BusUp Portugal – partilhar autocarros entre empresas

by on 23 Novembro, 2020 in Pesados

BusUp Portugal – partilhar autocarros entre empresas

A Revista Automotive entrevistou Vivian Toller, country manager na BusUp Portugal, que falou sobre as atividades desta empresa, bem como da novidade no campo da mobilidade: o Corporate Bus Sharing, um inovador sistema de partilha de autocarros empresariais no nosso país.

“A BusUp nasceu para resolver o problema dos custos da mobilidade diária ao trabalho a todos os níveis, em especial para as empresas localizadas fora das cidades. O desgaste do transporte diário ao trabalho tem um grande impacto, não só os colaboradores sentem o peso financeiro, tempo e falta de qualidade de vida, mas também as empresas sofrem de grandes dificuldades para atrair e reter talentos, e reconhecem o impacto negativo na qualidade de vida e consequente reflexo na produtividade dos seus colaboradores.

Graças à inovadora solução da BusUp, empresas que antes não tinham capacidade para um transporte dedicado, por terem custos altos, pouca flexibilidade e dificuldade na gestão, agora conseguem aceder a uma solução de mobilidade que se adapta às suas necessidades, em termos de eficiência de gestão, flexibilidade e economia. Por outro lado, os colaboradores beneficiam de uma solução mais cómoda e económica do que o uso do carro, com um total acompanhamento nosso tanto nas reservas como no dia-a-dia.

A eficiência é possível devido à nossa plataforma tecnológica que permite uma gestão integral do transporte empresarial, em autocarro. Com esta solução, conseguimos ligar todos os intervenientes através da nossa plataforma: empresas, passageiros (colaboradores), operadores e, logicamente, os motoristas. Não possuímos autocarros, mas fazemos com que todo este circuito entre os intervenientes se torne mais eficiente, flexível, transparente e, também, possa ser utilizado por outras empresas, se assim for o caso.

Esse binómio entre tecnologia e autocarros está na nossa origem. A BusUp surge em Barcelona, pelas mãos de Alex Canals, Rui Stoffel e Eva Romagosa, entre os quais encontra-se um empresário do sector dos autocarros, Alex Canals, que é quem identifica a necessidade de modernização do sector.

 Inovação

A empresa foi constituída em 2016, tendo sido financiada pelos próprios fundadores, e ainda um apoio de 1 milhão de euros do Programa Europeu Horizonte H2020 – o que possibilitou o início do desenvolvimento da plataforma e a sua internacionalização. Portugal e Brasil foram os países escolhidos para início da expansão e há 3 anos, surgiu a BusUp Portugal, altura em que fui convidada para liderar este grande desafio que tanto prazer me tem dado. Nestes 4 anos, a plataforma da BusUp possibilitou uma redução estimada em cerca de 486 toneladas de emissões de CO2 a nível mundial.

Atualmente, a BusUp já está presente em 9 cidades (Barcelona, Madrid, Bilbao, Lisboa, São Paulo, Belo Horizonte, São Francisco, Puebla e Lima), pelo que continuamos em grande crescimento. Temos mais de 50 clientes corporativos a nível mundial e mais de 257 mil passageiros transportados, até à data. Apesar do Covid-19 e das regras sanitárias, estamos a registar um crescimento em cerca 50% na faturação, nestes 9 meses de 2020.

Desenvolvimento nacional

Em Portugal, o nosso primeiro ano de atividades foi consagrado para a realização de uma prospeção de mercado, tanto na área dos eventos como no corporate (empresas). Conseguimos ser parceiros de mobilidade e disponibilizar aos festivaleiros um transporte seguro, prático e eficiente em eventos de monta.

No entanto, atualmente o nosso negócio está praticamente todo centrado no transporte empresarial, ou seja, empresas como a Nestlé, a Siemens, Auchan, Cognizant, são alguns dos nossos clientes em Portugal que confiam na plataforma da BusUp para alcançar um transporte mais flexível, económico e sustentável, e que garante a segurança dos seus colaboradores.

Empresas são o foco

O fato da nossa plataforma permitir uma gestão eficiente das rotas partilhadas, é o principal motivo do crescimento da BusUp em Portugal. Os nossos clientes estão localizados em centros empresariais ou zonas onde existe uma grande concentração de atividades empresariais.

Os polos empresariais foram a nossa primeira grande aposta e a recetividade foi excelente. O que as empresas mais valorizam é a capacidade da nossa tecnologia em gerir uma rede de rotas partilhadas entre as diferentes empresas de um determinado polo.

O centro empresarial pioneiro na utilização dos serviços da BusUp foi o Lagoas Park as empresas aderiram e criou-se uma grande rede de transportes. Também a Quinta da Fonte nos recebeu muitíssimo bem, onde hoje temos rotas que possibilitam as empresas que queiram beneficiar os seus colaboradores com a compra de lugares, sem terem de criar rotas novas.

Foi no Taguspark que a assinatura do contrato aconteceu quase na primeira reunião, tal foi o entusiamo com o nosso modelo de negócio. No meio da pandemia iniciamos nossas funções em operações já existentes e é neste contexto de Covid, em que a segurança dos colaboradores, os cuidados de higiene e as novas regras nos possibilitam colocar toda a tecnologia em prática, complementando o trabalho do operador.

Rotas dedicadas e partilhadas

Para cada novo cliente empresarial, iniciamos o nosso processo com um estudo de mobilidade gratuito para melhor compreendermos as necessidades de mobilidade dos seus colaboradores. Graças aos nossos algoritmos de criação e otimização de rotas, podemos dinamizar rotas mais eficientes, criadas à medida das necessidades dos colaboradores de cada empresa.

Os nossos modelos de contratação são flexíveis e ajustam-se conforme as necessidades e capacidades das empresas. Por exemplo, caso uma empresa decida partilhar as suas rotas, procuramos empresas vizinhas que possam ocupar lugares vazios das rotas, e assim tornar as mesmas mais eficientes. Desta forma, “a contratante” da rota tem uma diminuição de custos no final do mês. Graças à BusUp, empresas que tenham poucos colaboradores podem usufruir de uma diversidade de rotas, apenas com o custo do lugar ocupado nos autocarros.

Pelo nosso cariz tecnológico, conseguimos personalizar uma plataforma de reserva de lugares para os utilizadores da empresa e o acesso à plataforma web de gestão para empresa. Temos, portanto, um serviço “chave na mão”, em que as empresas não precisam preocupar-se com a contratação do operador, nem a gestão do mesmo, além da gestão de todas as incidências seja com motoristas ou passageiros. Providenciamos todos os relatórios de produtividade e outros registos para que a empresa esteja sempre a par do que é a sua operação.

Relações com operadores de transportes

Não somos concorrentes dos operadores de transportes de passageiros (vulgo empresas de autocarros), pelo contrário, eles são os nossos maiores parceiros! O que a tecnologia da BusUp faz é complementar os seus serviços. Como referi no início, a BusUp não possuí autocarros e nesse sentido temos dois modos de operar. O primeiro é trabalhar com uma empresa que já tem um operador de transporte a seu serviço e, o segundo, é procurar um operador de transporte para as empresas que não têm.

Para o primeiro caso, a BusUp dota a empresa e o próprio operador existente, de uma maior eficiência, visibilidade e transparência de toda a operação. O acesso à plataforma BusUp por parte dos operadores é de grande mais-valia, pois possibilita verificar o nível de serviço por rota, o seguimento do percurso em tempo real, todo o histórico e informação para gestão do seu serviço.

No caso das empresas que não tenham um operador, é a BusUp que procura no mercado o melhor parceiro, tendo em conta a localização da operação e os melhores preços, sendo fundamental a qualidade, ponto fulcral na nossa organização. A BusUp trabalha com todos os operadores do mercado, desde que estes tenham todos os requisitos exigidos por lei, privilegiando aqueles que oferecem melhor qualidade de serviço.

Com os operadores, temos estabelecido verdadeiras parcerias, porque eles têm na BusUp um parceiro tecnológico que lhes possibilita fidelizar os seus atuais clientes, ou conquistar novos clientes que só conseguiriam reduzindo os preços, por vezes até abaixo dos seus custos.

Em conjunto, somos capazes de entregar ao cliente um serviço de qualidade superior e com melhor eficiência de custos para todos. Nosso contacto com os operadores e seus motoristas é diário, pois são estes últimos que dotados da nossa tecnologia e formação, possibilitam que seja feito o controlo de entradas dos passageiros.

Solução também em tempos de pandemia

No contexto em que vivemos, onde as novas regras limitam a 2/3 a capacidade da ocupação dos autocarros, limitamos as reservas à quantidade permitida através da plataforma online, assegurando que o operador e a empresa cumpram com as normas, e o passageiro viaje em segurança no autocarro.

A experiência para o passageiro tem sido muito positiva. Estes têm toda a informação online e em tempo real das rotas, localização GPS dos autocarros, informação dos motoristas, controlo de embarque com QRCode, WIFI a bordo do autocarro e apoio ao cliente por e-mail ou telefone.

Temos testemunhos de passageiros que nos disseram o quanto o nosso serviço mudou o dia-a-dia deles e trouxe maior qualidade de vida. Não ter de enfrentar o trânsito a conduzir; chegar ao trabalho com tranquilidade; poder ler um livro, ouvir música ou até começar a ver os e-mails no autocarro, são alguns dos benefícios apontados. Sabemos que o colaborador, ao chegar ao trabalho com maior tranquilidade, irá traduzir-se numa maior produtividade.

Um dos nossos mais recentes desenvolvimentos é o sistema de leitura de bilhete por ultrassom, o que possibilita o passageiro fazer a sua entrada no transporte sem qualquer contato com o motorista. Muito mais poderia falar da BusUp, mas teremos ao longo de 2021 mais desenvolvimentos e espero que a Revista Automotive nos acompanhe neste nosso crescimento, que pretendemos ser sustentado” conclui Vivian Toller, com entusiasmo.

 

Print article

WP to LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com