Bact3ria.com – a maestria na decoração de viaturas

by on 25 Agosto, 2016 in Frotas

Bact3ria.com – a maestria na decoração de viaturas

A Bact3ria.com é uma das referências nacionais em termos de decoração de viaturas.

A Automotive foi conhecer as instalações da Bact3eria. com, onde a energia e dinâmica da equipa destacam-se, bem como a rapidez e precisão na execução dos trabalhos. Vera Vidigal, diretora comercial, explica-nos desde a origem até ao momento presente, as atividades desta empresa.

“A Bact3eria.com começou com o meu irmão, Bruno Vidigal, que se mantém como único sócio. Há 13 anos começou a fazer autocolantes para os amigos com uma máquina plotter e depois como as solicitações cresceram foi comprando máquinas e alargando as áreas de negócio ao longo do tempo.

O nome Bact3ria vem da ideia de contaminação, de algo que se espalha de forma positiva. O número “3” a substituir a letra “E” tinha a ver com as três áreas de negócio que na altura tínhamos: vinil, design e web. Hoje temos 10 áreas de negócio: impressão digital, impressão direta, fresa (cnc), vinil de recorte, oficina (serralharia e carpintaria), design, corte e gravação a laser, papel de parede, departamento 3D,e estampagem de vestuário.

Juntei-me à equipa em 2007 e como as máquinas foram crescendo e a equipe também, tivemos que mudar para instalações maiores e desde Janeiro de 2015 que estamos com um bom espaço em Alcabideche, próximo do Cascaishopping.

A nossa participação no “Querido Mudei a Casa” deu-nos uma abrangência no mercado de particulares no que diz respeito a artigos de decoração interior, onde produzimos e comercializamos através da nossa loja online a Hom3. com. Hoje temos 6 áreas de negócio: impressão digital, fresa, vinil de recorte, oficina (serralharia e carpintaria), design, laser e papel de parede.

Decoração de viaturas

A decoração de viaturas é uma das áreas que trabalhamos, com um leque muito variado de clientes desde multinacionais até microempresas, de Norte a Sul de Portugal. Trabalhamos todo o projeto de decoração, desde a criação do logotipo até à aplicação na viatura. Temos duas formas de decorar viaturas: vinil de recorte e impressão digital. No vinil de recorte como o nome indica temos as letras, logotipos ou formas recortadas com cores diretas. Ou seja, temos uma palete de cores de vinil, que depois são recortados à medida do que se pretende e depois são colados à viatura.

No caso da impressão digital a imagem é impressa diretamente no vinil. É possível também utilizar as duas técnicas numa viatura, por exemplo no caso da Coca-Cola onde o logotipo é em vinil de recorte e a imagem da garrafa com gelo é em impressão digital.

Realizamos decorações desde viaturas ligeiras até pesados, à exceção dos veículos equipados com lonas. Só vendemos aquilo que produzimos e com isso temos um controlo de qualidade que nos permite trabalhar com empresas que são referência nacional e internacionalmente. Um exemplo de pesados que realizamos foi a frota de camiões e cisternas da Transportes Paulo Duarte.

(…)

Conhecer as viaturas

As maquetes que fazemos são feitas em planos, mas os carros não são planos e é fundamental conhecer as viaturas para que o logotipo ou a imagem não saiam distorcidas, porque foram colocadas sobre uma curvatura do carro.

Para que tudo decorra corretamente, conjugamos três fontes: a primeira é a nossa base de dados de medidas das viaturas; a segunda são as medições que fazemos in loco às viaturas do cliente e a terceira são as fotos que fazemos das viaturas. Conjugamos essa informação numa maquete, depois fazemos uma fotomontagem das artes finais na viatura e enviamos ao cliente para aprovação.

Fazemos deslocações para todo o país e vamos ao cliente também para decorar. Em todo o caso preferimos decorar nas nossas instalações, porque temos um ambiente mais controlado, ou seja, livre de poeiras, abrigado da luz solar, climatizado e com espaço para manobrar, o que facilita o cumprimento dos standards de qualidade que temos.

Temos acordos com gestoras de frota que nos recomendam como é o caso da Arval, Leaseplan, entre outros. A decoração da viatura fica incluída na renda mensal da viatura, ao invés do cliente ter que pagar a decoração da frota toda, no início.

Rapidez e qualidade

Somos extremamente rápidos quando temos que ser e quando o material assim o permite. Por exemplo, no caso da impressão digital o vinil impresso deverá secar no mínimo entre 24 a 48h antes de ser laminado e aplicado na viatura.

O processo de laminação consiste na colocação de uma camada de proteção à tinta impressa para que sofra o menos possível com a exposição solar e a agressão mecânica (riscos, etc.)

A confiança das forças policiais diz muito da qualidade das nossas decorações. São viaturas que precisam de ter uma grande visibilidade e utilizamos vinil retrorrefletores topo de gama, que não perdem cor ao longo do tempo e não precisam de uma luz forte para refletirem, os carros ficam naturalmente “luminosos”.

Trabalhamos com vinil específico para decoração de viaturas de várias marcas: 3M, Mactac, Hexis e Oracal. A 3M que é um produto caro, mas temos resultados muito bons. Somos certificados pela 3M para decoração de viaturas e temos certificação ISO 9001 desde 2015. Também fomos PME líder desde 2012.

Cuidados a ter na decoração

A comunicação em todas as suas vertentes é essencial para o crescimento das empresas e a frota é também um ótimo meio de comunicação. Recomendamos sempre que a decoração tem de conseguir transmitir rapidamente a mensagem que o cliente quer, com a viatura em andamento.

Com muita informação numa viatura ficará complicado para se conseguir perceber a mensagem, porque as viaturas circulam, estão em movimento. Dentro deste racional, temos decorações que funcionam plenamente desde as mais simples como foi o caso da Johnsons Controls onde figura apenas o logotipo da empresa até às mais complexas como é da ShotZone onde fizemos impressão de pes soas no interior do furgão à escala real. Ambas funcionam muito bem naquilo que pretendem comunicar.

Proposta global

Como referi inicialmente, temos 10 áreas de negócio e por isso conseguimos fazer uma proposta global a uma empresa onde decoramos desde os escritórios ou lojas, elaboramos a sinalética, decoramos viaturas, estampamos vestuário, criamos troféus, numa infinidade de produtos e serviços que temos à disposição.

Temos equipas dedicadas para cada área de negócio com 15 funcionários fixos e naturalmente dependendo do trabalho recorremos à contratação temporária. Continuaremos o investimento em novos equipamentos, como é o caso da recente aquisição de uma máquina de impressão direta nova, que faz a impressão em suportes rígidos incluindo o branco e verniz localizado.

A título de curiosidade, desde 2011 que comecei a contar as viaturas que decoramos e a 28 de Junho deste ano contabilizávamos mais de 12.225 viaturas decoradas. Queremos continuar a ser a referência em Portugal na decoração de viaturas, bem como nas outras áreas onde trabalhamos”.

Leia o artigo completo na edição impressa da Revista Automotive

Print article