Bact3ria – mais de 15 mil viaturas decoradas para empresas

by on 7 Novembro, 2018 in Frotas

Bact3ria – mais de 15 mil viaturas decoradas para empresas

Localizada em Alcabideche, a Bact3ria é uma empresa 100% portuguesa que se dedica de forma profissional à decoração de viaturas, contando com uma larga experiência no setor.

Ao longo dos últimos 15 anos de muito trabalho, a Bact3ria orgulha-se de ter alcançado um marco importante na sua história: o facto de ter decorado mais de 15.750 viaturas de frotas, de todas as marcas, modelos e tipologias de utilização. De empresas nacionais, multinacionais, grandes frotas, empresas públicas, forças de segurança e viaturas de empresários em nome individual, quase todas as atividades já recorreram dos serviços de decoração de viaturas da Bact3ria.

Vera Vidigal, diretora comercial da empresa, juntamente com o seu irmão Bruno Vidigal com quem divide as tarefas de gestão, receberam a Revista Automotive para falarem sobre o atual momento da Bact3ria e apresentarem aquilo que tanta diferença faz na decoração das viaturas: a sua dinâmica e dedicada equipa de profissionais.

“A contagem das viaturas decoradas começou a ser feita de forma estruturada a partir de 2011, ou seja, foram muitas as viaturas que decorámos desde o arranque da nossa empresa em 2003, mas que não entram nesta conta. Mesmo assim, alcançar mais de 15 mil viaturas decoradas em apenas 7 anos, é um feito pouco usual no mercado português.

Tarefa diária

O que é facto é que todos os dias úteis temos muitas viaturas para decorar. Naturalmente que executámos outros tipos de decoração em vinil, sobretudo para espaços interiores de lojas, consultórios, hotéis, escritórios e empresas de restauração, mas o nosso grande volume de negócios e aquilo que mais caracteriza as atividades da Bact3ria em Portugal, é a decoração de viaturas em vinil.

As principais gestoras de frotas são clientes importantes da nossa empresa e que demandam uma grande quantidade de serviços. Felizmente, pela qualidade e pela nossa forma de estar, este expressivo número de mais de 15 mil viaturas decoradas é o resultado da qualidade do nosso trabalho, mas também da confiança e fidelização de muitos clientes empresariais à Bact3ria.

Também trabalhamos diretamente com algumas marcas automóveis, no âmbito da decoração de veículos comerciais ligeiros, por exemplo, que tem tido um grande incremento neste ano de 2018. Para executar com rigor, agilidade e qualidade desejada esta tarefa diária, dispomos de novas máquinas de impressão em vinil, aumentando a nossa capacidade produtiva e, simultaneamente, a nossa equipa que passou de 15 para 19 profissionais, em apenas ano e meio.

Crescimento sustentado

Somos uma empresa tipicamente portuguesa, com gestão familiar, mas com a felicidade de estarmos a evoluir juntamente com a expansão do mercado frotista. No ano passado registamos, com muita satisfação, um crescimento de 18% e a expectativa é que este ano também possamos subir novamente para o patamar dos 2 dígitos. É claro que este crescimento se faz à custa de investimento em equipamentos, muito trabalho interno na conceção de projetos, preparação dos materiais e de muitas horas de em cima das viaturas.

Saber atuar no momento certo

Nem tudo na nossa atividade é um mar de rosas. Por vezes, também temos alguns espinhos na execução do nosso trabalho. Há pouco tempo, detetámos um problema com o vinil que aplicámos na frota das viaturas da Câmara de Oeiras, entidade da qual somos fornecedores de longa data, desde as viaturas novas, como também as sinistradas.

O problema em questão foi detetado num carro sinistrado da frota da Câmara de Oeiras, quando este veio até as nossas instalações para efetuarmos a decoração. Notámos que o vinil não estava nas devidas condições de qualidade com que realizámos os nossos serviços e assim, sem custos para aquela entidade, realizámos um recall de cerca de 60 viaturas daquela frota, para repararmos a decoração, substituindo o vinil aplicado.

O nosso fornecedor de vinil, com quem trabalhamos há alguns anos, também acompanhou de perto esta intervenção, e prontamente assumiu parte dos custos desta nossa intervenção. Não somos perfeitos, mas reagimos rapidamente quando detetamos uma falha de qualidade do material aplicado. A Câmara de Oeiras, que à partida não tinha identificado o problema, naturalmente ficou satisfeita com esta nossa atitude.

É claro que uma falha de um vinil em 60 viaturas, face a um universo de mais de 15 mil viaturas decoradas pode parecer um número insignificante, mas a verdade é que não os escondemos. A história demonstra que somente é possível construímos um bom nome e conquistarmos a confiança dos nossos clientes, quando somos verdadeiros e quando aprendemos com os nossos acertos, e não o contrário.

Qualidade tem preço

Somos muito transparentes nas relações e nas negociações com os nossos clientes. Por vezes perdemos algumas frotas, quando a questão do preço é o único fator de escolha do fornecedor. Procuramos, naturalmente, explicar que a qualidade do vinil e a capacidade técnica da Bact3ria, e a especialização da nossa equipa, tem um preço subjacente. Nesses casos é frequente que o cliente, que à partida optou por um outro fornecedor pelo fator preço, depois opte pela Bact3ria para redecorar a sua frota.

Equipa forte

Para além da decoração em vinil ou com autocolante, a Bact3ria também dispõe de uma equipa de design, para execução de determinados projetos, o que facilita em muito o trabalho final. É normal recebermos imagens em artes finais, cuja aplicação foi pensada apenas para aplicação num único lado do carro, e que não leva em conta os novos desenhos e os subtis contornos das modernas carroçarias dos carros.

Embora o desenvolvimento de imagem e a produção dos materiais sejam realizadas nas nossas instalações em Alcabideche, também dispomos de uma equipa de profissionais no Porto, que efetuam a decoração das viaturas dos nossos clientes localizados na região norte do país, agilizando o processo e poupando tempo e custos de deslocação das viaturas para às nossas instalações. Isto porque também decorámos viaturas pesadas de mercadorias e autocarros, cujos custos de imobilização também procuramos evitar.

Gostaria de ressaltar a dedicação e o profissionalismo da nossa equipa de funcionários, pois sem ela, nada disso seria possível de realizar. A Bact3ria conta com uma equipa multidisciplinar e diversificada. Veja-se, por exemplo, o caso do nosso funcionário Pedro Torres (na imagem acima), que tem uma incapacidade auditiva. Entrou na nossa empresa há 10 anos como estagiário, e ao longo da sua formação, alcançou a posição topo de responsável pela decoração de viaturas. Um caso de sucesso. Na Bact3ria todos contam para o resultado final”, enalteceram Bruno e Vera Vidigal.

Print article