus está totalmente comprometida com o Regulamento de Rotulagem de Pneus e o seu sucesso”, comentou Fazilet Cinaralp, Secretário-geral da ETRMA.

Para garantir seu sucesso da nova etiqueta, a ETRMA está a trabalhar em estreita colaboração com o Banco de Dados Europeu de Produtos para Rotulagem Energética (EPREL). O banco de dados estará disponível publicamente, registará o desempenho dos pneus, e constituirá uma importante base para fortalecer a cadeia de informações entre fabricantes e as autoridades, com vista a uma melhor fiscalização do mercado de pneus no espaço europeu.

Segurança e ambiente

A ETRMA estima que a indústria precisará fazer o upload de informações no banco de dados sobre os pneus a serem colocados no mercado – cerca de 120.000 tipos diferentes de pneus -, até à data de implementação do novo regulamento.

“Isso dependerá de esforços, extraordinários, das instituições para desenvolver o banco de dados de pneus do EPREL em tempo útil e, por outro lado, da indústria para implementá-la efetivamente. Queremos que esse regulamento consiga melhorar a aceitação no mercado desses pneus, com os mais altos padrões de segurança e ambientais, para garantia de todos”, declarou Fazilet Cinaralp.

Comprometida em emergir da crise de saúde pública ainda mais forte do que antes, a indústria fabricante de pneus diz-se pronta para cooperar com as instituições da EU, visando tornar a implementação das novas normas de forma célere e espera que os consumidores estejam mais bem informados nas suas escolhas em relação aos pneus que compram, em todo o espaço europeu.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com