Autopeças Cab completa uma década de crescimento consistente

by on 27 Agosto, 2020 in Pós-Venda

Autopeças Cab completa uma década de crescimento consistente

No dia seguinte ao fim do Estado de Emergência em Portugal, a Revista Automotive visitou várias lojas de peças, para “sentir o pulso” da atividade do pós-venda. Das várias visitas realizadas naquela altura, destacaram-se pela positiva as três lojas da Autopeças Cab: Almada, Seixal e Alverca.

Quando todo o país ainda tentava perceber qual o rumo a seguir, nas lojas da Autopeças Cab o rumo foi claro: todos os procedimentos de segurança estavam implementados, os funcionários estavam motivados e disponíveis, os balcões estavam com clientes, e os telefones não paravam de tocar.

Esta organização de excelência das lojas só podia estar suportada numa empresa bem estruturada, e por tudo isso fomos conhecer de perto a gestão da Autopeças Cab.

Arranque

A empresa Autopeças Cab foi fundada por Carlos Barata (foto acima) e Conceição Barata (foto principal), no ano 2010. Dois profissionais com vasta experiência na venda de peças para automóveis, sendo que nas linhas que se seguem, a entrevista é realizada com André Cruz (foto principal), que está na gestão da empresa, em conjunto com os seus fundadores.

André Cruz, descreve-nos que “durante o pico da pandemia, estivemos sempre abertos de segunda a sexta e, apenas durante o Estado de Emergência, encerrámos ao sábado. As vendas diminuíram claro, mas nunca parámos os nossos serviços de venda. Adaptámo-nos muito rápido às “novas” dificuldades da pandemia, quer em termos de estruturas das lojas, quer na gestão do nosso pessoal.

Criámos e implementamos um conjunto de regras e procedimentos, para dar segurança aos funcionários, e também dos clientes, o que nos levou a vender máscaras cirúrgicas (certificadas) unitárias em embalagem selada, e viseiras robustas para trabalho contínuo (também certificadas).

Atendimento

O nosso forte é a mecânica, mas com algumas referências em termos de equipamento de chaparia, como é o caso de faróis e farolins, para veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros. Contamos com um amplo stock e uma grande variedade de marcas de vários posicionamentos. Por exemplo, nos lubrificantes, dispomos de uma marca premium como é a Castrol, mas também de marcas de óleos mais acessíveis como são os casos da Gameroil e a Winner.

A nossa filosofia é que o cliente tenha sempre à sua disposição um portfólio diversificado de peças, acessórios e consumíveis, com qualidade assegurada, mesmo nas gamas de produtos mais acessíveis. Os produtos têm de dar segurança ao cliente. De nada vale conseguirmos vender filtros de ar a 1 euro, se cada venda gerar, posteriormente, uma reclamação.

A nossa sede está localizada no Seixal, onde dispomos de loja, armazém e escritório. Também dispomos de lojas em Almada, Faro e Alverca, sendo que esta última é a mais recente, com apenas dois anos de atividade. Quando nos instalamos numa nova zona geográfica, procuramos atuar de forma profissional, para não sermos “mais um”.

Par além do habitual atendimento ao balcão e por telefone, realizado pelos nossos caixeiros, também temos uma equipa de vendedores que estão no “terreno”. São mesmo vendedores e não meros entregadores de peças. Naturalmente também temos um serviço de encomendas online, mas procurarmos incentivar o atendimento de proximidade com o cliente.

Os nossos vendedores fazem um serviço completo de acompanhamento das oficinas: aconselham, vendem, entregam os produtos, gerem as reclamações, fazem as cobranças, entre outras funções. Os nossos clientes são seguidos sempre pelos mesmos vendedores. Isto cria confiança de parte-a-parte.

Proximidade

Hoje, os profissionais do pós-venda são muito seletivos na compra de peças. Por este motivo, queremos estar sempre na primeira escolha das oficinas. Somos referenciados pelo nosso atendimento presencial, e não através de portais digitais ou plataformas online.

A tipologia de produtos que vendemos necessitam de uma orientação técnica muito específica. Assim, procuramos ajudar o cliente (oficina), a realizar uma escolha acertada logo à primeira e a melhorar a eficiência dos seus serviços.

Somos exigentes nas nossas relações com o mercado, mas também sabemos ser compreensivos. Por exemplo, nos prazos de devolução de peças, ao invés dos 7 dias “tradicionais” do mercado, os nossos clientes têm até 30 dias para devolverem um determinado produto, em qualquer das nossas lojas. A única condição é que os produtos não tenham sido usados ou as embalagens estejam danificadas.

Equipa

Os nossos profissionais têm muita experiência no mercado do pós-venda, graças às nossas ações de formação. Não nos interessa contarmos com profissionais que cheguem aqui e façam uma pesquisa por matrícula no TecDoc. Isto naturalmente é pouco.

O que queremos é que os nossos funcionários saibam aconselhar um cliente de forma correta e transparente, para que seja sempre bem atendido e tecnicamente esclarecido. Este trabalho é essencial para fidelizarmos os clientes e, para tal, contamos com uma equipa de 47 funcionários, incluindo o pessoal de escritório.

A Autopeças Cab também é reconhecida pela sua consistência comercial. Raramente realizamos promoções ao longo do ano, o nosso foco está na consistência dos preços. Procuramos manter o preço das peças sem alterações, do início ao fim do ano. Isso permite ao nosso cliente fazer um planeamento mais exato dos seus custos.

Transparência

Quem tiver uma boa organização e planeamento, consegue garantir as suas margens sem ter surpresas desagradáveis e vai repassar essa confiança para o seu cliente final. Trabalhar com promoções faz oscilar muito os preços. Isso gera uma desconfiança no cliente, que hoje compra a um preço, amanhã a outro – seja mais caro ou mais barato – tornando a relação instável para os dois lados.

Desde o arranque das nossas atividades, procuramos investir em instalações amplas, para que os clientes tenham as melhores condições de acesso. Dispomos de vagas de estacionamento reservados para os nossos clientes na loja em Almada, o mesmo ocorrendo na loja em Alverca. Já no Seixal, como o edifício é nosso, o estacionamento à porta é ainda mais amplo. Por sua vez, na loja de Faro, a sua boa localização permite o cliente estacionar mesmo à porta.

Frota própria

Contamos com uma frota própria de 21 carrinhas. Desde 2013 que optámos por viaturas da marca Dacia, que foram compradas a pronto, com o objetivo de serem utilizadas por 10 anos. As carrinhas utilizam as nossas peças e são mantidas e reparadas por oficinas, que são nossos clientes. Cada carrinha está adjudicada a um funcionário, para que ele se responsabilize e estime a sua viatura de trabalho.

Nas operações de carga e descarga, procuramos manter fluxos bem planeados para não obstruir os acessos às nossas lojas. Aqui na sede e armazém central, por exemplo, para além dos cais específicos para os camiões, também contamos com um espaço para acolher, condignamente, os motoristas destes veículos pesados que transportam as nossas encomendas que, muitas vezes, chegam diretamente da Alemanha.

Em termos logísticos, realizamos no máximo duas entregas diárias. Procuramos otimizar ao máximo as rotas e a capacidade de carga das nossas carrinhas, evitando que transportarem apenas uma peça por cliente. O negócio das peças tem de ser sustentável, e a rapidez na entrega nem sempre é sinónimo de eficiência. Primamos pela segurança dos nossos vendedores e pela qualidade na entrega das peças aos nossos clientes.

O nosso negócio só continuará a prosperar se os nossos clientes oficinas, com os quais trabalhamos, também prosperem. Quanto melhor estiveram, melhor será o negócio para todos. Queremos ganhar um valor justo pelo nosso negócio. Nem mais, nem menos.

Como resultado, estamos sempre a investir nos nossos funcionários e nas nossas lojas, visando a excelência dos nossos serviços. E é com este pensamento e determinação que estamos a completar os primeiros 10 anos de existência da Autopeças Cab”, salientou André Cruz.

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com